Em dez de novembro de 2023, o Diário Oficial da União publicou o Edital do Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande no Norte – IFRN para o provimento de cargos técnico-administrativos do quadro permanente de pessoal do Instituto.
O concurso já foi realizado e a próxima fase do processo é a homologação do resultado final, que já foi divulgado.
Segundo informações obtidas pela redação do Portal O Potengi, a homologação ainda não foi realizada por um entrave junto ao Governo Federal.
O IFRN teria entrado com um pedido junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI, solicitando autorização para a homologação dos candidatos em lista de espera.
No entanto, há um decreto que limita a quantidade de vagas a serem homologadas, para cada vaga ofertada.
Ainda de acordo com as informações recebidas pela nossa redação, a solicitação de homologar todas as inscrições é baseada nos custos elevados da realização de concursos públicos, na previsão de novas aposentadorias e vacâncias, no anúncio sobre a construção de três novos campi do IFRN.
A resposta do MGI deve ser divulgada até o final deste mês. Nossa redação segue acompanhando.
Para ler mais notícias do RN, clique aqui.
Bom dia!
Parabenizo o IFRN pela iniciativa!
Gostaria de saber se o MGI já deu o retorno ou se definiu um prazo para isso. Grato.
Boa, IFRN!
A restrição de homologados, prevista no Decreto 9739/2019, é um problema para concurseiros e para o serviço público — o que esperar de um decreto do governo Bolsonaro? —, uma vez que implica a necessidade de realização de concursos públicos para uma mesma instituição num intervalo curto, o que nem sempre é possível devido aos custos elevados, conforme o argumento do IFRN nessa matéria; cada cargo tem a necessidade de uma quantidade específica de servidores e, por isso, enquanto para alguns cargos são nomeados apenas os(as) candidatos(as) que estão classificados nas vagas imediatas, para outros o esgotamento da lista de homologados ocorre rapidamente e a necessidade muitas vezes extrapola a quantidade de homologados antes do fim do prazo de validade do certame.
Espero que o MGI considere o argumento do IFRN e autorize a homologação de todos os aprovados.
Se não conseguir a homologação de todos os aprovados, espero que o IFRN consiga fazer como o IFAL, que, apesar de haver apenas 1 vaga para técnico(a) em assuntos educacionais, homologou 15 pessoas, sendo 5 com as maiores notas da ampla concorrência, 5 com as maiores notas entre concorrentes à cota racial e 5 com as maiores notas entre concorrentes à cota de pessoas com deficiência. Acredito que também tenha sido assim para os demais cargos.
Olá, alguma novidade quanto a homologação do concurso ? o MGI já respondeu algo ?
Olá, foi postado matéria hoje falando sobre o assunto. https://opotengi.com.br/noticias-gerais/pedido-do-ifrn-para-homologar-todos-os-aprovados-em-concurso-foi-encaminhado-ao-mec/