O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de São Paulo do Potengi deverá promover amanhã (7) uma ação junto à comunidade como parte da programação de seu aniversário de dez anos na região. Inaugurado em 2 de outubro de 2013, o IFRN-SPP fez parte do processo de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, e consolidou sua posição como centro de referência não somente pela qualidade do ensino, mas também na formação de profissionais.
Thiago Araújo, diretor de administração, diz que “o IFRN tem desempenhado um papel vital no desenvolvimento da região, capacitando estudantes e preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”. Ele complementa afirmando que “por meio de uma educação de qualidade, integrada à pesquisa e à extensão, o campus tem contribuído para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o progresso da sociedade”.
Um fator de muito orgulho para a instituição foi a conquista do 1º lugar no concurso Solve for Tomorrow, da Samsung, que reuniu mais de três mil projetos em todo o país, explorando técnicas de reaproveitamento de resíduos. O Instituto também tem comemorando a expansão de seus cursos. Ofertando, hoje, cursos técnicos nas áreas de meio ambiente, edificações e informática para internet, além de curso superior de licenciatura em matemática (que obteve, inclusive, nota 4 em avaliação do MEC) e um curso de pós-graduação em linguagem. Com parcerias que adicionam inclusive conhecimento internacional no currículo dos estudantes, o IF tem avançado naquilo que foi a expectativa quando a instituição chegou à cidade: educação de qualidade, cidadania crítica e profissionais de alto nível.
A programação de aniversário abrangeu várias cidades
As programações de aniversário têm se estendido no correr desses últimos meses. Em 27 de outubro, foi realizada uma cerimônia na própria unidade, que compôs o encerramento da Semana de Arte, Desporto e Cultura (Semadec), além de audiências públicas realizadas em Bom Jesus e São Tomé no dia 29 de novembro, aproximando a instituição não somente das comunidades, mas também dos poderes executivos municipais.
Fica, então, nossos parabéns ao IFRN-SPP, instituição que já está bem adaptada às peculiaridades da região do Potengi, como tem sido a regra nas demais regiões onde se instalou. É como diz o diretor-geral, Renato Dantas: “O Instituto como um todo está muito adaptado à região, o IFRN é uma instituição que trabalha em rede e tem uma identidade muito particular em cada região. “Cada campus acaba absorvendo um pouco o DNA da região, e, hoje, o DNA do Potengi faz parte da nossa rotina. Hoje a instituição oferece à comunidade um espaço estruturado e que tem um diálogo muito aberto com a sociedade. Isso nos deixa muito felizes”.