Em uma iniciativa para promover a saúde masculina e reduzir as filas de espera do SUS, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) irá realizar um mutirão de cirurgias de próstata no próximo dia 20 de novembro. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que visa a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. Serão oferecidas 20 vagas para pacientes que necessitam do procedimento, especificamente aqueles diagnosticados com hipertrofia da próstata.
De acordo com José Hipólito Dantas Junior, chefe da Unidade de Transplantes e Urologia do Huol, a equipe do hospital está preparando uma mobilização multidisciplinar para atender os pacientes em um único dia. “Nós pretendemos realizar, em apenas um dia, 20 cirurgias. Iremos operar 20 pacientes e, para isso, vamos mobilizar uma quantidade significativa de médicos, profissionais de enfermagem e áreas correlatas da saúde”, explicou o médico, destacando a importância da equipe para o sucesso da ação.
A hipertrofia da próstata, que causa aumento no tamanho da glândula e pode afetar a qualidade de vida dos pacientes, é a condição alvo do mutirão. A iniciativa visa diminuir a fila de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando atendimento para pacientes que aguardam há meses pelo procedimento. “São pacientes que estão aguardando pelo procedimento já há um certo tempo e, com isso, vamos ajudar com esse esforço para o SUS na redução de filas de cirurgias eletivas”, destacou Dantas Junior.
A campanha Novembro Azul já faz parte do calendário de ações anuais do Huol, com atividades dedicadas à saúde do homem ao longo do mês de novembro. Além do mutirão, o hospital oferece uma linha completa de cuidados, que abrange desde as fases iniciais de diagnóstico até cirurgias avançadas e tratamentos de câncer de próstata em estágios mais avançados.