O Estado, através da Sead, em parceria com a Fapern, está inaugurando uma nova era de pesquisa e inovação com o lançamento do edital para o Projeto Institucional “Participação Cidadã, Cultura de Inovação e Transformação Digital na Gestão Pública”. Este projeto, delineado para revolucionar o cenário administrativo, oferece 40 oportunidades: 39 para pesquisadores bolsistas e uma para um coordenador com doutorado.
As inscrições, exclusivamente online, estão abertas de 17 de abril a 01 de maio de 2024. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e enviar os documentos exigidos em formato PDF para selecaoseadfapern@gmail.com.
Profissionais de diversas áreas são elegíveis. As vagas para pesquisadores bolsistas incluem Administração (03), Arquitetura (01), Ciências Atuariais (02), Ciências Contábeis (03), Comunicação (02), Direito (13), Engenharia Civil (01), Gestão de Políticas Públicas (05), Pedagogia (03), Psicologia (02) e Tecnologia da Informação (05). Para a vaga de coordenador bolsista, doutorado em qualquer área de conhecimento é necessário, juntamente com experiência em gestão de projetos de pesquisa e/ou inovação e/ou extensão.
O valor mensal das bolsas será de R$ 2.500,00 para os pesquisadores, que terão carga horária de 30h semanais, e R$ 7.300,00 para quem ocupar a bolsa de coordenação, com jornada de 40h por semana.
O Projeto visa aprimorar os serviços públicos do RN através de pesquisas em cinco áreas: Inovação Tecnológica e Cibersegurança, Cultura de Inovação na Gestão Pública, Capacitação e Formação Continuada, Articulação de Redes Governamentais e Participação Cidadã.
O processo seletivo acontecerá em quatro etapas e estará submetido à Comissão e Subcomissões de Seleção compostas por agentes públicos da Sead e da Fapern. A primeira é a análise dos documentos submetidos no ato da inscrição; a segunda é eliminatória e refere-se à análise do projeto individual de pesquisa e inovação elaborado pelo candidato. A terceira etapa é classificatória e trata da análise dos currículos, somando pontuações por titulações, produções acadêmicas e experiências profissionais apresentadas. A quarta e última etapa é relativa à entrevista, que acontecerá por videoconferência. O cronograma e informações complementares estão disponíveis no edital.