A DTA Engenharia, responsável pelo projeto de engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, anunciou que a montagem da tubulação necessária para a obra está em andamento e deve ser concluída ainda esta semana. A instalação dos tubos, que começou nesta terça-feira (20), está prevista para levar de quatro a cinco dias. A partir da conclusão dessa etapa, o início do aterro dependerá do retorno da draga ao estado. A previsão é que a máquina chegue novamente a Natal na próxima quarta-feira (28), embora ainda não haja uma data exata para o início do aterro.
Na terça-feira, a DTA iniciou a montagem dos tubos após realizar o aterro em parte das áreas destinadas a recebê-los, especificamente na altura do hotel Sehrs, na Via Costeira. O secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, explicou que a tubulação é essencial para que a draga possa alcançar a areia da praia e executar o aterro. “Os tubos serão colocados tanto na água quanto na areia. Sem eles, a draga não conseguiria dragar e depositar os sedimentos para a obra. Esperamos ter entre três e quatro canais desse tipo”, detalhou Gomes.
Além da montagem dos tubos, serão instaladas sinalizações na área onde os trabalhos ocorrerão. A DTA já havia informado que a obra, que visa alargar a faixa de areia da Praia de Ponta Negra para até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca, poderia começar até o dia 7 de setembro, com a possibilidade de iniciar já no final de agosto, dependendo da chegada da draga.
A draga, que está atualmente no Porto de Luís Correia, no Piauí, para manutenção preventiva, deve retornar a Natal em 28 de agosto. A DTA confirmou essa previsão, mas ainda não divulgou uma data específica para o início do aterro. A draga havia estado em Natal entre 26 de junho e 7 de julho, mas precisou deixar o estado devido a atrasos na liberação da Licença de Instalação e Operação (LIO), concedida apenas no último dia 13 pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN).
A obra de engorda será conduzida pelo consórcio DTA/AJM, vencedor de uma licitação no final de abril com uma proposta de R$ 73,7 milhões. O projeto prevê a ampliação da praia ao longo de 4 quilômetros e o uso de aproximadamente 1,1 milhão de metros cúbicos de areia, que será depositada em trechos de 200 metros da praia. A DTA, com sede em Santa Catarina, tem experiência em obras similares, tendo realizado engordas em Balneário Camboriú (SC) e Matinhos (PR), além de dragagens nos portos de Paranaguá e Antonina e no canal do Porto de Santos.