Dnit planeja iniciar duplicação da BR-304 no RN em dois trechos prioritários



Dnit planeja iniciar duplicação da BR-304 no RN em dois trechos prioritários
Imagem Foto: Magnus Nascimento. BR 304 – Reta Tabajara
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou planos para dar início à tão aguardada duplicação da BR-304.

A previsão é de que a duplicação se inicie por dois trechos prioritários: um segmento de 57,6 km entre Mossoró e Assu e outro de 38,1 km próximo à Reta Tabajara. 

Segundo o órgão, a Lei Orçamentária Anual (LOA 2024) do Governo Federal incluiu recursos de R$ 74 milhões para o início desses dois sub-lotes da duplicação da BR-304.

Ainda estão no orçamento, outros R$ 74 milhões para a conclusão da Reta Tabajara, que permanece inacabada após vários anos. 

Contudo, a inclusão dos recursos na LOA representa apenas o primeiro passo para a realização da obra, sem prazo definido para o início da duplicação.

A duplicação

A duplicação da BR-304 abrangerá um trecho de 280 km e será dividida em quatro lotes, cada um subdividido em sub-lotes, totalizando sete. De acordo com o DNIT, estudos foram realizados para o início da obra.

“Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da BR-304/RN foram concluídos em 2009, com um custo estimado de aproximadamente R$ 652 mil. Esse valor englobava os estudos referentes à BR-304/116/CE e à BR-304/RN. Vale ressaltar que há um contrato em vigor para o trecho entre o km 0 e o km 280,10, cujo objetivo é elaborar estudos e projetos básicos e executivos de engenharia para adequação de capacidade com duplicação, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos da BR-304/RN.”

A BR 304

Construída na década de 1960, a BR-304 tem 391 quilômetros de extensão, ligando Natal/RN a Beberibe/CE. 

Dos 289 km no território potiguar, apenas o trecho entre Parnamirim e Macaíba está duplicado. Outro trecho, de Macaíba ao entroncamento com a BR-226, está em fase final de duplicação, totalizando 37 quilômetros.

A BR-304 desempenha um papel fundamental como principal eixo rodoviário do Estado, conectando as principais rodovias estaduais e federais e permitindo acesso às mesorregiões Agreste, Oeste e Central.

Em novembro do ano passado, o Dnit liberou mais 6,9 quilômetros da BR-304/RN para o tráfego, entre o km 286,2 e o km 292,8, em Macaíba. 

Com essa entrega, o trecho total em operação da Reta Tabajara agora atinge 13,8 quilômetros de novas pistas em concreto. As obras na Reta Tabajara foram iniciadas há quase 10 anos.

Para saber mais notícias do RN, clique aqui.




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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou planos para dar início à tão aguardada duplicação da BR-304.

A previsão é de que a duplicação se inicie por dois trechos prioritários: um segmento de 57,6 km entre Mossoró e Assu e outro de 38,1 km próximo à Reta Tabajara. 

Segundo o órgão, a Lei Orçamentária Anual (LOA 2024) do Governo Federal incluiu recursos de R$ 74 milhões para o início desses dois sub-lotes da duplicação da BR-304.

Ainda estão no orçamento, outros R$ 74 milhões para a conclusão da Reta Tabajara, que permanece inacabada após vários anos. 

Contudo, a inclusão dos recursos na LOA representa apenas o primeiro passo para a realização da obra, sem prazo definido para o início da duplicação.

A duplicação

A duplicação da BR-304 abrangerá um trecho de 280 km e será dividida em quatro lotes, cada um subdividido em sub-lotes, totalizando sete. De acordo com o DNIT, estudos foram realizados para o início da obra.

“Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da BR-304/RN foram concluídos em 2009, com um custo estimado de aproximadamente R$ 652 mil. Esse valor englobava os estudos referentes à BR-304/116/CE e à BR-304/RN. Vale ressaltar que há um contrato em vigor para o trecho entre o km 0 e o km 280,10, cujo objetivo é elaborar estudos e projetos básicos e executivos de engenharia para adequação de capacidade com duplicação, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos da BR-304/RN.”

A BR 304

Construída na década de 1960, a BR-304 tem 391 quilômetros de extensão, ligando Natal/RN a Beberibe/CE. 

Dos 289 km no território potiguar, apenas o trecho entre Parnamirim e Macaíba está duplicado. Outro trecho, de Macaíba ao entroncamento com a BR-226, está em fase final de duplicação, totalizando 37 quilômetros.

A BR-304 desempenha um papel fundamental como principal eixo rodoviário do Estado, conectando as principais rodovias estaduais e federais e permitindo acesso às mesorregiões Agreste, Oeste e Central.

Em novembro do ano passado, o Dnit liberou mais 6,9 quilômetros da BR-304/RN para o tráfego, entre o km 286,2 e o km 292,8, em Macaíba. 

Com essa entrega, o trecho total em operação da Reta Tabajara agora atinge 13,8 quilômetros de novas pistas em concreto. As obras na Reta Tabajara foram iniciadas há quase 10 anos.

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