Criado em 2 de junho de 1945, o curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), celebra em 2025 seus 80 anos de existência. O encerramento da programação será marcado por uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal, na noite desta terça-feira, 3 de junho, proposta pelo vereador Daniel Valença (PT), em homenagem ao curso.
A programação comemorativa inclui também a exposição Serviço Social em Natal: uma história feita por muitas mãos. A mostra está instalada no hall do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA) e permanece aberta à visitação até sexta-feira, 6 de junho.
“Ao homenagearmos os 80 anos do curso de Serviço Social da UFRN, estamos também reconhecendo a importância histórica do Serviço Social na construção e defesa de políticas públicas no Brasil. Os principais avanços na área social foram fruto de governos comprometidos com os interesses da classe trabalhadora. É o Partido dos Trabalhadores que historicamente garante políticas públicas de defesa dos direitos sociais. Basta lembrar o combate à fome e as políticas de equidade em saúde e de população em situação de rua nos governos Lula, além da regulamentação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), feita pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, após quase duas décadas de espera”, afirma Daniel Valença.
A professora Eliana Andrade destaca que a comemoração marca também os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRN. Segundo ela, trata-se de um momento de celebração, memória e projeção de futuro para o curso, que é nota 5 no Enade e se destaca nacionalmente tanto na graduação quanto na pós-graduação, com pesquisas sobre políticas sociais, diversidade, gênero e fundamentos do Serviço Social. A docente ressalta ainda a importância simbólica da Sessão Solene ser realizada na Câmara Municipal, espaço que sediou a primeira Escola de Serviço Social de Natal, em 1945, ano de criação do curso.
Deixe um comentário