O Governo do Rio Grande do Norte deu mais um passo importante para a realização do novo concurso da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP-RN). A formação oficial das comissões organizadoras foi publicada no Diário Oficial do Estado, marcando o início da preparação do certame que ofertará 300 vagas imediatas.
Etapas e previsão do edital
De acordo com o secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes, a contratação da banca organizadora deve ocorrer até fevereiro de 2026, e o edital está previsto para ser publicado entre fevereiro e março do mesmo ano.
As comissões formadas serão responsáveis pela condução dos trâmites iniciais do processo, como elaboração do termo de referência, escolha da banca e acompanhamento das etapas do concurso.
Distribuição das vagas
O novo concurso da SEAP-RN ofertará 300 vagas imediatas, distribuídas da seguinte forma:
- 200 vagas para Policial Penal, cargo essencial para o reforço da segurança nas unidades prisionais;
- 60 vagas para Especialista em Assistência Penitenciária, distribuídas entre:
- 20 para assistentes sociais,
- 20 para psicólogos,
- 14 para terapeutas ocupacionais,
- 6 para médicos psiquiatras;
- 40 vagas para cargos administrativos, conforme a Lei Complementar nº 432/2010, sendo:
- 9 para qualquer área de nível superior,
- 5 para administração,
- 1 para contabilidade,
- 2 para tecnologia da informação,
- 3 para engenharia,
- 14 para nível médio geral,
- 3 para técnico em contabilidade,
- 3 para técnico em TI.
Reestruturação do sistema penitenciário
O novo concurso faz parte de um amplo processo de reestruturação da SEAP-RN, que inclui a criação de 556 cargos efetivos de policial penal e a instituição de 60 cargos de especialista em assistência penitenciária, além de 40 cargos administrativos de nível médio e superior.
Segundo o secretário estadual de Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier, o objetivo é fortalecer o sistema prisional e ampliar o quadro técnico da pasta.
“Com o concurso, vamos reestruturar completamente a secretaria e ampliar o número de cargos. Isso é muito importante para fortalecer o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte”, afirmou o gestor.
Estrutura da SEAP-RN
A SEAP-RN é responsável pela administração das unidades prisionais e centros de detenção provisória em todo o estado. Entre as principais unidades estão as cadeias públicas de Caraúbas, Mossoró, Natal, Nova Cruz e Ceará-Mirim, além dos complexos penais de Pau dos Ferros e João Chaves, e a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do estado.
A secretaria também administra estruturas estratégicas como a Central Integrada de Gerenciamento Operacional (CIGOSPen), a Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) e a Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento (UPCT).






Deixe um comentário