As fortes chuvas que atingiram Natal durante todo o fim de semana causaram uma série de transtornos, incluindo alagamentos, assoreamento e impactos em serviços públicos essenciais. Entre os mais afetados estão o transporte ferroviário e o funcionamento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que todas as viagens das Linhas Norte e Sul da região metropolitana foram suspensas nesta segunda-feira (17). Segundo a companhia, os danos na rede ferroviária impossibilitam a operação e as viagens permanecerão interrompidas até que as condições operacionais sejam restabelecidas.
“Desde o início das chuvas, a equipe técnica da Companhia vem realizando as intervenções necessárias para restabelecer o funcionamento do sistema de trens urbanos”, informou a CBTU em nota.
Outro serviço afetado foi o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que teve seu prédio-sede atingido pelas chuvas. Segundo o TJRN, um sistema essencial ao fornecimento de energia elétrica foi comprometido, o que levou à suspensão do expediente até pelo menos o meio-dia desta segunda-feira.
Desde a sexta-feira (14), equipes técnicas trabalham para restabelecer o fornecimento de energia. No entanto, as chuvas contínuas impedem uma vistoria completa, além da avaliação de danos nos equipamentos de climatização do prédio.
“As chuvas ininterruptas não oferecem condições seguras para diagnóstico e monitoramento dos equipamentos atingidos”, informou o TJRN.
Além dos serviços suspensos, as chuvas também causaram diversos transtornos na capital potiguar. Ruas e avenidas ficaram alagadas, semáforos apresentaram panes e moradores relataram prejuízos. Em um dos casos, uma mulher foi arrastada pela correnteza em uma avenida da cidade.
Moradores da capital e região metropolitana também sentiram os impactos dentro de casa. “Acordei no meu aniversário com a casa tomada pela água”, relatou um natalense afetado pela enchente.
*Com informações do g1RN*