A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou à CNN nesta terça-feira (3) que deixou o Brasil e atualmente está nos Estados Unidos, mas deve seguir para a Itália, país do qual é cidadã. A parlamentar negou a possibilidade de uma prisão preventiva e destacou que, como cidadã italiana, está protegida contra extradição.
“Tenho cidadania italiana e nunca escondi isso. Se tivesse alguma intenção de fugir, eu teria escondido esse passaporte“, declarou Zambelli. “Como cidadã italiana, eu sou intocável na Itália. Não há o que o ministro Alexandre de Moraes possa fazer para me extraditar de um país onde sou cidadã, então estou muito tranquila quanto a isso.”
Zambelli afirmou ainda que acredita que as autoridades brasileiras possam tentar sua prisão na Itália por meio da Interpol, mas garantiu que não teme tal medida. “Eu não sei que a justiça italiana me prenda. E aí não vai ser o Alexandre Moraes, vai ser a justiça italiana. Estou pagando para ver um dia desse“, disse.
Questionada sobre sua defesa, a deputada explicou que não comunicou seu advogado sobre sua saída do país para não prejudicá-lo ou expô-lo a investigações. “Eu fiz isso para protegê-lo e estou tranquila quanto a isso“, afirmou.
A parlamentar ainda se defendeu das acusações que pesam contra ela no Brasil e disse que sua situação configura perseguição política. “Eu iria para a prisão se tivesse peso na consciência, se tivesse feito algo errado. Mas não é o caso. Estou sendo presa por perseguição política. Não há provas contra mim“, garantiu.
Zambelli ressaltou que não teve direito à ampla defesa no processo contra ela e criticou a condução do julgamento, que, segundo ela, foi feito em sessão online sem acesso público ao plenário virtual e sem que seu advogado pudesse se manifestar. “As provas não existem. É a palavra de uma pessoa contra a minha“, afirmou.
Sobre uma condenação por porte ilegal de arma, a deputada afirmou que tinha porte federal vigente na época dos fatos e que não houve ilegalidade. “Eu tenho porte federal de armas. Estava vigente na época, não foi mais atrás. Era federal, não era CAC“, explicou.
A deputada Carla Zambelli anunciou nesta terça-feira que não pretende retornar ao Brasil.
*Com informações da “CNN“
Deixe um comentário