Categoria: 4 VIVER & DESCOBRIR

  • Festival Internacional Casa da Ribeira (FICA) inicia hoje apresentações em Mossoró

    Festival Internacional Casa da Ribeira (FICA) inicia hoje apresentações em Mossoró

    O Festival Internacional Casa da Ribeira (FICA) se expande e, em sua 4ª edição, desembarca pela 1ª primeira vez em Mossoró.

    Essa novidade é resultado da parceria entre a Casa da Ribeira e o Centro Cultural Banco do Nordeste.

    Sob a temática  “Artes da Cena e do Ser”, o Festival acontece na capital do Oeste Potiguar com apresentações entre os dias 20 a 22 de dezembro, no Teatro de Quintal – ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões.

    A programação do FICA em Mossoró inclui três apresentações, uma em cada dia, proporcionando uma experiência rica e única para o público.

    • Dia 20, às 20h, tem o espetáculo teatral “A Força da Água” do Pavilhão da Magnólia de Fortaleza/CE;
    • Dia 21, às 20h, é a estreia internacional do espetáculo  “Íris”  (Dança) de Clarissa Rêgo e Thilo Seevers  (Graz/Áustria);
    • Dia 22, às 17h, o espetáculo “Canções Daqui, Contos do Mundo” da Cia Pão Doce, de Mossoró – RN.

    Sinopses

    A Força da Água – Pavilhão da Magnólia de Fortaleza/CE;

    O grupo cearense Pavilhão da Magnólia chega a Mossoró com o espetáculo “A FORÇA DA ÁGUA”. Com texto e direção de Henrique Fontes (RN), a peça de teatro documental trará fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca. Desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no Caldeirão até o tempo presente, quando descobrimos que a água não é um direito constitucional. Provocando o público para as questões: até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? Até quando vamos seguir aceitando essa cerca do silenciamento?

    “Íris” (Dança) – de Clarissa Rêgo e Thilo Seevers  (Graz/Áustria)

    Em tempos de aceleração de tudo, de um mundo constantemente hiper-iluminado, onde mercadorias têm trânsito livre, mas pessoas não, um mundo no qual importantes ecossistemas estão à beira do colapso, em que por uma bandeira se pode matar ou morrer, um mundo em que os pilares essenciais à manutenção da vida parecem desmoronar, o presente se torna tão pesado a ponto de o futuro parecer inimaginável. “

    Íris” é um convite para aterrar, acalmar o olhar, avivar o imaginário e abrir-se ao sonho. O sonho como prática, como guia, como oráculo, como meio para atentarmos a outros mundos, vestirmos outras peles, ouvirmos e falarmos com outras vozes. E, quem sabe, através do sonho possamos vislumbrar um futuro no qual transcenderemos modos de ser-agir dominantemente humanos e aprenderemos a coexistir com o silêncio, com o escuro e com a floresta.

    “Canções daqui, contos do mundo”  – Cia Pão Doce, Mossoró

    O infantil “Canções daqui, Contos do mundo”, conta a história de dois aviadores que colecionam histórias e aventuras, e acreditam que as palavras contadas e cantadas voam no vento e escolhem um coração para aquecer. A peça fala sobre pessoas que colecionam tampinhas de garrafa, lápis quebrado e histórias. Tudo isso através da contação musical e lúdica. É um espetáculo ideal para sonhadores de todas as idades.

  • Grupo de Teatro Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, apresentará espetáculo em Mossoró

    Grupo de Teatro Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, apresentará espetáculo em Mossoró

    No próximo domingo (22), às 20h, o Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza/CE, apresentará o espetáculo “Há uma festa sem começo que não termina com o fim”, na sede da Cia. A Máscara de Teatro, na Rua Antônio Vieira de Sá, 156, bairro Nova Betânia, em Mossoró.

    A peça, num rito coletivo de festa e de teatro, reabre uma casa às/aos convivas e questiona: como estarmos juntos novamente?

    Quatro artistas, tal qual páginas soltas de um livro, folheiam o tempo e convidam o público a percorrer um lugar, um ontem, uma vida, um agora, um país, um amanhã.

    Ingressos à venda pelo site outgo.com, com promoção para compras antecipadas. O valor da senha inteira sai por R$ 40,00 e a meia sai por R$ 20,00.

    A peça tem classificação indicativa de 18 anos.

  • Prefeitura publica resultado final dos projetos contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc

    Prefeitura publica resultado final dos projetos contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc

    A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), divulgou resultado final dos editais da Política Nacional Aldir Blanc, que tem o objetivo de fomentar a cultura do Município e valorizar os artistas e fazedores de cultura da cidade.

    O chamamento está publicado na edição desta quinta-feira (12), do Diário Oficial de Mossoró.

    De acordo com a Secretaria de Cultura, foram inscritos 354 projetos. Destes, 97 contemplados nas categorias Pontos de Cultura, Personalidades Culturais, Fomento Cultural, Fomento Festivo e Fomento Cultura Viva.

    Neste edital, pela primeira vez na história da cultura de Mossoró, Personalidades Culturais, que são fazedores de cultura, pessoas que mantêm vivas tradições, comportamentos, conhecimentos, identidade e influência cultural, nas mais diversas vertentes artístico-culturais, tais como a dança, a música, o artesanato, o teatro, entre outras, receberão premiações como mérito do seu trabalho.

    A Cultura convoca os aprovados para a Assinatura dos Termos de Execução Cultural, a partir das 14 horas da próxima terça-feira (16), até às 17 horas da sexta-feira (19).

  • Baleia: uma imersão na solidão e a busca pelo amor

    Baleia: uma imersão na solidão e a busca pelo amor

    Sou um degustador de filmes, séries e tudo mais que o audiovisual produz, e tenho um grande prazer de, mais uma vez, em poucas linhas, te levar a conhecer meu ponto de vista sobre um longa metragem que vi essa semana. O filme se chama “The Whale” (A Baleia). Para apresentar essa obra, escolhi os caminhos do amor e da solidão como elementos principais na compreensão do roteiro do filme, nesse caso, do mapa que nos levará às profundezas desses sentimentos.

    “A Baleia” é um drama psicológico americano, com roteiro escrito por Samuel D. Hunter, baseado em sua peça de mesmo nome. Foi dirigida por Darren Aronofsky e estrelado por Brendan Fraser, Sadie Sink, Hong Chau, Samantha Morton e Ty Simpkins. Seu lançamento aconteceu em 2022 no Festival Internacional de Cinema de Veneza e, três meses depois, foi lançado nos Estados Unidos.

    A narrativa se desenrola em um apartamento claustrofóbico, onde Charlie, interpretado de forma magistral por Brendan Fraser, encontra refúgio em uma existência solitária e autodestrutiva. A obesidade, nesse contexto, não é apenas uma condição física, mas uma metáfora para o isolamento e a dor emocional que o personagem carrega.

    A solidão de Charlie é palpável em cada cena. Seus dias se resumem a aulas online, fast food e a esperança de um contato humano genuíno. A relação com sua filha adolescente, Ellie, é marcada por ressentimentos e mágoas não resolvidas, pelo fato dele ter deixado ela e sua mãe para viver um relacionamento homoafetivo. Tudo se intensificou quando seu companheiro se suicidou, deixando o sentimento de vazio o consumir. A busca por conexão se torna a força motriz da história. Através de encontros com personagens que orbitam seu mundo, como a enfermeira Liz e o jovem missionário Thomas, Charlie busca resgatar a humanidade perdida e encontrar um propósito para sua vida.

    É nesse contexto que a importância de viver o amor se revela, pois o amor não se limita à paixão romântica, mas se estende à amizade, à compaixão e ao perdão. A relação de Charlie com Liz, marcada pela gentileza e pelo cuidado, demonstra que o amor pode florescer nos lugares mais inesperados.

    “A Baleia” é um filme que nos confronta com nossas próprias fragilidades e nos convida a refletir sobre a importância dos relacionamentos humanos. A obra, embora dura e realista, nos oferece uma mensagem de esperança, mostrando que mesmo em meio à dor e ao sofrimento, é possível encontrar a redenção e o amor.

    A atuação de Brendan Fraser é simplesmente sensacional, o que lhe rendeu o Oscar de melhor ator. Sua interpretação visceral e emocionante nos leva a uma jornada emocional profunda, fazendo com que nos conectemos com a dor e a esperança de Charlie.

    Apesar do filme se chamar “A Baleia”, não se trata de um título gordofóbico, esse nome está relacionado a uma redação feita por Ellie, filha de Charlie, sobre a obra Moby Dick, de Herman Melville, quando ela tinha oito anos, a qual ele guardava e sempre lia. A leitura dessa redação gerou uma cena forte e emocionante no final do filme.

    Em suma, esta obra é essencial para aqueles que buscam uma reflexão profunda sobre a condição humana e nos convida a valorizar os relacionamentos e a busca pelo amor em todas as suas formas.

  • Escritoras potiguares lançam livro com histórias dos 30 anos do Centro Feminista

    Escritoras potiguares lançam livro com histórias dos 30 anos do Centro Feminista

    Organizado por Camila Paula, o livro “Pisa ligeiro: o que as mulheres fazem para mudar o mundo” contém 30 mini-contos poéticos baseados em vivências dos 30 anos do Centro Feminista 8 de Março. Os textos são de Camila Paula e Ellen Dias, escritoras potiguares que trabalharam na instituição de onde se baseiam as histórias e são militantes do movimento feminista Marcha Mundial das Mulheres.

    Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Mossoró, o livro será lançado na quinta, 12/12, às 15h na sede do Centro Feminista 8 de Março com a participação de militantes da Marcha Mundial de todo o Estado.

    “No dia a dia, através da auto-organização, o feminismo popular muda a vida das mulheres do campo e da cidade, em Mossoró e no mundo. Há 30 anos o Centro Feminista é uma casa-ponte que faz com essa revolução aconteça. O Pisa ligeiro é uma forma de deixar registrado, através da literatura, algumas histórias que foram vivenciadas nesses 30 anos. É muita responsabilidade mas também orgulho de fazer parte dessa história”, diz Camila Paula, organizadora e autora do livro.

    Além dos contos, o livro também tem ilustrações e diagramação de Ellen Dias. O projeto Pisa ligeiro contempla a distribuição das impressões do livro em escolas públicas e instituições, além de rodas de conversa sobre a sua produção e a auto-organização para transformar a vida das mulheres e o mundo.

    O livro está disponível em PDF pela página: pisaligeiro.com.br, onde também está hospedada a sua versão em áudio.

  • Finde Cultural: Carnatal, Ney Matogrosso e muito mais; confira a programação deste fim de semana

    Finde Cultural: Carnatal, Ney Matogrosso e muito mais; confira a programação deste fim de semana

    Neste final de semana, Natal vai ferver com uma programação recheada de atrações para todos os gostos! Se você é fã de música, não pode perder a energia de Jo Canta, com os clássicos de Caetano e Novos Baianos, na Cervejaria Resistência, e a turnê do Dire Straits Legacy no Teatro Riachuelo. Para quem gosta de uma boa folia, o Carnatal promete agitar a cidade com grandes blocos, como Bell Marques e Claudia Leitte, além dos camarotes exclusivos com Wesley Safadão e outros artistas de peso! Se a ideia for curtir uma vibe mais intimista, o Bardallos traz o projeto poético-musical de Sandro Azevedo e Artemilson Lima, enquanto no Mahalila Café rolam shows de tributos e sons instrumentais incríveis!

    Além disso, a tradicional feira de chorinho no sábado vai reunir grandes músicos na Praça João Maria, enquanto no Goodala Burger você pode aproveitar um forró gratuito com a galera. E claro, o fim de semana só termina com o irresistível show de Ney Matogrosso no Teatro Riachuelo, para encerrar o domingo com uma dose de arte e emoção.

    Sexta-feira (06)

    Jo Canta | COR DO SOM, NOVOS BAIANOS, CAETANO A noite começa com o pé direito na Cervejaria Resistência, trazendo grandes sucessos de Caetano Veloso, Novos Baianos e muito mais. Um evento imperdível para os amantes da música brasileira!

    • Local: Cervejaria Resistência
    • Horário: 19h30
    • Entrada: R$ 15 (mais alimento não perecível)
    • Informações: @resistenciacervejas

    Dire Straits Legacy Para os fãs de rock, Dire Straits Legacy traz sua turnê “For You South America 2024”. Uma única apresentação no Teatro Riachuelo, com os maiores clássicos da banda britânica.

    • Local: Teatro Riachuelo
    • Horário: 21h30
    • Entrada: Uhuu
    • Informações: @TeatroRiachuelo

    CARNATAL A maior micareta fora de época do Brasil começa com tudo! Venha para a Arena das Dunas e curtir os maiores blocos da festa: Bell Marques, Claudia Leitte e muito mais.

    • Local: Arena das Dunas
    • Programação: Bloco Vumbora Bell Marques | Bloco O pai Chegou Tony Salles | Bloco Largadinho Claudia Leitte
    • Informações: @Carnatal

    MAHA Instrumental Para quem aprecia música instrumental, o Mahalila Café & Livros apresenta uma noite musical de altíssimo nível com Paulinho Lugon e outros músicos de renome.

    • Local: Mahalila Café e Livros
    • Horário: 20h
    • Informações: @mahalilacafe

    Bardallos | Sandro Azevedo Projeto poético-musical de Sandro Azevedo com canções autorais e releituras. Abertura com o multiartista Artemilson Lima.

    • Local: Bardallos Comida & Arte
    • Horário: 20h
    • Entrada: R$ 15
    • Informações: @BardallosNatal

    Sábado (07)

    CHORO DO CAÇUA Se você curte o bom e velho choro, a Praça João Maria é o lugar certo para você! Não perca essa oportunidade de prestigiar a música brasileira em sua melhor forma.

    • Local: Praça João Maria | Cidade Alta
    • Horário: 10h
    • Entrada: Gratuita

    O LAGO DOS CISNES | EDTAM Uma grande produção do clássico O Lago dos Cisnes no Teatro Alberto Maranhão. Não perca essa magnífica performance de ballet.

    • Local: Teatro Alberto Maranhão
    • Horário: 18h
    • Informações: @teatroalbertomaranhao.oficial

    CARNATAL A folia continua! Venha para mais um dia de alegria e diversão com grandes nomes da música brasileira.

    • Local: Arena das Dunas
    • Programação: Bloco Vumbora Bell Marques | Bloco da Anitta Anitta | Bloco Vem com o Gigante Leo Santana
    • Informações: @Carnatal

    MAHA Tributo | Divas do Rádio | Jô Bay O Mahalila Café & Livros apresenta um tributo inesquecível às divas do rádio com a talentosa Jô Bay.

    • Local: Mahalila Café e Livros
    • Horário: 20h
    • Informações: @mahalilacafe

    ESPAÇO ÁVALON | Diana & Brazuka A música vai rolar solta no Espaço Ávalon com Diana & Brazuka, trazendo o melhor da música ao vivo para a noite natalense.

    • Local: Espaço Ávalon
    • Horário: 20h
    • Entrada: Couvert artístico R$ 15
    • Informações: @tavernapub

    Domingo (8)

    Ney Matogrosso | Bloco na Rua Ney Matogrosso traz seu novo show para o palco do Teatro Riachuelo. Uma apresentação cheia de energia e emoção para fechar o final de semana com chave de ouro.

    • Local: Teatro Riachuelo
    • Horário: 19h30
    • Entrada: Uhuu
    • Informações: @TeatroRiachuelo

    O LAGO DOS CISNES | EDTAM Mais uma apresentação imperdível de O Lago dos Cisnes no Teatro Alberto Maranhão. A arte clássica em toda sua grandiosidade!

    • Local: Teatro Alberto Maranhão
    • Horário: 18h
    • Informações: @teatroalbertomaranhao.oficial

    Forró no Goodala Burger Para quem curte um bom forró, o Goodala Burger oferece uma noite de diversão gratuita com muito arrasta-pé e alegria.

    • Local: Goodala
    • Horário: 18h
    • Entrada: Gratuita

    Flavio Andrade | Stand Up Comedy Show Divirta-se com o talentoso comediante Flavio Andrade, que traz seu Stand Up Comedy Show para o Natal Comedy Club.

    • Local: Natal Comedy Club
    • Horário: 19h30
    • Entrada: AQUI
    • Informações: @natalcomedyclub

    MJ ERAS | Stand Up Comedy Show Outra ótima opção para quem quer se divertir no domingo é o show de comédia de MJ Eras no Natal Comedy Club.

    • Local: Natal Comedy Club
    • Horário: 19h
    • Informações: @natalcomedyclub

    CARNATAL A maior micareta do Brasil encerra sua edição com um domingo repleto de atrações incríveis. Não perca!

    • Local: Arena das Dunas
    • Programação: Bloco Vumbora Bell Marques | Bloco Euforia Ivete | Bloco 084 Grafith
    • Informações: @Carnatal
  • Grupo Clowns de Shakespeare promove apresentações em Areia Branca e Assú

    Grupo Clowns de Shakespeare promove apresentações em Areia Branca e Assú

    O renomado grupo de teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, dá continuidade à Caravana Clowns 30 anos. Após passar por Parnamirim, São Paulo do Potengi, Lajes e Mossoró, o projeto chega neste final de semana em Areia Branca e Assú, com uma programação especial que inclui apresentações teatrais, bate-papos e exibições de filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, com foco em aproximar a arte teatral das comunidades locais.

    Fundado em 1993, o Clowns de Shakespeare é um dos mais respeitados grupos de teatro da cidade de Natal. Eles já foram laureados com os Prêmios Shell de Teatro e da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), realizaram turnês por todo o Brasil e passaram por vários países da América Latina e da Europa.

    Com o objetivo de promover o acesso à cultura para uma ampla diversidade de públicos, inclusive por meio de ações de acessibilidade (Libras e legendagem LSE), a proposta consiste na realização de 09 apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, trabalho mais recente dos Clowns em parceria com os grupos Facetas e Asavessa, e 09 exibições seguidas de bate-papo do média-metragem “Um filme sem fim”, dirigido por Carito Cavalcanti, sobre os 30 anos do coletivo.

    O trajeto da “Caravana Clowns 30 anos” foi planejado de modo a abranger pontos de cultura, escolas públicas, IFs, e territórios de comunidades tradicionais: comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas. A etapa II do projeto visitará São Gonçalo do Amarante, Macaíba, e a própria cidade de Natal. A etapa II será realizada no início de 2025.

    A “Caravana Clowns 30 anos” tem realização: Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

    Sobre ubu: o que é bom tem que continuar!

    É uma obra teatral de rua, popular, criada pelos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A obra tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, a obra desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder. Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.

    Sobre um filme sem fim

    Em 2013, o diretor Carito Cavalcanti acompanhou os Clowns de Shakespeare durante todo o ano, para fazer um documentário em comemoração ao vigésimo aniversário do grupo. A falta de verba impediu a finalização do filme naquele momento. Os trabalhos do grupo e do filme continuaram, até que, quase uma década depois, o projeto foi viabilizado e concluído em 2022, trazendo um recorte pessoal e afetivo da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.

    Confira a programação

    Areia Branca

    Data: 06/12/2024
    Local: Antiga Quadra de Esportes de São Cristóvão – Areia Branca /RN
    Horário do Filme: 18h30
    Horário do Espetáculo: 17h

    Assu

    Data: 07/12/2024
    Local: Caboclos do Assu (Ao lado da casa de Dona Maria)
    Horário do Filme: 18h30
    Horário do Espetáculo: 16h

  • Governo do RN lança primeiro lote de editais da PNAB

    Governo do RN lança primeiro lote de editais da PNAB

    O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, lançou no último dia 30 o primeiro bloco de Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), composto de cinco editais de premiação. Nesta etapa, serão distribuídos mais de 4,5 milhões de reais entre os 311 contemplados.

    “Este primeiro bloco é muito importante porque enaltece os fazedores, recompensando artistas e iniciativas que tanto precisam desses recursos e desse reconhecimento, pela sua luta e contribuição valiosa com a construção da cena cultural potiguar”, destaca Mary Land Brito, Secretária de Cultura do RN.

    O Bloco I é composto pelos Editais de Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais; Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular; Premiação de Iniciativas da Cultura Urbana e Periférica; Premiação de Comunidades Indígenas; e Premiação de Comunidades Quilombolas.

    Outros três Blocos serão disponibilizados nos próximos dias, trazendo os editais da Política Nacional de Cultura Viva, Fomento e Apoio. Somados ao Bloco de Premiação, serão 21 editais ao todo.

    Os Editais têm o objetivo de incentivar e fomentar as mais variadas linguagens e expressões artísticas no estado, contando com versões simples e recursos visuais que facilitam a compreensão do público.

    Entre os cinco Editais de Premiação, dois são voltados a comunidades indígenas e quilombolas, levando em consideração a quantidade de comunidades existentes e garantindo que os recursos possam chegar em cada uma delas. Os outros três editais são voltados para artistas, grupos e iniciativas artístico-culturais.

    Pessoas indígenas e quilombolas também poderão participar de outros editais como pessoa física ou jurídica. Além disso, todos os Editais abrangem políticas de ação afirmativa, de acordo com os regramentos estabelecidos pelo Ministério da Cultura.

    As submissões de propostas poderão ser feitas até 19 de dezembro no portal Mais Cultura RN. Acesse: maiscultura.rn.gov.br > “Editais” > “Editais PNAB”.

    Para dúvidas sobre Editais do Bloco I, entre em contato pelo e-mail pnabrnpremiacao@secult.rn.gov.br ou pelo WhatsApp: 84 98614-4427. Atendimento em dias úteis, das 09h às 18h. O atendimento presencial será realizado no Complexo Cultural Rampa, em dias úteis, das 09h às 17h.

    Confira os detalhes de cada Edital do Bloco I:

    Edital de Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais

    Premiação de trajetórias artísticas e culturais individuais, das mais diversas expressões e linguagens artísticas, em reconhecimento a sua contribuição à memória, identidade e produção cultural do Rio Grande do Norte, nas categorias:
    a) Mestras e Mestres das Culturas Populares Tradicionais
    b) Reconhecimento de Trajetória Artística e Cultural
    c) Juventude Transformadora.

    Edital de Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular

    Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais realizadas por Povos de Terreiro de Matriz Afro-Ameríndia, Ciganos, Circenses, Movimentos Juninos, Movimentos de Carnaval e Outras Manifestações Populares e Tradicionais. Trata-se, portanto, de reconhecimento pela contribuição de uma iniciativa já realizada de forma pontual ou continuada, por agentes culturais no estado do Rio Grande do Norte.

    Edital de Premiação de Iniciativas da Cultura Urbana e Periférica

    Premiação de iniciativas ou ações artísticas e culturais realizadas anteriormente de forma pontual ou continuada, por artistas, grupos ou coletivos das diversas expressões urbanas e periféricas, visando reconhecer e valorizar a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções e às expressões artístico-culturais de periferia, estimulando a visibilidade dos artistas dessas localidades.

    Edital de Premiação de Comunidades Indígenas

    Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais já realizadas de forma pontual ou continuada, por povos indígenas do Rio Grande do Norte. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar os conhecimentos e práticas culturais tradicionais dos povos indígenas do Rio Grande do Norte, garantindo recursos para que as comunidades possam fortalecer o protagonismo dos povos originários e de suas organizações.

    Edital de Premiação de Comunidades Quilombolas

    Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais já realizadas de forma pontual ou continuada, por comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar os conhecimentos e práticas culturais tradicionais, garantindo recursos para que as comunidades possam fortalecer o protagonismo dos quilombolas e de suas organizações.

  • Natal em Natal: Árvore de Mirassol é oficialmente acesa

    Natal em Natal: Árvore de Mirassol é oficialmente acesa

    Na noite desta segunda-feira (2), Natal deu início à temporada natalina com a tradicional cerimônia de acendimento da Árvore de Natal de Mirassol, na Zona Sul da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil), marcando a abertura oficial do “Natal da Cidade do Sol”, tema escolhido para este ano.

    Com 110 metros de altura, iluminação RGB endereçável e sistema de LED de última geração, a Árvore de Natal de Mirassol é considerada uma das maiores estruturas natalinas do Brasil. Capaz de exibir desenhos e mensagens animadas, a árvore se tornou o principal símbolo do período festivo na capital potiguar. “A cada ano, buscamos inovar para proporcionar aos natalenses e turistas um Natal inesquecível”, destacou Álvaro Dias.

    O Polo Mirassol, onde a árvore está instalada, oferece uma programação variada e atrações que prometem encantar o público. Um dos destaques é a Casa do Papai Noel, um espaço de 51,5 m² decorado especialmente para receber famílias. Outro atrativo é a Vila dos Presentes, reunindo mais de 100 artesãos, além de praça de alimentação, acesso gratuito ao Wi-Fi através do programa “Wi-Fi Natal” e um palco preparado para apresentações culturais durante o Natal em Natal.

    Uma das novidades deste ano é o túnel de luzes, que mede 25 metros de extensão e 6 metros de altura. Inspirado no Forte dos Reis Magos, o portal de entrada é uma homenagem à rica cultura potiguar. Ao longo do polo, estrelas multicoloridas, árvores iluminadas e ativações instagramáveis completam a ambientação.

    Programação espalhada por Natal

    O Natal em Natal 2024 apresenta uma programação diversificada, com vilas temáticas em várias regiões da cidade. A Vila Mirassol se destaca com artesanato, gastronomia e espetáculos culturais. Já a Vila da Praia, na Avenida Praia de Ponta Negra, e a Vila da Praça, na Praça Pedro Velho, oferecem opções de lazer e entretenimento para todos os públicos.

    Outro ponto alto é o Presente de Natal, no Arena das Dunas, com atrações culturais, gastronomia e artesanato. A edição deste ano ainda inclui o Festival Vem Verão, que acontece na área da engorda da Praia de Ponta Negra, trazendo shows e eventos ao ar livre.

    A celebração natalina em Natal é um convite para que moradores e visitantes vivam a magia do período em uma programação que une tradição, inovação e a valorização da cultura local.

  • Festival Halleluya 2024 acontece de 6 a 8 de dezembro; confira a programação

    Festival Halleluya 2024 acontece de 6 a 8 de dezembro; confira a programação

    A 12ª edição do Festival Halleluya está confirmada para os dias 6, 7 e 8 de dezembro, no Anfiteatro da UFRN, em Natal. Com entrada gratuita, o evento, realizado pela Comunidade Católica Shalom, promete reunir fiéis e amantes da música católica em uma programação diversificada que combina oração, música, dança e solidariedade.

    Conhecido como “a festa que nunca acaba”, o Festival Halleluya une música, oração e solidariedade, sendo um dos maiores eventos católicos do estado. É uma oportunidade para vivenciar momentos de fé, ao som de grandes artistas, em um clima de unidade e alegria.

    Além dos shows, o Halleluya terá um espaço especial para crianças, oferecendo atividades como brincadeiras, músicas e danças, para que os pequenos também possam vivenciar momentos de espiritualidade e diversão.

    Durante o evento, o público será convidado a doar alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC) e às ações sociais da Comunidade Shalom.

    Atrações e programação

    O festival contará com a presença de grandes nomes da música católica, como Irmã Kelly Patrícia, Thiago Brado, Adoração e Vida, DJ Angelus, Missionário Shalom e Cosme. A programação começa todos os dias às 17h e se estende até a madrugada, proporcionando uma experiência de fé e celebração para todas as idades.

    • 6 de dezembro (sexta-feira):
      • Banda Ecoar
      • Irmã Kelly Patrícia
      • Thiago Brado
    • 7 de dezembro (sábado):
      • Banda JP2
      • Profetas do Altíssimo
      • Fulô de Algodão
      • Flávio Vítor Jr
      • Adoração e Vida
      • Santa Missa com o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, às 17h
    • 8 de dezembro (domingo):
      • Forró Obra Nova
      • Yuri Costa
      • DJ Angelus
      • Missionário Shalom
      • Cosme

  • Tradicional Árvore de Mirassol será acesa nesta segunda-feira

    Tradicional Árvore de Mirassol será acesa nesta segunda-feira

    O mais tradicional símbolo do período natalino em Natal, a Árvore de Mirassol, será acesa oficialmente nesta segunda-feira (2), às 18h40. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Natal, como parte da programação do Natal em Natal 2024.

    Com 110 metros de altura, a Árvore de Mirassol é uma das maiores decorações natalinas do país e se tornou um marco da celebração na capital potiguar. Localizada na praça de Mirassol, no bairro Capim Macio, na Zona Sul de Natal, a estrutura encanta moradores e turistas com suas luzes e efeitos especiais.

    Antes do esperado acendimento, a Prefeitura de Natal inaugura, às 16h, a loja Natal Original, também na Praça da Árvore, que contará com artesanatos e produtos típicos da cultura potiguar.

    Embora o acendimento oficial aconteça na noite desta segunda-feira, moradores da região já puderam conferir o brilho da árvore durante os testes realizados no fim de semana. Além da tradicional iluminação vermelha, a árvore apresentou efeitos em azul e uma cascata luminosa na cor branca, arrancando elogios de quem presenciou o espetáculo.

    A cerimônia desta segunda-feira marca o início das festividades do Natal em Natal 2024, que incluem uma vasta programação com shows, feiras culturais e atrações especiais.

  • Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa começa nesta sexta-feira (29)

    Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa começa nesta sexta-feira (29)

    Nos dias 29 e 30 de novembro, Baía Formosa, no litoral potiguar, se transforma em um epicentro cultural com a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC). O evento, que celebra o tema “Música: Ritmos da Vida”, promete reunir arte, cinema e natureza no Arteco Camp, na Fazenda Estrela.

    Com quase 50 filmes em exibição gratuita, o FINC aposta na pluralidade com mostras competitivas, atividades culturais e atrações musicais. Destaque para a Mostra de Curtas de 1 Minuto, que premiará o vencedor com uma viagem ao Festival OFF Câmera, na Polônia. Outras competições incluem a Mostra Pérolas do RN, dedicada a promover a cultura potiguar, e a Mostra Potiguar, que traz produções locais para a Sala Cine Cajueiro, um espaço ao ar livre que estreia nesta edição.

    O festival também será palco de atrações musicais. Na sexta-feira (29), o cantor Divini encerra a programação cultural, enquanto no sábado (30), Diogo das Virgens promete fechar o evento com chave de ouro.

    Entre os convidados de renome estão o jornalista Zeca Camargo, o diretor polonês Andrés Bukowinski e a cineasta Julia Barreto, que exibe seu filme “2000 Nordestes”.

    Programação diversificada

    Além das exibições cinematográficas, o FINC oferece espaço para o público infantil, praça de alimentação e iniciativas de empreendedorismo local. No sábado, o III Concurso de Pipas promete atrair moradores e visitantes para uma tarde de descontração.

    As mostras incluem filmes premiados, produções locais e obras que exaltam a riqueza cultural do Rio Grande do Norte. Destaque para a exibição do documentário “Free Eubrite”, de Felipe Brêtas, e para a retrospectiva do filme vencedor de 2023, “Minhas Raízes”, de Kilma Batista.

    Criado em 2010, o FINC é promovido pela GREMI Film e Dragmor, com apoio do Governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Baía Formosa. Consolidado como um dos principais festivais de cinema independente do Brasil, o evento reflete o compromisso com a valorização do audiovisual e da cultura potiguar.

    O público pode conferir a programação completa e vivenciar a fusão entre arte e natureza em um dos cenários mais paradisíacos do estado. O FINC reafirma sua missão de inspirar e conectar pessoas por meio do cinema, transformando Baía Formosa em um palco global para as artes visuais.

    Confira a programação completa:

    29/11 (sexta-feira)

    • Sala Cine Baía
      • 18h30: Mostra Infantil
        • “Meu Nome é Maluum” (2021) – 8 min
        • “Mãtãnãg, a Encantada” (2019) – 14 min
        • “Lagrimar” (2024) – 14 min
      • 19h: Abertura oficial do FINC
      • 20h: Exibição do documentário “Free Eubrite” – Felipe Brêtas (2024) – 19 min
      • 20h30: Mostra Curtas de 1 Minuto
      • 21h: Mostra Pérolas do RN
      • 21h30: Exibição do documentário “2000 Nordestes” – Vincente Amorim e David França Mendes (2001) – 1h10min
      • 22h40: Show de DiVini
    • Sala Cine Cajueiro
      • 19h30: Mostra Curtas Potiguares
        • “Canto de Acauã” – Jaya Pereira (2024) – 23 min
        • “Olho em Perfeito Silêncio Para as Estrelas” – Dynho Silva (2023) – 10 min
        • “Desiré” – Catarina Calungueira (2024) – 12 min
      • 20h: Exibição da curta “Nem Todas as Manhãs São Iguais” – Fabi Melo (2022) – 18 min

    30/11 (sábado)

    • 15h30 : III Concurso de Pipas – Arteco Camp
    • Sala Cine Baía
      • 18h30: Retrospectiva do filme vencedor de 2023, “Minhas Raízes” – Kilma Batista
      • 19h: Apresentação da Banda Musical Francisco Magalhães
      • 19h30: Exibição do filme “Yabá” – Rodrigo Sena (2024) – 13 min
      • 20h: Mostra Pérolas do RN
      • 21h: Mostra Curtas de 1 Minuto
      • 21h40: Cerimônia de homenagem aos voluntários
      • 22h: Premiações das mostras
      • 22h30: Espetáculo de Diogo das Virgens
    • Sala Cine Cajueiro
      • 18h30: Mostra Infantil
        • “A Colmeia da Aziza” – Rodrigo França (2024) – 14 min
        • “O Cordel da Vila” – Antônio Gil Leal (2021) – 11 min
        • “Taí, ó. Uma Aventura na Lagoa” – Mauricio Venturi (2014) – 14 min
      • 19h15: Mostra Curtas Potiguares
        • “Objetos no Espelho” – Jair Libânio (2024) – 1min40s
        • “A Cor do Meu Orgulho” – Alexandre Fonseca (2023) – 23 min
        • “Eu Vejo Você” – Karolina Trindade (2024) – 25 min
        • “Com Carinho, Raquel” – Beatriz Chaves e Erick Thierry (2024) – 16 min

  • Secretaria de Cultura faz alteração no cronograma da Lei Aldir Blanc

    Secretaria de Cultura faz alteração no cronograma da Lei Aldir Blanc

    A Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró realizou alterações nos prazos do edital da Lei Aldir Blanc, veja aqui, que conta com mais de R$ 1,1 milhão em investimento na cultura local. A retificação do cronograma foi publicado no Diário Oficial de Mossoró (DOM) de ontem, segunda-feira (25).

    Previsto para ser divulgado ontem, o resultado da análise do mérito cultural dos projetos será divulgado na próxima quinta-feira (28). A decorrência da mudança traz alterações nas outras etapas do certame.

    A assinatura do termo de execução cultural dos projetos será entre os dias 16 e 19 de dezembro. Confira o novo calendário da Lei Aldir Blanc:

  • Tooro Nagashi:  tradição japonesa chega a Natal neste domingo

    Tooro Nagashi: tradição japonesa chega a Natal neste domingo

    Natal se prepara para receber, pela primeira vez, o Tooro Nagashi, uma das cerimônias mais tradicionais da cultura japonesa. Promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira do Rio Grande do Norte, o evento acontecerá neste domingo (24), a partir das 15h, na Cidade da Criança, e será aberto ao público.

    O Tooro Nagashi faz parte do festival Obon, no Japão, e consiste na soltura de lanternas de papel (tooro) em rios ou lagos. O gesto simboliza a luz que guia os antepassados em sua jornada de volta ao mundo espiritual. Em Natal, a cerimônia será adaptada ao espaço da Cidade da Criança, criando um ambiente de reflexão e emoção para os participantes.

    Além da tradicional soltura das lanternas, o evento contará com uma programação especial, repleta de manifestações culturais japonesas. O público poderá assistir às danças Bon Odori e às apresentações de taikô, os tambores japoneses. Para os amantes da gastronomia, pratos típicos quentes e doces tradicionais vindos de São Paulo estarão disponíveis, oferecendo uma verdadeira imersão nos sabores do Japão.

    Um dos momentos mais marcantes será a queima de nomes de entes queridos falecidos, uma homenagem simbólica que promete emocionar os presentes. Essa prática, comum em cerimônias japonesas, busca liberar os espíritos para o descanso eterno.

    Os interessados em participar podem adquirir as lanternas antecipadamente por R$ 30,00. Cada lanterna pode ser personalizada com o nome de um ente querido, tornando o ato ainda mais significativo. As orientações para a compra estão disponíveis no perfil da Associação no Instagram: @nipo.rn.

    A entrada na Cidade da Criança custa apenas R$ 2,00, tornando o evento acessível a toda a população.

    Segundo a presidente da Associação, Wanda Mieko, o Tooro Nagashi é uma oportunidade única para fortalecer os laços culturais entre o Brasil e o Japão, além de oferecer ao público uma experiência profunda e enriquecedora.

    “A realização deste evento é uma forma de unir a sociedade potiguar e a comunidade nipo-brasileira em um momento de celebração, reflexão e homenagem. Esperamos que o Tooro Nagashi proporcione a todos uma experiência única, não apenas cultural, mas também espiritual, somando a tradição japonesa em um ambiente acolhedor e familiar”, destacou Wanda.

    Fundada em 1996, a Associação Cultural Nipo-Brasileira do Rio Grande do Norte é um dos principais pilares da cultura japonesa no Estado. Com mais de 28 anos de história, promove eventos que integram a comunidade local e divulgam as tradições japonesas.

    Para quem deseja mergulhar na riqueza cultural do Japão e vivenciar momentos de profunda conexão, o Tooro Nagashi é uma oportunidade imperdível.

  • Cine Árido faz sessão gratuita no cinema do Partage

    Cine Árido faz sessão gratuita no cinema do Partage

    Para coroar a primeira edição presencial, o II Cine Árido preparou um momento muito especial. A Mostra Audiovisual do Semiárido será encerrada na noite desta quinta-feira (21) com uma sessão especial, na sala de cinema do Multicine Mossoró, no Partage Shopping, com o filme “Corisco e Dadá”, do diretor Rosemberg Cariry, com entrada gratuita. A exibição começa às 19h. Classificação: 16 anos.

    O filme será apresentado em versão remasterizada, com imagem em qualidade 4k, garantindo uma nova experiência ao público, vinte e oito anos depois do lançamento da obra, em 1996.

    No filme, o capitão Corisco é um condenado de Deus, cuja missão é lavar com sangue os pecados do mundo. Um dia ele rapta Dadá e suas vidas mudam completamente. Diante da morte de um filho, tomado de fúria, Corisco rompe com Deus e Dadá tenta salvá-lo do abismo do ódio, mas o terrível destino não tarda a chegar. A direção e roteiro é do cineasta Rosemberg Cariry, que estará presente participando de uma conversa com o público ao final da exibição.

    Um clássico do cinema nacional, o filme é protagonizado pelos atores Chico Diaz e Dira Paes, e acumulou seleções e prêmios em festivais como Toronto International Film Festival, Palms Springs International Film Festival, Puerto Rico International Film Festival, Ankara International Film Festival, Festival do Novo Cinema Latinoamericano de La Havana – Cuba (Prêmio Geral e Melhor Montagem), Festival de Cinema Latino e Brasileiro de Gramado (Melhor Ator – Chico Diaz), IV Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Melhor filme – Júri Popular, Melhor Ator – Chico Diaz, e Melhor Atriz – Dira Paes), XXIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Melhor Atriz – Dira Paes), Chicago Latino Film Festival – 1997 (Seleção Oficial), e VIII Festival de Cinema Brasileiro de Natal (Melhor Figurino).

    Na mesma noite serão anunciados os filmes vencedores das mostras. O II Cine Árido é uma realização do projeto Vozes do Semiárido, do curso de Jornalismo da UERN, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, selecionado em edital do Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Cultura e Fundação José Augusto. Apoio: UERN, SESC RN e Grão de Cinema.

  • Em Brasília, Senac RN apresenta culinária potiguar durante semana de gastronomia

    Em Brasília, Senac RN apresenta culinária potiguar durante semana de gastronomia

    De 25 a 28 de novembro, o Senac Rio Grande do Norte vai marcar presença durante a Semana da Gastronomia Regional em Brasília. Realizada pelo Departamento Nacional do Senac, a iniciativa tem como objetivo levar a gastronomia de cada estado brasileiro para o público externo, além de mostrar o desenvolvimento de competências dos alunos e instrutores, ressaltando a expertise do Senac no segmento da gastronomia.

    As atividades terão início no dia 25 com a apresentação de aula show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac. No dia 26, as ações acontecem no Restaurante-Escola Senac Downtown e, na sequência, o menu especial será servido no Restaurante-Escola do anexo IV da Câmara dos Deputados (27), e finaliza no Restaurante-Escola Senac no Senado Federal na quinta, 28.

    Com o tema “Rio Grande do sabores: A Tradição Culinária da Cozinha Potiguar”, o Senac RN traz a riqueza da culinária potiguar, influenciada por tradições indígenas, africanas e portuguesas, com a presença de ingredientes típicos como camarão, caranguejo, carne de sol, jerimum e frutas regionais. O menu poderá ser servido de duas formas: à la carte (menu executivo) ou serviço de buffet, a depender do local.

  • Agenda cultural especial feriadão; confira os melhores eventos do fim de semana

    Agenda cultural especial feriadão; confira os melhores eventos do fim de semana

    Chegou mais um fim de semana e, para nossa alegria, temos um feriadão pela frente! Preparamos uma lista cheia de atrações imperdíveis para todos os gostos. Tem show, cinema, teatro, festival de literatura e muito mais! Então, marque na agenda e convide os amigos para aproveitar o melhor da cultura e diversão em Natal. Escolha seu evento favorito e prepare-se para viver momentos únicos:

    De quinta a domingo, a cidade estará recheada de opções para quem quer relaxar, rir e se encantar. Tem programa para toda a família, do início da tarde até a noite. Vem cá conferir o que separamos pra você!

    Quinta-feira (14/11)

    Candlelight Especial: O Quebra-Nozes e mais!
    Viva uma experiência mágica ao som de “O Quebra-Nozes” em um concerto à luz de velas, que traz toda a beleza e emoção do balé clássico. Local: Casa da Ribeira. Horários: 16h e 18h. Ingressos: a partir de R$60.

    1º Festival de Cordel e Repente e 8º Círculo do Cordel
    Mergulhe na cultura nordestina com apresentações de cordelistas e repentistas, além de música, feira de cordel e muito mais. Um evento perfeito para quem aprecia a arte popular nordestina. Local: Praça Padre João Maria. Horário: a partir das 10h. Entrada gratuita.

    8ª edição do Festival Literário da Pipa (FLIPIPA)
    A Praia da Pipa se transforma no palco de grandes encontros literários. Venha prestigiar autores renomados, oficinas e apresentações culturais em um dos festivais literários mais esperados do RN. Local: Praça do Pescador, Pipa. Entrada gratuita.

    Festival Varilux de Cinema Francês
    Apaixonados pelo cinema francês, este é o seu momento! Exibições de grandes clássicos e novos lançamentos para todos os gostos. Local: Cinépolis Natal Shopping. Horários variados.

    Quinta Que Te Quero Samba
    Muito samba e animação para celebrar a cultura brasileira. Traga sua alegria e curta uma noite única no coração de Cidade Alta. Local: em frente ao Bar da Nazaré, Rua Cel. Cascudo. Horário: 19h. Entrada gratuita.

    Festival Música Potiguar Brasileira (FMPB)
    Venha celebrar a música potiguar em um festival que valoriza o talento e a diversidade musical do RN. Local: Teatro Alberto Maranhão. Horário: 19h. Entrada gratuita.

    Sexta-feira (15/11)

    Festival MPB 84 – Concurso de Bandas
    Conheça e apoie as bandas locais que estarão competindo na Arena das Dunas, em uma noite de muita música e emoção! Local: Arena das Dunas. Horário: 19h. Ingressos: a partir de R$85.

    Festival MPB 84 – Jota Quest, Marcelo Falcão, Hector Marks e mais
    Prepare-se para uma noite memorável com Jota Quest, Marcelo Falcão e outros grandes artistas, celebrando a MPB com muita energia e boas vibrações. Local: Arena das Dunas. Horário: 19h. Ingressos: a partir de R$85.

    Cinho Taximêtro
    Um show intimista e descontraído com Cinho Taximêtro, trazendo o melhor do samba. Local: Zona Abissal (Cidade Verde). Horário: 18h. Ingressos: a partir de R$10.

    Espetáculo de Dança: OZ – Uma história como você nunca viu
    Reviva a magia de “O Mágico de Oz” com uma releitura única e envolvente que vai surpreender toda a família. Local: Teatro Alberto Maranhão. Horário: 19h.

    Bardallos – Will Barros
    Uma noite especial com clássicos do jazz, MPB e samba, em um ambiente acolhedor e cultural. Local: Bardallos Comida & Arte. Horário: 21h. Entrada: R$15.

    Festival Literário da Pipa (FLIPIPA)
    A programação do FLIPIPA segue com mesas redondas, oficinas e atividades culturais. Venha mergulhar em debates e encontros literários. Local: Praça do Pescador, Pipa. Entrada gratuita.

    Festival Varilux de Cinema Francês
    Um convite à cultura e ao cinema francês, com sessões especiais todos os dias. Consulte a programação no Cinépolis Natal Shopping e escolha seu filme favorito.

    Marias – Exibição de Documentário
    A emocionante trajetória de Maria Prestes, uma mulher que desafiou injustiças e lutou pelo Brasil. Não perca! Local: Cervejaria Resistência. Horário: 19h.

    Sábado (16/11)

    Samba da Raffe
    Traga sua animação e samba no pé para uma tarde de samba e alegria com o grupo Samba da Raffe. Local: Arena das Dunas. Horário: 16h. Ingressos: a partir de R$15.

    Thiago Ventura – Stand-up Comedy
    Prepare-se para rir do começo ao fim com Thiago Ventura, um dos grandes nomes do stand-up no Brasil. Local: Teatro Riachuelo. Horário: 20h. Ingressos: a partir de R$40.

    Deco Machado em Desencaixado
    Uma noite divertida e inclusiva com Deco Machado, abordando temas como diversidade e identidade com muito humor. Local: Natal Comedy Club. Horário: 20h. Ingressos: a partir de R$50.

    Pegado + Raynel + Andrey
    Curta um show contagiante com Pegado e seus convidados em uma tarde repleta de música e alegria. Local: Redação Bar (Lagoa Nova). Horário: 14h. Ingressos: a partir de R$40.

    Candlelight: Coldplay x Imagine Dragons
    Um tributo instrumental inesquecível aos sucessos de Coldplay e Imagine Dragons, em uma atmosfera iluminada por velas. Local: Casa da Ribeira. Horário: 16h. Ingressos: a partir de R$60.

    Candlelight: Os Clássicos do Rock
    Clássicos do rock ganham uma interpretação instrumental à luz de velas. Ideal para quem ama música e quer algo diferente. Local: Casa da Ribeira. Horário: 18h e 20h. Ingressos: a partir de R$60.

    Festival Literário da Pipa (FLIPIPA)
    Último dia do festival, com mais mesas literárias e oficinas. Uma despedida à altura do festival literário mais charmoso do RN. Local: Praça do Pescador, Pipa. Entrada gratuita.

    Bloco Aff… Marias
    O lançamento oficial do bloco carnavalesco composto por mulheres que levam a energia da percussão! Local: Restaurante 294, Petrópolis. Horário: 17h. Entrada: R$15 antecipado, R$20 na hora.

    Festival Varilux de Cinema Francês
    Aproveite as últimas sessões do festival com filmes franceses imperdíveis! Local: Cinépolis Natal Shopping. Consulte a programação.

    Eletromusic – Especial Legião Urbana e Rock Nacional
    Uma noite especial para reviver os grandes sucessos do rock nacional. Local: Eletromusicpub, Candelária. Horário: 21h.

    Banda Anexo V
    Para os fãs de rock, uma apresentação ao vivo imperdível com a Banda Anexo V. Local: Zona Abissal (Cidade Verde). Horário: 18h. Ingressos: a partir de R$15.

    Domingo (17/11)

    Galáxia Kids Fest
    Um festival cheio de diversão para a criançada, com shows, youtubers famosos e atividades interativas! Local: Teatro Riachuelo. Horário: 16h. Ingressos: a partir de R$100.

    Zezé Motta canta Caetano
    Um show íntimo e emocionante com Zezé Motta interpretando as canções de Caetano Veloso. Local: Teatro Riachuelo. Horário: 20h. Ingressos: a partir de R$70.

    Deu Samba na Hope
    Um evento para os amantes do samba, com muita música e animação. Local: Arena de Eventos Cidade da Esperança. Horário: 15h. Ingressos: a partir de R$20.

    Stand-up Comedy com Yves Justino
    Prepare-se para uma noite de boas risadas com Yves Justino. Local: Natal Comedy Club. Horário: 20h. Ingressos: a partir de R$25.

    Samba de Arruar – Valéria Oliveira
    Samba ao ar livre com Valéria Oliveira, em um cenário especial para fechar o fim de semana com chave de ouro. Local: Largo da Rua Chile, Ribeira. Horário: 17h. Entrada gratuita.

    Festival Varilux de Cinema Francês
    Últimos dias para curtir a programação do Festival Varilux. Exibições diárias no Cinépolis Natal Shopping.

  • Natal se despede do poeta Volonté Fernandes, que flanava pelo Centro com seus livros, tiradas e resmungos

    Natal se despede do poeta Volonté Fernandes, que flanava pelo Centro com seus livros, tiradas e resmungos

    O poeta, escritor e artista visual (e muito mais que isso) Manoel Fernandes, conhecido como Volonté, faleceu aos 71 anos nesta segunda-feira (11) em Natal, deixando um legado cultural totalmente seu. Figura emblemática do cenário artístico potiguar, Volonté era presença constante nas ruas da Cidade Alta e de Petrópolis, onde nos cativava com sua irreverência e acidez

    Volonté publicou seis livros, que transpiram sua paixão pela arte e pela vida de Natal.

    Nas artes visuais, ele apresentou em 2017 a exposição “Isso é Só Colagem” na Galeria Newton Navarro, na sede da Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE). Sua obra sempre buscou refletir a autenticidade da vida nas ruas e a diversidade do Rio Grande do Norte.

    A Prefeitura de Natal, por meio da Capitania das Artes, já havia homenageado Volonté em uma cerimônia de reconhecimento à sua influência na cultura local. O evento foi realizado em conjunto com o poeta Nei Leandro.

    Volonté estava prestes a lançar um novo livro, presente do qual lamentavelmente teremos de abdicar.

    Ao longo dos últimos três meses, não foram menos que meia dúzia as vezes que marcamos de entrevistar nosso querido amigo Volonté. Algumas delas foram adiadas por nossa incapacidade de administrar os compromissos agendados (o que só comprova que a todo momento é preciso definir melhor nossas prioridades, antes que a vida nos tire essa escolha).

    Mas a maioria dos fracassos em concluir o tão desejado perfil de nosso Volonté se deu pelo humor peculiar de nosso amigo. Ele começava o papo falando de mil outras pessoas sobre as quais deveríamos escrever, demonstrando nenhum interesse em falar de si. O tempo se esgotava e ele falava de tudo, menos de si.

    Volonté era um cara extraordinário, fará falta. Muita falta.

    O velório ocorre na manhã desta terça-feira (12), no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, seguido do sepultamento às 16h. Familiares, amigos e admiradores prestam homenagens ao poeta, destacando seu legado e influência na literatura potiguar.

  • Finde Cultural: forró, samba, música eletrônica, cinema e muito mais esperam por você

    Finde Cultural: forró, samba, música eletrônica, cinema e muito mais esperam por você

    Neste final de semana, a agenda está repleta de uma programação cultural eclética e vibrante para todos os gostos. Há shows de forró e sertanejo para quem deseja dançar e se divertir, apresentações de samba e pagode com grandes nomes do gênero e festas de música eletrônica com DJs renomados da cena nacional.

    Para quem busca uma experiência mais cultural, há opções como o festival de cinema internacional, exibindo produções premiadas e aclamadas pela crítica, além de encantadores espetáculos de musicais e teatro para toda a família.

    Vem conferir o que separamos pra você!

    SEXTA – 08/11

    Roupa Nova – Foto: Reprodução

    LINNYKE ALVES – Stand-Up Comedy

    Nesta sexta-feira, o Teatro Alberto Maranhão recebe o comediante Linnyke Alves para uma noite de humor imperdível. Prepare-se para risadas garantidas em um show envolvente e cheio de bom humor.

    • Local: Teatro Alberto Maranhão
    • Horário: 20h
    • Informações: @teatroalbertomaranhao.oficial

    Feira Potiguar da Agricultura Familiar
    A Feira Potiguar da Agricultura Familiar acontece no Centro Administrativo do RN, recebendo o Festival do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com entrada gratuita e uma programação diversificada, o evento conta com DJ Samir (18h), Zé Hilton do Acordeon (19h) e Dorgival Dantas (21h). Uma celebração da cultura local para toda a família!

    • Local: Centro Administrativo do RN
    • Horário: A partir das 15h
    • Entrada: Gratuita
    • Informações: @mst.potiguar

    Roupa Nova – 40 Anos
    O grupo Roupa Nova celebra 40 anos de carreira com um show especial no Teatro Riachuelo. Esta é uma oportunidade única de relembrar grandes sucessos em uma noite inesquecível para todas as gerações.

    • Local: Teatro Riachuelo
    • Horário: 20h
    • Entrada: Bilheteria do teatro e site Uhuu!

    Festival Varilux de Cinema Francês
    O Festival Varilux, o maior evento de cinema francês fora da França, está em cartaz no Cinépolis Natal Shopping. Nesta sexta, serão exibidos “O Último Judeu” (14h), “O Sucessor” (15h55), “Madame Durocher” (18h10) e “Três Amigas” (20h05).

    • Local: Cinépolis Natal Shopping
    • Horário: A partir das 14h
    • Informações: Saiba Mais – Festival Varilux de Cinema Francês em Natal

    Edja Alvess no Bardallos
    A cantora Edja Alvess homenageia grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, em um show gratuito no Bardallos Comida & Arte. Venha prestigiar esse tributo aos 80 anos desses ícones da música brasileira!

    • Local: Bardallos Comida & Arte
    • Horário: 21h
    • Entrada: Gratuita
    • Informações: @BardallosNatal

    SÁBADO – 09/11

    Péricles – Foto: Reprodução

    OMNES Records Experience – Praia de Pipa
    Depois do sucesso da primeira edição em Florianópolis, a OMNES Records Experience chega ao RN! Neste sábado, 09 de novembro, o Makai Beach Club na Praia de Pipa recebe uma festa de música eletrônica com Soldera como headliner e mais Annëto, Nihanna, HeyDoc!, Dotten e Electra no lineup.

    • Local: Makai Beach Club, Praia de Pipa
    • Horário: A partir das 16h
    • Informações: @makai_beachclub

    Feira Potiguar da Agricultura Familiar
    No último dia do evento, a Feira Potiguar da Agricultura Familiar segue com programação imperdível no Centro Administrativo. Entre as atrações, estão DJ Samir (18h), Renata Rosa (19h), Letrux (20h30) e Francisco El Hombre (22h).

    • Local: Centro Administrativo do RN
    • Horário: A partir das 15h
    • Entrada: Gratuita

    Festival Samba Brasil
    A Arena das Dunas recebe grandes nomes do samba e pagode para a terceira edição do Festival Samba Brasil. No lineup, Sorriso Maroto, Péricles, Ferrugem, Turma do Pagode e outros, para uma noite de festa completa com palco 360º.

    • Local: Arena das Dunas
    • Horário: 18h
    • Entrada: Lojas Grand Optical e site stingressos.com
    • Informações: @sambabrasil_natal

    GRAFITH – 36 Anos
    A banda Grafith celebra 36 anos de sucesso com um show especial no Shock Casa Show. É uma festa tradicional para os fãs do grupo, com grandes hits para animar a noite.

    • Local: Shock Casa Show, Zona Norte
    • Horário: 21h
    • Entrada: Rede Mais Supermercados e OutGo

    Festival Varilux de Cinema Francês
    Neste sábado, o Festival Varilux continua no Cinépolis Natal Shopping com sessões de “Selvagens” (14h), “Apenas Alguns Dias” (15h55), “A Fanfarra” (18h05) e “O Conde de Monte Cristo” (20h15), oferecendo uma imersão no cinema francês.

    • Local: Cinépolis Natal Shopping
    • Horário: A partir das 14h

    DOMINGO – 10/11

     Foto: Festival Varilux de Cinema Francês/divulgação

    Festival Varilux de Cinema Francês
    O festival francês segue no Cinépolis Natal Shopping com uma programação especial para este domingo. Os filmes em cartaz são “O Sol Por Testemunha” (14h), “O Segundo Ato” (16h20), “Mega Cena” (18h05) e “A Favorita do Rei” (20h15), para encerrar o final de semana com uma dose de cultura.

    • Local: Cinépolis Natal Shopping
    • Horário: A partir das 14h

    O Rei Leão – O Musical
    O Teatro Riachuelo apresenta “O Rei Leão – O Musical”, uma adaptação encantadora do clássico inspirado em “Hamlet”, de Shakespeare. Ideal para toda a família, o espetáculo traz magia e emoção aos palcos.

    • Local: Teatro Riachuelo
    • Horário: 15h
    • Entrada: Bilheteria do teatro e site Uhuu!

    Movimento AfroXIRÊ
    A Cervejaria Resistência realiza o VII Ano do Movimento AfroXIRÊ, celebrando a cultura afro-brasileira com a banda ViraMUNDO Potiguar. Um evento vibrante para apreciar a diversidade cultural!

    • Local: Cervejaria Resistência
    • Horário: 15h
    • Informações: @resistenciacervejas

    NATCC Musical – Kaio Reis
    Para encerrar o final de semana, o Natal Comedy Club apresenta Kaio Reis em uma noite musical animada no projeto NATCC Musical. Uma excelente opção para relaxar e curtir boa música.

    • Local: Natal Comedy Club
    • Horário: 19h30
    • Informações: @natalcomedyclub

  • Amores Solitários: uma jornada de autodescoberta com visuais deslumbrantes

    Amores Solitários: uma jornada de autodescoberta com visuais deslumbrantes

    Esse degustado de filmes, séries e tudo mais que o audiovisual produz, vem te trazer suas impressões sobre mais um belo filme. Dessa vez, sobre uma trama montada, tendo o nascimento do amor como pano de fundo. Você certamente já deve ter se apaixonado por alguém e ficou, de certa forma, sem entender no primeiro momento se estava diante de uma paixão ou de um amor nascendo. Diante de uma situação dessa, eu ou você sabemos exatamente como nos sentimos. De uma hora para outra, num rompante, ficamos completamente atraídos por alguém, que, às vezes, parece estar totalmente fora do nosso mundo, uma pessoa completamente diferente de nós, mas com a qual criamos uma ligação e laços imediatos, e quando menos percebemos estamos ali, amando e querendo, com todas as nossas forças, viver esse amor.


    Será que o amor nasce de um embuste, de uma armadilha, que nela caímos sem querer sair? Bem, não tenho essa resposta, nem acredito que você as tenha.


    Entretanto, sem a pretensão de dar alguma resposta sobre o que falei acima, através dessa pequena introdução, desejo que tenha uma boa leitura e que, por gentileza, assista o filme e tire dele suas próprias conclusões.


    “Amores Solitários” nos convida a uma jornada introspectiva, onde personagens complexos buscam se reconectar consigo mesmos em meio às turbulências da vida. A trama, apesar de simples, é tocante e nos faz refletir sobre as relações humanas, as escolhas que fazemos e o verdadeiro significado da felicidade.


    Laura Dern e Liam Hemsworth entregam atuações sólidas, mas a química entre os dois não explode como esperado. A conexão entre os personagens parece mais uma amizade profunda do que um romance apaixonado, no entanto, suas performances individuais compensam essa falta de explosão, nos permitindo acompanhar de perto suas lutas internas e suas evoluções.


    A direção do filme é impecável, com cenas que nos transportam para paisagens deslumbrantes, criando uma atmosfera poética. A fotografia é outro ponto alto, com cores vibrantes e enquadramentos que realçam a beleza natural dos cenários. A trilha sonora, por sua vez, complementa a narrativa de forma sutil e envolvente, intensificando as emoções dos personagens.


    Apesar de seus visuais incríveis, “Amores Solitários” peca um pouco no desenvolvimento de alguns personagens secundários. A história se concentra majoritariamente em Katherine e Owen, deixando pouco espaço para que os outros personagens se aprofundem. Além disso, o ritmo da narrativa pode parecer um pouco lento em alguns momentos, podendo desagradar aos espectadores que buscam uma trama mais dinâmica. No entanto, “Amores Solitários” é um filme que vale a pena ser assistido, principalmente por aqueles que apreciam dramas românticos com uma pitada de introspecção.


    A mensagem central do filme é a importância de se amar e aceitar a si mesmo antes de buscar o amor em outra pessoa. A jornada de autodescoberta dos personagens é inspiradora e nos convida a refletir sobre nossas próprias vidas.


    Em resumo, “Amores Solitários” é um filme que agrada aos olhos e à alma, por sua beleza fotográfica, sua trilha sonora envolvente e as atuações sólidas dos protagonistas, compensando as pequenas falhas. Se você busca um filme para relaxar e refletir sobre a vida, esse é uma ótima opção, pois o mesmo te promoverá uma experiência cinematográfica agradável.