Categoria: 3 POLÍTICA

  • Parcerias: Prefeito eleito de Martins, César Móveis se reúne com a governadora Fátima Bezerra

    Parcerias: Prefeito eleito de Martins, César Móveis se reúne com a governadora Fátima Bezerra

    O prefeito eleito de Martins, César Móveis, acompanhado pelo vice-prefeito eleito Gileno Oliveira; pela presidente estadual do PSB, Larissa Rosado; a ex-deputada Sandra Rosado; secretário chefe de Casa Civil, Raimundo Alves; Raimundo Nonato da Procuradoria Geral do Estado; e pelo vereador reeleito Jean Ferreira, participou de uma importante reunião com a governadora Fátima Bezerra, nesta quinta-feira, 19, em Natal.

    O encontro teve como principal objetivo fortalecer a parceria entre o município de Martins e o Governo do Estado para enfrentar os desafios mais urgentes da cidade. Durante a reunião, César Móveis apresentou demandas prioritárias, com destaque para a área da saúde, solicitando o apoio do Estado para ampliar e melhorar os serviços prestados à população.

    “Acreditamos que o trabalho conjunto com o Governo do Estado será fundamental para avançarmos em áreas estratégicas e oferecer melhores condições de vida ao nosso povo. Esta reunião foi um passo importante nesse sentido”, destacou o prefeito eleito.

    A chefe do Executivo reforçou o compromisso do Governo do Estado em colaborar com os municípios, especialmente em áreas essenciais como saúde, infraestrutura e educação.

    O encontro reafirma o compromisso da gestão de César Móveis em buscar soluções para os desafios de Martins, colocando sempre as necessidades da população em primeiro lugar.

  • Câmara de Mossoró premia vereadores por desempenho

    Câmara de Mossoró premia vereadores por desempenho

    Na última sessão ordinária do ano, nesta quarta-feira (18), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró entregou troféus em reconhecimento à atuação de quatro vereadores. A premiação a quatro parlamentares vem se tornando tradição na Casa.

    O vereador Genilson Alves (União) foi premiado como o mais produtivo em 2024, por ter apresentado mais proposições entre os 23 parlamentares (290 propostas).

    Já o troféu de vereador mais assíduo este ano foi novamente para o vereador Wiginis do Gás (União), com 76 presenças, e o vereador Omar Nogueira (PV) foi de novo premiado por ter sido o que mais utilizou a tribuna ao longo de 2024 (48 pronunciamentos).

    O quarto parlamentar agraciado foi o vereador Professor Francisco Carlos (União), vencedor do Prêmio Vereadora Niná de Macedo Rebouças – Vereador do Ano 2024.

    De licença médica, Francisco Carlos foi representado no recebimento do troféu pelo filho Daniel Carvalho e por assessores parlamentares.

  • Prefeito de Mossoró é diplomado para seu segundo mandato

    Prefeito de Mossoró é diplomado para seu segundo mandato

    O prefeito reeleito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), e o vice-prefeito eleito, Marcos Medeiros (PSD), foram oficialmente diplomados nesta segunda-feira (16) em uma cerimônia solene realizada no Fórum Desembargador Silveira Martins. O evento foi conduzido pela juíza Cinthia Cibele Diniz de Medeiros, titular da 34ª Zona Eleitoral, marcando o encerramento oficial do processo eleitoral no município.

    Com uma votação histórica de 113.121 votos, correspondentes a 78,02% dos votos válidos, Allyson Bezerra consolida sua força política e inicia um novo ciclo de gestão em Mossoró. Durante seu discurso, o prefeito reeleito destacou a importância da confiança da população e o trabalho realizado no primeiro mandato.

    “O povo confirmou nas ruas que este trabalho merecia continuar. Hoje é um dia para agradecer a Deus, ao nosso povo e celebrar a democracia”, afirmou Allyson, que esteve acompanhado da primeira-dama Cinthia Pinheiro e da filha do casal, Angelina.

    A expressiva votação de Allyson na zona rural também foi um ponto de destaque. O prefeito alcançou 86% dos votos nessa região, consolidando sua liderança e ampla aceitação entre os eleitores do campo.

    Além do prefeito e do vice, a solenidade também marcou a diplomacão dos 21 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Mossoró. A cerimônia simboliza a transição oficial para a próxima legislatura e reforça o início de uma nova fase na gestão política da cidade.

    O ato de diplomacão é o último passo antes da posse, que está prevista para ocorrer em 1º de janeiro de 2025. Nesta data, Allyson Bezerra e Marcos Medeiros assumem formalmente seus cargos, dando continuidade à gestão que promete avançar ainda mais nas áreas de educação, saúde e infraestrutura.

    Com uma gestão aprovada por ampla maioria, o segundo mandato de Allyson Bezerra se apresenta como uma oportunidade para consolidar projetos e atender às demandas da população, especialmente no fortalecimento das áreas sociais e na expansão de políticas públicas de impacto regional.

  • Prisão de Braga Netto é mantida após audiência de custódia

    Prisão de Braga Netto é mantida após audiência de custódia

    O general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, teve sua prisão preventiva confirmada após audiência de custódia realizada neste sábado (14). A decisão foi tomada por um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a detenção.

    Braga Netto foi detido pela Polícia Federal (PF) sob a acusação de obstruir investigações relacionadas a uma suposta tentativa de golpe de Estado destinada a impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PF identificou que o general tentou obter informações sigilosas da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, com o objetivo de “impedir ou embaraçar as investigações em curso”.

    Durante a operação, foram realizadas buscas na residência de Braga Netto, em Copacabana, no Rio de Janeiro, e na casa de seu assessor, coronel Flávio Peregrino, em Brasília. A decisão de manter a prisão preventiva foi endossada pela Procuradoria-Geral da República, que apontou “provas suficientes de autoria e materialidade dos crimes” e considerou a medida necessária para evitar interferências nas investigações.

    Em sua delação, Mauro Cid afirmou que, após ser solto, Braga Netto e outros intermediários tentaram descobrir o conteúdo de seu depoimento. Além disso, Cid relatou que o general entregou dinheiro em uma sacola de vinho para financiar despesas relacionadas ao plano golpista, indicando uma participação ativa de Braga Netto nos atos criminosos.

    A defesa de Braga Netto nega as acusações de obstrução e afirma que se manifestará no processo. O general permanecerá detido no Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, enquanto as investigações prosseguem.

  • Braga Netto acaba de ser preso pela PF

    Braga Netto acaba de ser preso pela PF

    A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o general da reserva Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. A detenção ocorreu em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante uma operação que contou com apoio do Exército. O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de obstrução da Justiça.

    Braga Netto foi conduzido ao Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia das Forças Armadas. A ação faz parte de uma investigação que apura a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) após as eleições de 2022. Além da prisão, a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar no Rio de Janeiro e em Brasília.

    De acordo com o relatório da investigação, o general é apontado como uma figura central na tentativa de golpe, sendo mencionado 98 vezes no documento de 884 páginas da Operação Contragolpe. O inquérito revela que Braga Netto teria participado da elaboração de um plano denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa ações coercitivas por Forças Especiais. Entre as medidas, o plano mencionava o assassinato do presidente Lula e de Geraldo Alckmin, além da prisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

    A Polícia Federal destacou que há elementos concretos que indicam o envolvimento do general. “Os elementos probatórios obtidos ao longo da investigação evidenciam a sua participação concreta nos atos relacionados à tentativa de golpe de Estado e da abolição do estado democrático de direito, inclusive na tentativa de embaraçamento e obstrução do presente procedimento”, afirmou a PF em nota oficial.

    O plano, segundo as investigações, foi discutido em reuniões realizadas em Brasília nos meses de novembro e dezembro de 2022, logo após o segundo turno das eleições. Em encontro no dia 8 de novembro daquele ano, os militares investigados teriam acertado os detalhes do planejamento que seria apresentado a Braga Netto.

    A defesa do general nega as acusações e afirma que ele não teve qualquer conhecimento de documentos relacionados a um golpe ou de planos de assassinato. Até o momento, não houve manifestação oficial da defesa sobre a prisão.

    A Operação Contragolpe, que resultou no indiciamento de Jair Bolsonaro e de outros 36 investigados, apura os crimes de tentativa de abolição do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.

  • Seminário Estadual do PSB reúne filiados para capacitação e fortalecimento partidário em Natal

    Seminário Estadual do PSB reúne filiados para capacitação e fortalecimento partidário em Natal

    Na última sexta-feira, 13, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) promoveu um seminário estadual no auditório da Uni-RN, em Natal, reunindo cerca de 100 participantes de diversos municípios do Rio Grande do Norte. O evento teve como objetivo capacitar e qualificar os filiados, além de fortalecer a atuação do partido no estado.

    O seminário contou com palestras de destaque. O ex-vereador e publicitário Lahyre Neto compartilhou sua experiência parlamentar, oferecendo insights práticos sobre o cotidiano legislativo. O advogado Gustavo Brito abordou o processo legislativo, destacando suas nuances e desafios, enquanto a jornalista Joyce Moura enfatizou a relevância da comunicação política na gestão pública, essencial para uma atuação eficaz e transparente.

    Um dos momentos mais marcantes do evento foi a participação do prefeito eleito de Martins, César Móveis, que compartilhou os desafios enfrentados durante sua campanha eleitoral e reforçou sua determinação em transformar Martins em uma referência em saúde. Ele destacou que sua gestão será pautada pelo trabalho em prol da população e pela busca por avanços significativos na qualidade de vida do município.

    A presidente estadual do PSB, Larissa Rosado, reforçou a importância de iniciativas como esta para o fortalecimento da sigla. Larissa anunciou que o partido pretende realizar outros eventos similares no próximo ano, ampliando as oportunidades de capacitação para seus filiados e promovendo uma atuação política mais qualificada.

    Ao final do seminário, os participantes assistiram a uma mensagem em vídeo do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Ele destacou seu apreço pelo PSB do Rio Grande do Norte e reafirmou seu compromisso com a sigla, garantindo apoio às iniciativas do partido no estado.

    “O evento é o primeiro de vários projetos que o PSB no Rio Grande do Norte irá realizar, consolidando seu compromisso com o fortalecimento político e a formação de lideranças em todo o estado”, disse Larissa.

  • Francisco do PT é eleito Parlamentar do Ano da Assembleia Legislativa do RN

    Francisco do PT é eleito Parlamentar do Ano da Assembleia Legislativa do RN

    O deputado estadual Francisco do PT foi escolhido como Parlamentar do Ano de 2024 pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no Auditório Cortez Pereira, e contou com a participação de jornalistas que cobrem as atividades da Casa.

    Francisco obteve 26 votos entre os 45 jornalistas aptos a votar, destacando-se pela sua atuação no Legislativo ao longo do ano. A deputada Eudiane Macedo (PV) ficou em segundo lugar com cinco votos, enquanto os deputados Galeno Torquato (PSDB), Tomba Farias (PL), Cristiane Dantas (SDD) e Neilton Diógenes (PP) receberam um voto cada. Dez profissionais não compareceram.

    Ao receber a notícia, Francisco do PT destacou a importância da honraria e dividiu o reconhecimento com eleitores, familiares e colegas de plenário. “De forma muito honrosa agradeço ao Comitê de Imprensa e aos jornalistas que cobrem as atividades dessa Casa. Divido esse reconhecimento com os outros colegas e, principalmente, com os 50.049 eleitores que me confiaram este mandato. Sinto-me muito honrado”, afirmou o deputado.

    A iniciativa do Comitê de Imprensa, presidido pelo jornalista Oliveira Wanderley, é uma tradição consolidada na ALRN. Criada durante a presidência do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, a homenagem busca destacar o trabalho dos parlamentares que mais se sobressaíram ao longo do ano. O primeiro a receber o título foi o ex-deputado Roberto Furtado, em 1982.

    O Comitê de Imprensa da Assembleia foi batizado com o nome do jornalista Alexis Gurgel, em homenagem ao profissional que marcou sua história na cobertura política do estado. Com essa eleição, Francisco do PT reafirma seu papel de destaque no Legislativo potiguar, consolidando sua trajetória como um dos parlamentares mais atuantes da atual legislatura.

  • Prefeito eleito de Martins, César Móveis, busca parcerias para fortalecer a economia local

    Prefeito eleito de Martins, César Móveis, busca parcerias para fortalecer a economia local

    O prefeito eleito de Martins, César Móveis, já iniciou sua jornada de trabalho em busca de benefícios para a população martinense. Em uma reunião na sede da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), César foi recebido pela presidente da instituição, Márcia Maia, para discutir parcerias que visam impulsionar o empreendedorismo no município.

    Durante o encontro, foram tratadas estratégias para apoiar diversos setores econômicos de Martins, como turismo, comércio, serviços e agricultura familiar. A presidente da AGN destacou a importância da parceria com o município e afirmou que a agência está preparada para atender empreendedores de diferentes portes, desde pequenos negócios informais até empresas estruturadas.

    “Estamos à disposição para apoiar o empreendedorismo em Martins. O microcrédito da AGN contempla até mesmo empreendedores informais, sem CNPJ, garantindo condições especiais, como a isenção de juros para quem paga as parcelas em dia. Para empresários mais estruturados, oferecemos linhas de crédito com juros baixos, a partir de 0,7% ao mês, fortalecendo a economia local”, explicou Márcia Maia.

    César Móveis, por sua vez, ressaltou o compromisso de sua gestão em incentivar o empreendedorismo e já firmou uma parceria para que, já na primeira semana de janeiro, duas pessoas do município estejam em treinamento na AGN para implementar o programa localmente.

    “Martins pode contar com meu compromisso de buscar oportunidades para todos. Essa parceria com a AGN será fundamental para apoiar os pequenos empreendedores e fortalecer a economia da nossa cidade. Vamos trabalhar juntos para que os martinenses tenham acesso a crédito e possam desenvolver seus negócios com mais facilidade”, declarou César.

    Com essa visita, o prefeito eleito reforça sua postura de gestor ativo e comprometido, demonstrando que está empenhado em atrair benefícios para o desenvolvimento de Martins antes mesmo de tomar posse.

  • Em Brasília, deputada Divaneide participa do Seminário do PT e discute questões sobre trabalho e meio ambiente

    Em Brasília, deputada Divaneide participa do Seminário do PT e discute questões sobre trabalho e meio ambiente

    “É essencial refletir sobre os empregos e trabalhar para reduzir a precarização dos postos de trabalho. A redução da ‘Escala 6×1’ trouxe esse debate para o centro das discussões, tornando este um momento oportuno para aproximar o povo e implementar ações concretas,” afirmou a deputada Divaneide Basílio durante o seminário “A Realidade Brasileira e os Desafios do Partido dos Trabalhadores”, promovido pelo PT. O evento, que acontece em Brasília nesta quinta e sexta-feira, reúne parlamentares e petistas de todo o Brasil para discutir os desafios atuais e futuros do país.

    A deputada Divaneide Basílio, que também é a atual presidenta do Partido em Natal, é uma das parlamentares que acompanha as rodas de diálogo e palestras, contribuindo com sua experiência e visão para as discussões. O seminário aborda diversas questões cruciais para o desenvolvimento do Brasil, com foco especial na criação de empregos dignos e na redução da precarização, a partir da lógica e organização do “novo mundo do trabalho”.

    Outra preocupação central do partido é a questão ambiental, especialmente no contexto das transições da indústria para a era digital. O PT está comprometido em proteger os biomas brasileiros e enfrentar os desafios ambientais que surgem com essas transições. A deputada Divaneide Basílio destacou a importância de considerar os impactos ambientais dessas mudanças e de implementar políticas que garantam a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

  • Autoridades discutem monitoramento e ações de segurança para oscorredores turísticos do RN

    Autoridades discutem monitoramento e ações de segurança para oscorredores turísticos do RN

    Os diretores Edmar Gadelha e George Gosson, juntamente com o vice-presidente José Odécio e o deputado estadual Luiz Eduardo, participaram, na manhã desta sexta-feira (06), de uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cel. Araújo. O encontro ocorreu na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo.

    Durante a reunião, o Secretário e os comandantes da Polícia Civil destacaram que, casos isolados de violência noticiados recentemente, não comprometem o trabalho que vem sendo realizado pela segurança pública do estado. Ele enfatizou que ações de monitoramento estão em andamento, com reforço da segurança nos principais corredores turísticos, incluindo Pipa. Além disso, informou que a Operação Verão, que visa intensificar a segurança nas praias potiguares, terá início ainda este mês.

    Também estiveram presentes na reunião, a Secretária de Turismo do Estado, Solange Portela, e o empresário George Costa, representante da Câmara de Turismo da Fecomércio RN.

  • Em nota, Prefeitura de Natal politiza investigações e tenta desviar o foco para o Governo do Estado

    Sem responder adequadamente às graves denúncias apuradas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024, a Prefeitura de Natal aproveitou uma nota do Poder Executivo para recomendar que o MPE que “todas as denúncias recebidas durante o período eleitoral sejam igualmente esclarecidas, inclusive as que foram feitas em relação ao uso da máquina pública em órgãos da administração estadual”.

    O ato – que é ato oficial da Administração Pública – revela a enorme confusão que há em nossa gestão entre o público e o privado. Ao usar um comunicado oficial da Prefeitura para atacar o Governo do Estado e tentar desviar o foco das práticas imputadas a sua gestão, o prefeito Álvaro Dias (REP) incorre naquilo que seu críticos cansaram de salientar: a prática coronelista de quem administra a cidade como se fosse uma de suas fazendas, visando aos próprios interesses e desrespeitando os ritos democráticos.

    Do que se trata

    Na manhã desta quarta-feira (6), o Ministério Público Eleitoral, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), deflagrou uma operação em órgãos da Prefeitura de Natal para investigar denúncias de abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024.  

    A ação teve como alvos principais os vereadores eleitos Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega Azevedo de Oliveira, ambos do partido Republicanos, acusado de coagir servidores públicos a apoiar suas campanhas eleitorais sob ameaça de demissão ou exoneração. Rendall ocupava o cargo de diretor de Recursos Humanos na Secretaria Municipal de Educação (SME), enquanto Irapoã era titular da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), antes de se candidatarem.  

    Os promotores, acompanhados de policiais, cumpriram mandados de busca e apreensão em quatro órgãos da Prefeitura: as secretarias de Educação (SME), Serviços Urbanos (Semsur), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban). Na SME, computadores e documentos foram apreendidos nas salas relacionadas às atividades de Daniell Rendall e outros servidores citados nas denúncias.  

    Além disso, a operação revelou um histórico de suspeitas de irregularidades eleitorais na Prefeitura de Natal. Em outubro, Victor Diógenes, diretor técnico da Arsban, foi exonerado após ser acusado de assédio eleitoral. Ele teria cobrado votos de funcionários terceirizados e comissionados para Paulinho Freire, candidato pelo União Brasil. Apesar da exoneração, Diógenes foi renomeado ao mesmo cargo em novembro, após o fim do pleito.  

    Em nota, a Prefeitura de Natal declarou que está à disposição para colaborar com as investigações. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por sua vez, ainda não confirmou oficialmente a operação.  

    A investigação amplia o alcance de denúncias de abuso de poder político na gestão municipal, trazendo à tona suspeitas de práticas que comprometem a integridade do processo eleitoral em Natal.

    Nota da Prefeitura de Natal

    Com relação à operação de busca e apreensão realizada nesta sexta-feira (6) dentro da investigação por suposto abuso de poder político em alguns órgãos do Município, a Prefeitura do Natal informa que, mesmo não possuindo maiores informações, está à disposição para contribuir e esclarecer aos responsáveis legais quaisquer pontos que se fizerem necessários. 

    A Prefeitura entende que o Ministério Público está cumprindo seu papel. Espera, também, que todas as denúncias recebidas durante o período eleitoral sejam igualmente esclarecidas, inclusive as que foram feitas em relação ao uso da máquina pública em órgãos da administração estadual, como PGE e Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, também acusados de cometer assédio eleitoral.

  • Governador de SP passa a defender câmeras corporais

    Governador de SP passa a defender câmeras corporais

    Em evento sobre os desafios da segurança pública, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, afirmou ter mudado de posição e agora defende o uso de câmeras corporais por agentes de segurança.

    “Me arrependo muito da postura reativa que eu tive lá atrás”, declarou o governador, reconhecendo que sua visão anterior estava equivocada. Tarcísio justificou sua mudança de posição ao afirmar que as câmeras auxiliam os agentes e atuam como fator de contenção, contribuindo para o equilíbrio na atuação policial.

    “Hoje eu percebo que estava enganado, que ela [a câmera corporal] ajuda o agente da segurança pública. Eu percebo que ela é um fator de contenção e nós precisamos sim de contenção e de equilíbrio”, afirmou Tarcísio.

    O governador destacou ainda o desafio de garantir a segurança jurídica dos policiais, sem permitir excessos. A declaração ocorre em meio a uma semana marcada por casos de violência policial no estado.

  • César Móveis será diplomado no próximo dia 17 de dezembro

    César Móveis será diplomado no próximo dia 17 de dezembro

    A Justiça Eleitoral realizará, no próximo dia 17 de dezembro de 2024, a cerimônia de diplomação dos eleitos no município de Martins. O evento acontecerá às 11h, no Salão do Júri da Comarca de Martins, localizado na Rua Dr. Joaquim Inácio, 130, no Centro da cidade.

    A diplomação é um momento solene que marca o encerramento do processo eleitoral e oficializa os representantes eleitos pelo povo, conferindo-lhes o direito de exercer os respectivos mandatos.

    Toda a comunidade está convidada a prestigiar esse importante momento para o fortalecimento da democracia em Martins.

    Data: 17 de dezembro de 2024
    Horário: 11h
    Local: Salão do Júri da Comarca de Martins
    Endereço: Rua Dr. Joaquim Inácio, 130, Centro – Martins/RN

  • Cinco candidatos eleitos a vereadores em Areia Branca têm contas desaprovadas

    Cinco candidatos eleitos a vereadores em Areia Branca têm contas desaprovadas

    A Justiça Eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, em Areia Branca, desaprovou as contas de campanha de 5 vereadores eleitos no município no pleito de 06 de outubro.

    Tiveram as contas desaprovadas os eleitos: Alderí Batista (PSDB); João Ferreira Tavernard (PSDB), o “João de Beguinho”;  Cliverson Ferreira (PP); Francisco de Oliveira (PP), o “Fran Rodrigues”; e Clécio Jerônimo (PSDB), o “Clécio da Saúde”.

    As prestações de contas apresentaram irregularidades, especialmente relacionadas à omissão de despesas obrigatórias, como gastos advocatícios e contábeis, conforme consta na decisão do juiz eleitoral Emanuel Telino Monteiro. Os candidatos eleitos não apresentaram documentos suficientes para comprovar a regularidade das movimentações financeiras.

    Os pareceres técnicos da Justiça Eleitoral, e as manifestações do Ministério Público Eleitoral (MPE), apontaram que as irregularidades comprometem a transparência e a confiabilidade das contas, violando normas previstas na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nº 23.607/2019, e na Lei das Eleições, nº 9.504/97.

    Os pareceres técnicos identificaram a falta de comprovação da origem dos recursos usados para custear despesas, e a omissão de registro de serviços de gastos essenciais à campanha, os contábeis e advocatícios.

    Com a decisão, os processos aguardam trânsito em julgado. Os 5 eleitos poderão ter que enfrentar a inelegibilidade em futuros pleitos, dependendo da gravidade das irregularidades levantadas.

    O TSE tem jurisprudência recente em que tais problemas na prestação de contas, inviabilizam a aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, suficientes para ocasionar a desaprovação de contas.

  • João Batista Torres faz história ao romper muros da Câmara de Vereadores de Natal

    João Batista Torres faz história ao romper muros da Câmara de Vereadores de Natal

    João Batista Torres, morador do bairro Planalto em Natal há 20 anos, é reconhecido por seu trabalho como ativista social e idealizador do projeto “Aconchego do Bem”. Há 12 anos, essa iniciativa oferece serviços de saúde, como consultas médicas e fisioterapia, além de cursos profissionalizantes, beneficiando moradores do Planalto e de outras regiões de Natal.

    Após participar das eleições municipais em 2012, 2016 e 2020, João Batista Torres foi eleito vereador em 2024, integrando uma renovação de 51% na Câmara Municipal de Natal. Sua campanha contou com o apoio de amigos, familiares e da comunidade do Planalto, sem grandes estruturas ou alianças políticas. Ele recebeu 3.565 votos, sendo 1.501 no Planalto e 1.080 no Pitimbu, tornando-se o vereador mais votado da Zona Oeste de Natal.

    Em declaração, João Batista Torres expressou gratidão à comunidade e destacou seu compromisso com o trabalho social, saúde, educação, esporte, cultura e transporte público. Ele também manifestou a intenção de colaborar com o prefeito eleito, Paulinho Freire, e com os demais vereadores, buscando uma gestão eficaz para a cidade.

  • Bancada federal define destinação de emendas coletivas

    Bancada federal define destinação de emendas coletivas

    A bancada federal do Rio Grande do Norte, coordenada pelo deputado federal Robinson Faria (sem partido), definiu as áreas que vão receber as emendas coletivas em 2025. A reunião aconteceu nesta terça-feira (03), em Brasília.

    Para o Orçamento Geral da União do próximo ano, serão R$ 528 milhões a serem distribuídos entre saúde, educação, infraestrutura, agricultura, recursos hídricos, rodovias e assistência social.

    “Acredito que pudemos, com união e pensando no interesse coletivo, definir as prioridades para o Rio Grande do Norte. Diferentes áreas serão contempladas de forma a beneficiar todo estado e a nossa população”, comentou Robinson Faria. Foram definidas três obras que estão em andamento: a conclusão da Estrada da Produção, entre São Tomé e Cerro Corá; o Hospital Municipal de Natal; e a manutenção dos trechos em processo de federalização da BR-104.

    Oito emendas foram destinadas a diferentes setores: Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) e da Atenção Primária (PAP) e equipamentos para a saúde; MEC e Ensino Superior com a Ufersa e a UFRN; MDS para custeio na área de assistência social; infraestrutura da Região Metropolitana de Natal; infraestrutura no DNOCS, para abastecimento e recursos hídricos; e a área rural, por meio da Codevasf.

    Participaram da reunião o coordenador da bancada, Robinson Faria, os também deputados federais: Benes Leocádio (União Brasil), Fernando Mineiro (PT), General Girão (PL), João Maia (PP), Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União Brasil), Sargento Gonçalves (PL), e os senadores: Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD).

  • Entidades empresariais criticam proposta de aumento de ICMS durante audiência pública na Assembleia Legislativa do RN

    Entidades empresariais criticam proposta de aumento de ICMS durante audiência pública na Assembleia Legislativa do RN

    Na manhã desta terça-feira (3), uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reuniu representantes de entidades empresariais, governo e deputados para debater o projeto de lei que propõe o aumento da alíquota básica do ICMS de 18% para 20%. A medida, defendida pelo governo estadual como essencial para equilibrar as contas públicas, foi alvo de críticas de setores do comércio, turismo e combustíveis, que alertaram para impactos negativos na economia.

    O ICMS é a principal fonte de arrecadação do estado e incide sobre o valor de praticamente todos os produtos e serviços. Caso o aumento seja aprovado, produtos que hoje recolhem 18% de imposto passarão a pagar 20%, como exemplificou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel/RN), Paolo Passarielo. “Aumento de imposto a gente não pode ser a favor. O maior problema do nosso setor é o impacto na matéria-prima, que com certeza ficará mais caro”, declarou.

    Setores como combustíveis e alimentação fora do lar destacaram que o aumento da alíquota deverá refletir diretamente nos preços ao consumidor. Segundo Maxwell Flor, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos), o impacto será significativo. “Na gasolina, o consumidor hoje paga R$ 1,37 de ICMS e passará a pagar R$ 1,47. Já no diesel, o valor passará de R$ 1,06 para R$ 1,12. Isso impacta toda a cadeia de transportes e bens.”

    Carlos Eduardo Xavier, secretário estadual de Fazenda, defendeu o reajuste como indispensável para a manutenção de serviços públicos e destacou que o estado tem a menor alíquota básica do Nordeste. “A situação da saúde, por exemplo, é reflexo das dificuldades financeiras que enfrentamos. Com essa majoração, esperamos melhorar o fluxo de financiamento, especialmente para hospitais e fornecedores”, afirmou. Ele também ressaltou que o aumento visa repor perdas de arrecadação registradas desde 2022.

    Debate político e tramitação

    O projeto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, aguarda agora análise da Comissão de Finanças antes de ser votado em plenário. O debate desta terça-feira foi promovido pela comissão, que é composta majoritariamente por deputados da oposição. O deputado José Dias, um dos opositores da medida, foi enfático ao criticar a proposta: “É um desastre. Vai retirar recursos do povo que já não pode pagar e incentivar a inflação. O problema do estado não é receita, é controle de despesa.”

    O presidente da Comissão de Finanças, deputado Tomba Farias, destacou que a decisão sobre o projeto deve ser tomada no próximo dia 11 de dezembro, com previsão de votação em plenário no dia 17, junto à Lei Orçamentária do Estado para 2025. “Este debate permite que o governo e os empresários exponham seus argumentos, dando aos deputados mais clareza para votar com consciência tranquila”, afirmou.

  • Destino de Lawrence pode ser a Caern

    Destino de Lawrence pode ser a Caern

    O zunzunzum na oposição de Mossoró é que o vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), Lawrence Amorim (PSDB), irá assumir cargo de direção na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

    A previsão é que Amorim assuma o cargo no escritório da companhia em Mossoró.

    Segundo informações, assim que deixar a CMM, o edil assumirá a cadeira de direção da Caern.

    Rompimento com Allyson

    Lawrene foi prefeito de Almino Afonso por dois mandatos (2009-2016). Foi eleito à CMM em 2020 pelo Solidariedade (SDD), mesmo partido que Allyson Bezerra foi eleito à prefeitura naquele ano. Em 2022, Amorim foi candidato à Câmara dos Deputados com apoio do prefeito. No início deste ano, Allyson, já filiado ao União Brasil (UB), e o vereador, já no PSDB, romperam as relações políticas. Lawrence se lançou ao executivo, conseguindo 16.115 votos (11,11%), num pleito histórico, em que Allyson venceu com a maior votação da história da cidade, com 113.121 sufrágios (78,02%).

  • Isaac da Casca retorna ao mandato na Câmara de Mossoró

    Isaac da Casca retorna ao mandato na Câmara de Mossoró

    O vereador Isaac da Casca (MDB) reassumiu o mandato na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), na manhã de hoje (2), após 121 dias como deputado estadual. Nesse período, ele substituiu na Assembleia Legislativa o deputado Adjuto Dias (MDB), que estava de licença.

    Isaac da Casca regressou ao mandato na CMM, ao assinar o ato de reassunção, na Presidência da Casa – retorno ao mandato dispensa juramento de posse. Participaram do momento o presidente Lawrence Amorim (PSDB) e o vereador Omar Nogueira (PV).

    Com a posse do titular, Ricardo Alexandre Vale da Silva, “Kadinho” (Rede), volta à condição de suplente. Kadinho assumiu em 15 de outubro e exerceu o mandato por um mês e meio. Isaac permanece na Câmara até dia 31 deste mês (não concorreu à reeleição).

    Na reta final da legislatura, o vereador e agora ex-deputado estadual participará das votações do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A leitura das novas emendas à proposta do Orçamento da Prefeitura está prevista para a sessão de amanhã (3), às 9h.

  • Souza conclui primeiro escalão e amplia participação de mulheres

    Souza conclui primeiro escalão e amplia participação de mulheres

    Do Blog Saulo Vale

    O prefeito eleito de Areia Branca, Souza (União Brasil), concluiu neste fim de semana o anúncio dos nomes que vão compor o primeiro escalão.

    Destaque para a quantidade de mulheres, que inclusive comandarão as secretarias com os maiores orçamentos: Saúde, Educação, Esporte, Gabinete Civil, Habitação, Assistência Social e Mulheres.

    Elas também estarão à frente das principais unidades de Saúde do município.

    Confira:

    Secretaria de Saúde: Lidiane Garcia (titular) e Eric Souza (adjunto);

    Secretaria de Assistência Social: Francisca Batista (titular) e Alana Napomuceno (adjunta);

    Secretaria de Educação: Cilene Guimarães (titular) e Ana Glícia (adjunta);

    Secretaria de Esporte: Isaura Abreu;

    Secretaria da Mulher: Bárbara França;

    Secretaria de Habitação: Joseana Cunha;

    Gabinete Civil: Viviane Araújo;

    Secretaria de Meio Ambiente: Josivania Emanuelly;

    Secretaria de Agricultura: Adamastor Coelho;

    Secretaria de Finanças: Jeremias de Souza;

    Secretaria de Obras e Infraestrutura: Aroldo Alves;

    Secretaria de Administração: Cesar Aragão;

    Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Italo Menezes;

    Secretaria de Desenvolvimento Rural: Rodolfo de Lima Souza;

    Secretaria de Pesca: Chicão do Mel;

    Secretaria de Segurança: Yago Bruno;

    Secretaria de Turismo: Vicente Holanda;

    Secretaria de Relações Distritais: Cleiton Cleber;

    Secretaria de Transporte: Flávio Gomes;

    Secretaria de Comunicação e Transparência: Francisco Teixeira;

    Procuradoria-Geral: Mateus Melo;

    Controladoria-geral: Thiago Rebouças;

    Direção do Centro de Saúde José Nogueira de Melo: Yara Duarte;

    Direção do Hospital Municipal Sara Kubitschek: Girlândia Círia.