O vereador Wanderson Batista, o Cacau, foi procurado ano passado para compor a base do prefeito Fabiano Lopes (PL), o Fabiano de Vavá. Foi ofertado ao vereador cargos e condições políticas para reeleição, mas Cacau não aceitou a proposta.
Cacau foi o terceiro mais votado na eleição passada, com quase 10% dos votos, e vem se destacando por seu trabalho legislativo. É um dos nomes de proa no cenário político-eleitoral barcelonense, com boas expectativas para renovar seu mandato.
O edil irá sair do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), pelo qual foi eleito em 2020, e migrará para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do pré-candidato a prefeito Carlos Zamith. O MDB vem montando uma nominata robusta, e Cacau no partido viabiliza as chances da legenda fazer um maior número de assentos na Câmara Municipal.
Cacau esteve com Neto Mafra (PSDB) no pleito de 2020, seguiu com o ex-prefeito nas eleições de 2022, sendo o único do PSDB, entre 5 vereadores, a fechar apoio as candidaturas de Mafra na ocasião. Agora em 2024 é um dos principais entusiastas da pré-candidatura a vice de Neto, em chapa com o ex-alcaide Zamith.