O América comunicou na tarde desta segunda-feira (9) que o técnico Marquinhos Santos não seguirá no comando da equipe em 2025. Em um comunicado enviado à imprensa, a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) confirmou que chegou a um acordo para a rescisão contratual, que originalmente iria até o fim de 2025.
Marquinhos Santos teve um período misto à frente do Alvirrubro. Apesar de conquistar o Campeonato Potiguar 2024 de forma invicta, o técnico não conseguiu atingir o principal objetivo do ano: o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O time rubro foi eliminado pelo Retrô na segunda fase da Série D, o que pesou na decisão de não renovar o contrato.
No total, Marquinhos Santos comandou o América-RN em 42 jogos, com 20 vitórias, 15 empates e sete derrotas. A eliminação precoce na Série D foi um dos fatores determinantes para sua saída. Após a eliminação, o treinador havia declarado em entrevista coletiva que gostaria de cumprir seu contrato e que não abandonaria o projeto.
“Poderia ter saído antes, poderia ir para divisões maiores, com rentabilidades melhores e maiores, mas eu abracei o projeto pelo que é o América, pelo que é essa torcida, a forma como também me abraçou. Se depender de mim, eu pretendo, sim (continuar). Não abandono o barco. Eu poderia ter saído e não saí. Não vai ser agora. Agora é que a gente vê quem é líder, agora que a gente vê quem é quem. Eu consegui diagnosticar muitas coisas durante a temporada e que podemos fazer melhor para o ano que vem,” afirmou Marquinhos na ocasião.