Faz quase dois meses que o ABC não vencia um adversário. Na última ocasião, em 30 de setembro, venceu a Ponte Preta, também de Campinas, por 2×0, no Frasqueirão. Fora de casa, então, já passava mais do que o dobro do tempo: a última vitória abecedista como visitante foi contra o Avaí, também por 2×0, em Florianópolis.
A vitória deste domingo (19), por 3×2, contra o Guarani, não deixa de surpreender. Porém, tem um gosto amargo. Com apenas 25 pontos e tendo apenas uma partida pela frente, o ABC já está rebaixado para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Para não terminar na ingloriosa última posição, terá que vencer no próximo sábado (e por goleada) o Vila Nova (GO) e torcer para que o Londrina seja derrotado pelo Botafogo de Ribeirão Preto.
Próximo adversário do ABC sonha com acesso histórico à Série A
Quem for assistir ao jogo no Frasqueirão não verá facilidade para o ABC. O time goiano, em 4º lugar, necessita da vitória contra a equipe potiguar, para garantir sua vaga na Série A do futebol brasileiro em 2024. Não seria pouca coisa: o Vila Nova não integra a elite do futebol brasileiro desde 1985 (curiosamente, a última edição que o ABC também participou).
O ano de 2023 termina como um daqueles para serem esquecidos pelo futebol potiguar (não nos esqueçamos de que o América, que disputou a Série C, também foi rebaixado). Será que há alguma perspectiva de melhoras, de mudanças de rumos? Quem viver, verá. Mas é difícil apostar.