A deputada Isolda Dantas (PT) utilizou sua fala desta terça-feira (18) no plenário da Assembleia Legislativa para responder ao senador Rogério Marinho (PL). O ex-ministro de Jair Bolsonaro afirmou em entrevista à Tribuna do Norte que o presidente Lula vem ao RN inaugurar obra em que foi responsável por “apenas 7%”.
A deputada líder do PT na Casa, apresentou dados do governo federal acerca da obra da Barragem de Oiticia, na região de Jucurutu.
Segundo a deputada a obra iniciada em 2013, na gestão Dilma Rousseff (PT) custou R$ 811 milhões. Do valor, a gestão da ex-presidenta custeou 34%; seu sucessor Michel Temer (MDB) foi responsável por anos 5,3%; Jair Bolsonaro investiu 17,9%; e Lula (PT) custeou a maior fatia, com 42,6%.
“A vinda de Lula aqui não é algo… apenas uma visita de um presidente que vem andar de moto. A vinda do presidente Lula ao Estado do Rio Grande do Norte é para realizar um sonho de décadas, e pra resolver de uma vez por todas o problema hídrico, principalmente da região do Seridó”, disse a deputada Isolda Dantas.
Segundo Isolda, a inauguração do complexo hidrossocial da Barragem de Oiticica marcará a entrega do “segundo maior reservatório de água do Rio Grande do Norte”. Ela ressaltou o simbolismo da data, lembrando a crença popular de que “a chuva no dia de São José é um indicativo de um bom inverno”, falou.
Além da inauguração da barragem, a deputada informou que o presidente Lula também assinará a ordem de serviço da Adutora do Agreste, “outro empreendimento crucial para resolver a questão hídrica no estado”. Isolda Dantas fez um histórico da obra da Barragem de Oiticica, iniciada em junho de 2013, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff, e celebrou que “sua retomada e finalização ocorrem no retorno de Lula à presidência”. Ela também destacou a “fundamental” participação da governadora Fátima Bezerra (PT) para a conclusão do projeto.