Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto em todas as simulações de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. O estudo, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, ouviu 2.004 eleitores em 120 cidades e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais. Os resultados mostram estabilidade em relação ao levantamento anterior de agosto.
Em um possível segundo turno contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula registra 43% das intenções de voto, ante 35% de Tarcísio. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparece como o adversário com melhor desempenho nesse cenário, ainda assim ficando sete pontos atrás do presidente, com 33% contra 40% de Lula.
O levantamento também testou cenários envolvendo membros da família Bolsonaro. Lula venceria a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) por 47% a 32%, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) por 47% a 29%. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível e condenado, Lula teria 47% contra 34%.
Em comparações com outros governadores de oposição, Lula mantém vantagem consistente. Ele lidera com 44% contra 32% de Ratinho Júnior (PSD-PR), 45% contra 32% de Romeu Zema (Novo-MG), 46% contra 31% de Ronaldo Caiado (União-GO) e 45% contra 26% de Eduardo Leite (PSD-RS).
No primeiro turno, Lula aparece na frente em todas as oito simulações realizadas, com percentuais entre 32% e 43%. No cenário mais amplo, que inclui Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, o presidente tem 32%, seguido por Bolsonaro com 24% e Ciro com 11%. Na intenção espontânea de voto, Lula subiu de 16% para 18%, enquanto Bolsonaro caiu de 9% para 6%. A taxa de eleitores indecisos aumentou de 66% para 68%.
Deixe um comentário