Governadora confirmou que audiência com embaixador da China discutirá a negociação de camarão e pescado potiguar para o país asiático
A governadora Fátima Bezerra celebrou a instalação da Frente Parlamentar RN China, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em cerimônia nesta sexta-feira (18), destacando duas novidades que chegarão ao RN através da parceria histórica mantida com o Governo da República Popular da China.
Uma das novidades tem um grande potencial para o desenvolvimento da economia potiguar, e envolve uma das atividades econômicas mais importantes do estado, a carcinicultura. De acordo com a governadora Fátima Bezerra, um diálogo foi iniciado com a intenção de abrir o mercado desse setor para a China.
“Nós colocamos para a cônsul que, mais do que nunca, temos a necessidade de abrir novos mercados chineses para a economia do Rio Grande do Norte, especialmente para o nosso camarão e o setor de pescados, em que temos uma produção extraordinária. Já está definido que nós vamos ter uma audiência em Brasília, com o embaixador da China no Brasil, a cônsul vai estar presente, o ministro da Agricultura também vai estar presente, e nós vamos levar o setor produtivo daqui junto com a Frente Parlamentar de Cooperação Rio Grande do Norte e China”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
O início do diálogo acontece em um momento estratégico, em que o Brasil está na iminência do chamado ‘tarifaço’, uma política de aumento de tarifas imposta pelo governo dos Estados Unidos que promete taxas de 50% nos produtos brasileiros que chegarem aos EUA.
Outra grande notícia é a chegada ao Rio Grande do Norte de uma organização vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, e que visa maior promoção da cultura chinesa, proporcionando inclusive o ensino da língua chinesa.
“Essa frente parlamentar vem para ajudar nessa cooperação entre o Governo do Estado do RN e a China, e nós já estamos colhendo os frutos. Em audiência com a cônsul Lan Heping, recebemos a notícia que o Rio Grande do Norte receberá uma unidade do Instituto Confúcio. Será a terceira no Nordeste, que só tem na Bahia e em Pernambuco”, disse a governadora Fátima.
O momento também foi de celebração para a representante do governo chinês. Lan Heping, cônsul-geral da China em Recife, esteve presente na cerimônia, e destacou o momento vivido entre as duas nações.
“A relação Brasil e China está na melhor era, e a instalação da Frente Parlamentar China Rio Grande do Norte vai promover ainda mais essa relação para o bem estar do povo do Rio Grande do Norte. Fico muito feliz com essa frente parlamentar”, destacou Lan Heping.
A Frente Parlamentar RN China foi proposta pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, que terá a função de presidir o grupo de deputados na promoção da maior integração entre o estado potiguar e o governo chinês. Ele terá o auxílio dos parlamentares Neilton Diógenes, que será vice-presidente, de Hermano Morais e Kerginaldo Jácome, que atuarão como membros da frente.
“Esta casa se coloca como instrumento de promoção e fortalecimento das relações institucionais, comerciais, tecnológicas e culturais entre o Rio Grande do Norte e a China”, disse Kleber Rodrigues, explicando a função do grupo.
“A China se consolidou como a principal potência global na produção de equipamentos para energia renovável, especialmente nos setores solar, fotovoltaico e eólico. O país é líder em energias renováveis, inovação tecnológica e infraestrutura. Já o Rio Grande do Norte é o estado com maior produção de energia renovável do Brasil, e é também o maior exportador de frutas do Brasil. Por isso, o RN encontra no mercado chinês um grande potencial a ser explorado”, completa Rodrigues, deputado presidente da Frente Parlamentar RN China, lembrando ainda que o país asiático é o principal parceiro econômico do RN.
“Os caminhos potiguares e chineses já se cruzaram. O que faremos agora é impulsionar e explorar todo o nosso potencial. Desde 2021, a China é o principal parceiro comercial do Rio Grande do Norte. Em 2024, o volume de importações potiguares originadas da China alcançou expressivos mais de US$ 260 milhões. valor três vezes superior ao total importado dos Estados Unidos, segundo maior fornecedor do Estado”, completa Kleber Rodrigues, destacando a importância da relação entre o RN e a China.
Entre as autoridades presentes, também estavam os secretários estaduais de desenvolvimento econômico, Allan Silveira; da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha; e o adjunto do Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonsêca.
Prefeitos de municípios da Grande Natal e do Leste potiguar também acompanharam o momento, como Emídio Júnior (Macaíba); Nilda Cruz (Parnamirim); Antônio Henrique (Ceará-Mirim); Louvado (Taipu); e André Rodrigues (Monte Alegre).
Deixe um comentário