O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta quarta-feira, 28, a entrega de novos equipamentos que vão reforçar o atendimento à população potiguar. A aquisição, que ultrapassa R$ 2 milhões em recursos do Ministério da Saúde (MS) e da Ebserh, contempla um novo ecocardiograma, monitores de triagem e microscópios de última geração. Um raio-X portátil digital também foi adquirido e será entregue posteriormente.
Ao todo, foram distribuídos 19 microscópios entre a Unidade de Laboratório de Análises Clínicas (ULAC) e a Unidade de Anatomia Patológica (UAPAT), além de 16 monitores de triagem para o Edifício Central de Internação (ECI) e ambulatórios. Já o ecocardiograma será destinado à Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI).
De acordo com a superintendente do Huol, Eliane Pereira, a chegada dos novos aparelhos representa um passo importante para qualificar a formação acadêmica e os serviços prestados aos pacientes da instituição. “Ao longo do tempo, esses equipamentos vão perdendo um pouco sua capacidade, sua visualização, vão se tornando obsoletos. Quando conseguimos renovar essas tecnologias, isso ajuda muito na formação dos alunos e no atendimento ao paciente, em que o profissional terá maior resolutividade nas imagens para oferecer os diagnósticos necessários”, afirma.
A gestora também ressalta que o processo de renovação das tecnologias é fruto da articulação e do planejamento da Ebserh. “É um trabalho que a gestão vem desenvolvendo junto ao Ministério da Saúde para conseguir esses recursos e, assim, melhorar o parque tecnológico, aumentando o tempo de resolução dos exames e a acurácia dos resultados, além de impulsionar a formação das equipes para oferecer uma melhor assistência à população”, complementa.
Para o gerente administrativo do Huol, Rodrigo Briozo, os benefícios também alcançam as rotinas assistenciais. “A entrega dos equipamentos médicos e de suporte ao diagnóstico e à assistência é mais um avanço na qualificação, ampliação e segurança do nosso parque tecnológico, e vem atender a demandas antigas da área de ecocardiografia, dos laboratórios de análises clínicas e da patologia, assim como dos ambulatórios e enfermarias do Huol”, reforça.
Ele destaca, ainda, a importância do apoio institucional recebido pelo Hospital Universitário. “As demandas por esses equipamentos, que foram analisadas pela Ebserh e pelo Ministério da Saúde, tiveram total apoio, celeridade e descentralização orçamentária, reconhecendo a importância do hospital para o município e o estado do Rio Grande do Norte”, finaliza.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Deixe um comentário