Um paciente de 63 anos passou por uma cirurgia surpreendente nesta sexta-feira (23), no Hospital Maternidade Abel Belarmino de Amorim, na cidade de Almino Afonso, interior do Rio Grande do Norte. Durante o procedimento, os médicos retiraram 29 pedras da bexiga, algumas com até 4 centímetros de diâmetro.
A equipe médica e os familiares ficaram espantados com a quantidade e o tamanho dos cálculos. “Surpreendeu todo mundo, uma coisa incrível. Até os médicos ficaram surpresos”, relatou José Ademar, cunhado do paciente, que o acompanhava no hospital.
O paciente, identificado como Francisco Dário de Paiva, mora na zona rural de Pau dos Ferros, em uma comunidade chamada Perímetro Irrigado, nas proximidades da BR-226. Ele relatava dores frequentes na bexiga e dificuldade para urinar há cerca de seis meses.
Em abril, Francisco chegou a ser internado no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, onde uma tomografia revelou a presença de múltiplos cálculos. Mesmo com o diagnóstico precoce, o sofrimento persistiu até que a cirurgia foi finalmente agendada para esta semana em Almino Afonso.
“Ele estava sofrendo muito de lá pra cá. Até que chegou esse fim de semana, que ele estava bastante preocupado, sofrendo muito. E colocaram para fazer a cirurgia no hospital de Almino Afonso”, contou José Ademar.
Segundo a administração do hospital, os cálculos retirados tinham entre 2,5 cm e 4 cm, o que chamou a atenção da equipe médica pela quantidade e pelo tamanho. “A gente já tinha feito cirurgias com algumas coisas parecidas, mas com essa grande quantidade de pedras a gente não tinha feito ainda. É uma quantidade considerável”, explicou George Amorim, da direção do hospital.
Apesar da complexidade do caso, o procedimento foi bem-sucedido e Francisco Dário se recuperava bem no pós-operatório. A previsão era de alta médica já neste sábado (24).
*Com informações do g1RN
Deixe um comentário