O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todas as regiões do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (13). A previsão é de precipitações que podem chegar a 50 milímetros (mm) por dia em todo o estado, com possibilidade de chuvas de até 100 mm na região do Alto Oeste potiguar.
O primeiro aviso, de nível amarelo, abrange todo o território potiguar e é válido das 10h desta segunda-feira (13) até às 10h da terça-feira (14). O alerta indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar da intensidade, o instituto classificou o risco como baixo para ocorrências de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações do Inmet durante chuvas e ventos fortes:
- Evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Alerta laranja: perigo alto no Alto Oeste
Além do alerta amarelo, o Inmet emitiu um aviso de nível laranja, que representa perigo elevado, para 16 municípios da região do Alto Oeste. O alerta vale das 12h desta segunda-feira (13) até às 10h de terça-feira (14).
Neste caso, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 km/h. As condições aumentam o risco de interrupção no fornecimento de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Municípios sob alerta laranja:
- Água Nova
- Coronel João Pessoa
- Doutor Severiano
- Encanto
- José da Penha
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Paraná
- Pau dos Ferros
- Rafael Fernandes
- Riacho de Santana
- São Francisco do Oeste
- São Miguel
- Tenente Ananias
- Venha-Ver