Pesquisa revela que 47% dos brasileiros pretendem presentear no Natal; roupas são preferência



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Uma pesquisa realizada pela OLX revelou que 47% das pessoas pretendem presentear neste Natal. Roupas, calçados e acessórios lideram a lista de itens mais procurados pelos consumidores. Logo em seguida, alimentos, eletrônicos, celulares e produtos para casa também aparecem como opções populares.

O levantamento também indicou as faixas de gastos dos consumidores. Cerca de 30% afirmaram que pretendem desembolsar entre R$ 100,01 e R$ 200 para a compra de presentes. Outros 23% afirmaram que gastarão entre R$ 200,01 e R$ 500, evidenciando o cuidado com o orçamento familiar neste período de festas.

Uma mudança perceptível no comportamento de consumo é a procura por itens de segunda mão. Segundo a pesquisa, 23% dos entrevistados consideram a compra de produtos usados para presentear neste Natal. O vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, Flávio Passos, destacou que o mercado de produtos usados surge como uma alternativa viável para quem busca economizar sem abrir mão da qualidade.

Outro ponto relevante é a percepção sobre o aumento dos preços. Mais da metade dos consumidores que compraram presentes em 2023 acreditam que os valores estão mais altos neste ano de 2024. Isso tem levado muitos compradores a buscarem promoções e descontos oferecidos no comércio eletrônico.

A pesquisa revelou também as plataformas preferidas para pesquisa de preços e compras. As lojas online lideram as buscas, com 67% dos consumidores utilizando esse meio. Logo atrás, vêm as lojas físicas, escolhidas por 55% dos entrevistados. Os aplicativos de vendas, que no ano passado lideravam as buscas, ficaram em terceiro lugar, com 34%.

Essa mudança de comportamento está associada à atratividade das promoções e descontos oferecidos no comércio eletrônico, apontada por 74% dos consumidores. Além disso, a comodidade de economizar tempo e evitar multidões em lojas físicas também foi apontada como fator decisivo na escolha.

No quesito meios de pagamento, o cartão de crédito lidera as transações, sendo o método escolhido por 47% dos entrevistados. Em seguida, o Pix aparece como a segunda opção mais utilizada, com 32%. O cartão de débito é a escolha de 12% das pessoas, enquanto o dinheiro em espécie é utilizado por apenas 8% dos consumidores.

A chegada do 13º salário também desempenha um papel importante no comportamento dos consumidores. Segundo o levantamento, quase metade dos entrevistados pretende usar o benefício para cobrir despesas, incluindo a compra de presentes natalinos.




O Potengi

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Pesquisa revela que 47% dos brasileiros pretendem presentear no Natal; roupas são preferência



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Uma pesquisa realizada pela OLX revelou que 47% das pessoas pretendem presentear neste Natal. Roupas, calçados e acessórios lideram a lista de itens mais procurados pelos consumidores. Logo em seguida, alimentos, eletrônicos, celulares e produtos para casa também aparecem como opções populares.

O levantamento também indicou as faixas de gastos dos consumidores. Cerca de 30% afirmaram que pretendem desembolsar entre R$ 100,01 e R$ 200 para a compra de presentes. Outros 23% afirmaram que gastarão entre R$ 200,01 e R$ 500, evidenciando o cuidado com o orçamento familiar neste período de festas.

Uma mudança perceptível no comportamento de consumo é a procura por itens de segunda mão. Segundo a pesquisa, 23% dos entrevistados consideram a compra de produtos usados para presentear neste Natal. O vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, Flávio Passos, destacou que o mercado de produtos usados surge como uma alternativa viável para quem busca economizar sem abrir mão da qualidade.

Outro ponto relevante é a percepção sobre o aumento dos preços. Mais da metade dos consumidores que compraram presentes em 2023 acreditam que os valores estão mais altos neste ano de 2024. Isso tem levado muitos compradores a buscarem promoções e descontos oferecidos no comércio eletrônico.

A pesquisa revelou também as plataformas preferidas para pesquisa de preços e compras. As lojas online lideram as buscas, com 67% dos consumidores utilizando esse meio. Logo atrás, vêm as lojas físicas, escolhidas por 55% dos entrevistados. Os aplicativos de vendas, que no ano passado lideravam as buscas, ficaram em terceiro lugar, com 34%.

Essa mudança de comportamento está associada à atratividade das promoções e descontos oferecidos no comércio eletrônico, apontada por 74% dos consumidores. Além disso, a comodidade de economizar tempo e evitar multidões em lojas físicas também foi apontada como fator decisivo na escolha.

No quesito meios de pagamento, o cartão de crédito lidera as transações, sendo o método escolhido por 47% dos entrevistados. Em seguida, o Pix aparece como a segunda opção mais utilizada, com 32%. O cartão de débito é a escolha de 12% das pessoas, enquanto o dinheiro em espécie é utilizado por apenas 8% dos consumidores.

A chegada do 13º salário também desempenha um papel importante no comportamento dos consumidores. Segundo o levantamento, quase metade dos entrevistados pretende usar o benefício para cobrir despesas, incluindo a compra de presentes natalinos.


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