Nos dias 20 e 21 de dezembro, Natal será palco de um reencontro especial com o auto natalino mais tradicional do Rio Grande do Norte: o espetáculo “Um Presente de Natal”. Criado em 1997, o evento deste ano será realizado no anfiteatro da UFRN, com apresentações gratuitas a partir das 20h.
No dia 25 de dezembro, o espetáculo também será apresentado na Arena das Dunas, na Zona Sul da cidade, como parte das comemorações pelo aniversário de Natal.
Com um olhar atento aos temas atuais, a edição de 2024 do auto natalino trará uma reflexão sobre o impacto do uso excessivo de tecnologias e telas digitais nas relações sociais. A trama abordará o nascimento de Jesus Cristo enquanto provoca uma análise crítica sobre o distanciamento social e o isolamento que o uso descontrolado de dispositivos eletrônicos pode gerar.
“Este ano, queremos abordar o uso excessivo de telas e tecnologias digitais, que, muitas vezes, têm nos distanciado e isolado do convívio social e familiar. Desde o início, trazemos assuntos contemporâneos para o nosso auto natalino, e nesta edição, que celebra 27 anos de história, não poderia ser diferente”, explicou Diana Fontes, idealizadora e diretora do espetáculo.
O espetáculo conta com uma equipe criativa de peso. O texto e as músicas são assinados por Danilo Guanais, enquanto a direção geral fica a cargo de Diana Fontes. A produção envolve cerca de 100 pessoas em cena, incluindo bailarinos, atores, cantores e crianças. Desde novembro, o grupo segue em ritmo intenso de ensaios para garantir uma apresentação memorável.
O coro infantil é um dos destaques da peça, com a participação de crianças e jovens das comunidades do Bom Pastor e do Passo da Pátria, reforçando o compromisso social do projeto com a inclusão de talentos locais.