A saúde é um dos temas mais importantes nas eleições municipais de 2024 em Parnamirim. Cinco candidatos à Prefeitura apresentaram suas propostas, detalhadas no DivulgaCand Contas, com foco na melhoria dos serviços de saúde para a população. Confira as principais sugestões de cada candidato:
Professora Nilda (Coligação “PARNAMIRIM NAS MÃOS DO POVO”) A candidata propõe ações focadas nos mais carentes, como a revitalização e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a criação de Núcleos de Educação Popular em Saúde, e a implementação da Telemedicina. Nilda também sugere o fortalecimento da gestão dos serviços de saúde, incluindo a incorporação de sistemas digitais para a gestão de medicamentos e insumos. Além disso, destaca a importância da criação do programa #SaúdeDigital e da Política Municipal de Saúde Integral para a população LGBTQIAPN+.
Salatiel (Coligação “PARNAMIRIM PRA FRENTE”) Salatiel planeja a criação do Pronto-Socorro Infantil de Parnamirim e a reforma da Maternidade Divino Amor para se tornar referência em atenção à mulher. Outras propostas incluem a ampliação do Centro de Zoonoses, a criação de um Hospital Veterinário, e a implantação da Telemedicina. O candidato também quer melhorar e expandir as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e fortalecer a rede de saúde mental.
Professor Eron (Coligação “Brasil da Esperança”) Eron propõe políticas públicas integradas, com foco na valorização dos profissionais de saúde e na aplicação de recursos municipais para a assistência social. Ele sugere a atualização da Lei de cargos e remunerações dos servidores e a aplicação mínima de 5% da arrecadação de impostos em programas de saúde e assistência social.
Daniel Rizzi (NOVO) As propostas de Daniel Rizzi são voltadas para a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade do atendimento. Ele defende a criação de um Sistema Integrado de Saúde (SIS) e o atendimento móvel domiciliar, além de parcerias com instituições de ensino e pesquisa para aprimorar as políticas de saúde do município. Rizzi também propõe a expansão do atendimento de urgência e a reestruturação da Maternidade Divino Amor.
Marciano Júnior (Coligação “POR UMA PARNAMIRIM MELHOR”) Marciano Júnior foca em propostas que promovem a universalidade, humanização e equidade na saúde. Ele sugere a criação de centros especializados, como o CRTEA e o Centro de Diagnósticos por Imagens, além da construção de uma nova UPA e a reforma da existente. O candidato também destaca a transparência nas filas de cirurgias e exames, o uso da tecnologia para prevenção de doenças, e a valorização dos profissionais de saúde.