Os alunos do Programa Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte participaram na ultima segunda-feira (22) do projeto ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ que resgata a importância da preservação ambiental.
O projeto atingiu a marca de 10 mil plantios de mudas de Rhizophora mangle, conhecido como mangue-vermelho, na praia de Barra do Rio, em Extremoz, na Grande Natal. Um outdoor foi instalado no local para eternizar o momento.
“O plantio de 10 mil mudas na praia de Barra do Rio é mais do que uma ação ambiental, é um compromisso renovado com a preservação da Mãe Terra. Essas árvores não apenas embelezam nossa paisagem costeira, mas também sustentam ecossistemas vitais. Estamos orgulhosos de fazer parte deste esforço que beneficia não apenas o meio ambiente, mas toda a comunidade local”, frisa o diretor da UnP, Guilherme Guerra.
A iniciativa, que teve início em 2005, é parte de um amplo esforço de recuperação do manguezal local. O projeto é liderado pelo educador ambiental Paulo Gerson, professor de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Potiguar (UnP), e conta com a participação de voluntários da comunidade, entre crianças e adultos, além de estudantes de Biologia da Instituição.
“As árvores já atingiram uma altura que varia entre quatro e cinco metros, exibindo galhos densos e folhagem exuberante, evidenciando o sucesso do projeto e seu impacto positivo na paisagem local, contribuindo para a melhoria do ambiente costeiro”, relata o docente.
A ação também teve parceria do Prefeitura Municipal de Extremoz, Secretaria Municipal de Educação, em nome da Escola Municipal Isaías Lopes, Cooperativa dos Balseiros de Barra do Rio e Dromedunas Turismo.