A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está entre as 20 melhores universidades federais do Brasil e ocupa a terceira colocação entre as instituições das regiões Norte e Nordeste, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado tem como base o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores que avaliam a qualidade do ensino superior no país.
A UFRN manteve o conceito máximo — nota 5 — no IGC, consolidando-se como um dos principais centros de ensino e pesquisa do Brasil. O índice considera fatores como a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, infraestrutura, corpo docente e desempenho dos estudantes no Enade.
Segundo o Inep, o percentual de cursos da universidade com conceitos 4 ou 5, considerados “muito bom” ou “excelente”, subiu de 67% para 70%. Nos cursos avaliados especificamente em 2023, esse número é ainda mais expressivo: 84% atingiram os conceitos mais altos.
O procurador educacional institucional da UFRN, Fabiano Gomes, atribui os resultados à Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação, implementada pela instituição em 2017. “Estamos colhendo os frutos dessa política. Desde então, temos aumentado o percentual de cursos bem avaliados. No ano passado, alcançamos o IGC 5 e conseguimos manter agora. O empenho é para continuarmos buscando as metas do nosso plano estratégico”, afirmou.
Já o reitor da universidade, José Daniel Diniz Melo, destacou o trabalho conjunto da comunidade acadêmica. “Este resultado confirma o engajamento de toda a comunidade universitária com a melhoria contínua dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UFRN. É mais uma demonstração de compromisso com a educação pública de qualidade”, declarou.
Entre as metas estabelecidas no Plano de Gestão e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estão alcançar 75% de cursos com conceito 4 ou 5 até 2027 e 80% até 2029.
Na edição de 2023 do Enade, foram avaliados cursos das áreas de Engenharia, Saúde e Ciências Agrárias. Todos os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) obtiveram conceito 5, incluindo Medicina (Escola Multicampi de Ciências Médicas), Biomedicina, Fisioterapia (FACISA), Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo.