Rosinaldo Lobo, aos 54 anos, deu com a cara na parede em busca do sonho de se tornar jornalista; mas chutou a porta e fez seu próprio caminho
Rosinaldo começou seu curso de jornalismo na modalidade semipresencial. Mas, com poucos meses após o início da graduação, ele foi demitido e não teve como pagar as mensalidades, tendo que trancar o curso.
Ele recomeçou o curso quando voltou a trabalhar, e a frustração veio forte quando, após 6 meses, foi demitido novamente. Pela segunda vez seu sonho era “roubado”, após começar a sentir o gosto de ser um estudante de jornalismo.
Sempre acompanhado de bons amigos, ele relembra que, após a última frustração, recebeu o apoio de um grande amigo e jornalista, que não o deixou desistir e hoje é como um guia e professor para ele.
“Eu lembro que ele me disse: Lobo, faça. Com unhas e dentes, faça e enfrente todos os obstáculos. Não vai ser uma besteirinha dessa que vai fazer você desistir.”
Foi a partir daí que Rosinaldo começou a trabalhar como moto uber para conseguir pagar o curso e as despesas básicas de casa. Agora, voltando ao curso, queria sentir na pele o que é fazer jornalismo. Então saiu de emissora em emissora pedindo estágio, chegou a fazer entrevistas em uma delas, mas não passou.
As faltas de respostas o fizeram questionar se sua idade seria o problema. “Me perguntei: será que não querem um coroa pra ser jornalista? Fiquei desanimado, mas tem algo dentro de mim que não me deixa baixar a cabeça.”
Hoje, aos 54 anos, Rosinaldo está no segundo semestre do tão almejado curso e é estagiário de um portal de notícias e jornal impresso, onde se destaca por sua desenvoltura, simpatia e seu faro para notícias.
Entre erros e acertos, Rosinaldo está cada dia mais determinado a seguir com seu sonho, e cheio de planos ele comenta sobre as experiências que vem adquirindo durante a nova fase de sua vida.
“Tô gostando muito, é ainda melhor do que imaginei. Quando tenho que ir a lugares que têm jornalistas conhecidos, eu fico observando eles, tento aprender o máximo. Às vezes me sinto como se fosse um jornalista formado.”
Pé no jornalismo
Assim que ingressou no curso, Rosinaldo criou um perfil no Instagram e depois na plataforma YouTube. O Natal Web News surgiu para compartilhar notícias, divulgar eventos e fazer coberturas do que viesse acontecer em Natal e pela região.
O intuito principal era aprender na prática como ser um jornalista: como se comportar, editar, como abordar as pessoas.
Agora, seus planos são de se aventurar na elaboração de Podcasts. Com um programa já gravado, Rosinaldo possui mais três temas prontos e com temáticas bem interessantes. E pretende abordar de tudo e mais um pouco.
“Existe o podcast só áudio e o que é áudio e vídeo, vamos gravar na segunda opção, porque assim eu também alimento meu canal. E vamos falar de política, meio ambiente, tudo que quiserem saber”, diz Rosinaldo, empolgado com os planos.
Diante de todos os desafios, de todas as vezes que o estímulo para deixar o sonho de lado foi maior do que o apoio de quem acreditava nele, de todas as negativas e das zombarias por insistir tanto em seu sonho, uma coisa é certa: sua trajetória nos ensina que a jornada é tão importante quanto o destino e que nunca é tarde para lutar pelo que se ama.
Maravilha. Avante