O deputado federal Robinson Faria (PL-RN) manifestou apoio ao requerimento de urgência para a análise do projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. A informação foi confirmada ao portal 98 FM.
O apoio foi anunciado nesta terça-feira (15), um dia após o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolar oficialmente o requerimento. Contudo, a adesão de Robinson não terá efeito prático, pois, após o protocolo, não é possível adicionar ou retirar assinaturas do requerimento. Assim, a inclusão do nome do deputado tem um caráter simbólico, sinalizando seu alinhamento com a base bolsonarista.
Com Robinson, cinco dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte já apoiam a urgência do projeto. Já haviam assinado anteriormente os deputados Benes Leocádio (União Brasil), Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL).
O projeto de anistia visa acelerar a tramitação da proposta que concede perdão aos envolvidos nas invasões e destruições das sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), gerando intensos debates e divisões no Congresso.
Entre os deputados potiguares, três se posicionaram contra o requerimento: Fernando Mineiro (PT), Natália Bonavides (PT). Já o deputado João Maia (PP) não se posicionou sobre o assunto.