Uma fila quilométrica se formou no entorno do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, na manhã desta quarta-feira (26), para um mutirão de registros no Cadastro Único, necessário para acesso a programas sociais como Bolsa Família e outros.
Parte da população chegou ao local ainda na terça-feira (25) e passou a noite na fila para garantir atendimento. O mutirão estava previsto para começar às 9h, mas diante da enorme demanda, os portões foram abertos antes das 7h30.
A Prefeitura de Natal informou que a previsão é atender cerca de 2 mil pessoas por dia até a próxima sexta-feira (28). No entanto, ainda antes da abertura dos portões, a Secretaria de Assistência Social constatou que a fila já ultrapassava esse número.
Diante da situação, o secretário adjunto da pasta, Anderson Lopes, afirmou que quem não conseguir atendimento nesta etapa do mutirão poderá realizar um agendamento no próprio local. “Quando chegar na ficha dois mil, o atendente vai informar que o atendimento estará encerrado, mas vai informar que quem quiser ficar para poder agendar, vai ter uma ala lá dentro para isso”, explicou.
O mutirão permite a renovação, atualização ou registro de novos cadastros no sistema. Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos do titular e demais membros da família:
- Identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência;
- Atestado médico, caso haja algum membro da família com deficiência.