A Polícia Federal do RN deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), no município de Maxaranguape, na região leste do estado, a Operação Vicarius, com o objetivo de combater um esquema de fraudes criado por um grupo criminoso especializado em prejudicar a Previdência Social.
O grupo recrutava pessoas para se passarem por beneficiários do INSS, utilizando documentos falsos, para “sequestrarem” os benefícios dessas pessoas.
Durante as investigações, a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários e a Inteligência Previdenciária, comprovaram o cometimento de fraudes pelo grupo criminoso, constatando que os fraudadores se utilizavam de documentação falsa e se passavam pelos verdadeiros beneficiários conseguindo “sequestrar” seus benefícios, alterando a agência mantenedora do INSS, bem como o banco pagador para outras Unidades Federativas.
Os golpistas conseguiram obter não apenas o recebimento das parcelas dos benefícios, mais também a contratação fraudulenta de empréstimos que eram consignados à revelia dos titulares dos benefícios.
Com o objetivo de reunir provas para avaliar o prejuízo causado ao INSS, identificar os coautores e desmantelar o grupo criminoso, a 14ª Vara da Justiça Federal do RN determinou a execução de um mandado de busca e apreensão em Maxaranguape.
A ação foi realizada por seis policiais federais, com o apoio de servidores da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (CGINP/MPS).
Vicarius é um termo em latim que significa “aquele que se faz passar por outra pessoa”, sendo a origem etimológica da palavra “vigarista”.