Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal prendeu duas pessoas no Rio Grande do Norte durante a Operação Terabyte, que visa combater o armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil em todo o país. As prisões ocorreram em Natal e Mossoró, no Oeste potiguar.
A operação, de âmbito nacional, contou com o cumprimento de 141 mandados de busca e apreensão em diversos estados, além do envolvimento de 750 policiais federais e civis. No RN, dois mandados de busca e apreensão foram executados, resultando em prisões em flagrante pelo crime de armazenamento de arquivos de abuso sexual infantil, cuja pena pode chegar a 4 anos de prisão.
Em Natal, um dos suspeitos foi preso em flagrante, enquanto em Mossoró, a operação também resultou na detenção de um indivíduo pelo mesmo crime. Ambos foram enquadrados no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Operação Terabyte, que contou com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (HSI), busca identificar criminosos que armazenam grandes quantidades de material de abuso sexual infantojuvenil. Segundo a Polícia Federal, o nome da operação faz alusão à capacidade de armazenamento de dados cibernéticos, referindo-se ao grande volume de material que esses criminosos costumam possuir.
Desde dezembro de 2023, a Polícia Federal cumpriu 1.291 mandados de prisão relacionados a abusadores sexuais. A operação segue com o objetivo de desarticular redes criminosas envolvidas em crimes contra crianças e adolescentes.