Nova licitação do transporte público de Natal deve prever retorno de linhas extintas na pandemia

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Ícone de crédito Foto: Reprodução/ STTU

A nova licitação do sistema de transporte público de Natal, prevista para ser lançada até setembro deste ano, deve incluir o retorno de diversas linhas que foram extintas durante a pandemia da Covid-19. A informação foi discutida por vereadores da capital potiguar durante sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (15), com destaque para a necessidade de atender demandas históricas das comunidades afetadas.

O presidente da Comissão de Transporte da Casa, vereador Leo Souza (Republicanos), afirmou que o edital em elaboração pela Prefeitura já contempla, por exemplo, o retorno da linha 44 (Satélite-Alecrim), uma das mais solicitadas pela população. “O edital prevê o 33A indo até o Village de Prata e o retorno de outras linhas. É importante que os vereadores façam os encaminhamentos com as solicitações dos bairros que representam”, disse.

Leo também reforçou que, atualmente, não há mecanismos legais que obriguem as empresas a reativarem linhas desativadas. “As linhas foram reduzidas durante a pandemia e não voltaram. O que podemos fazer agora é garantir a volta delas dentro da nova licitação”, explicou. A comissão também abriu um canal de comunicação para que a população envie sugestões e reclamações sobre o sistema.

O vereador Preto Aquino (Podemos) foi enfático ao dizer que só aprovará projetos relacionados ao transporte com a inclusão da volta das linhas 44 e 36 (Cidade Nova). “Faço parte da base do governo, mas tenho esse compromisso com minha comunidade. Já deixo claro meu voto: não voto sem deixar uma emenda pedindo a volta dessas linhas”, afirmou. Ele lembrou que seu projeto de lei que proibia a retirada de linhas sem aprovação da Câmara foi derrubado após contestação do Seturn, sindicato das empresas de ônibus.

A vereadora Camila Araújo (União Brasil) cobrou da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) o retorno da linha 25 (Bairro Nordeste–Hospital das Clínicas) e também a reinstalação de abrigos de parada de ônibus na rua Boa Vista. “A população já está bastante prejudicada com a fusão da linha 13 com a 25, que passou a demorar até 1h30 para circular. E até hoje os abrigos retirados não foram recolocados”, denunciou.

Já o vereador Pedro Henrique (PP) defendeu o retorno das linhas 48 (Nova Descoberta–UFRN) e 66 (Parque das Dunas), citando sua importância para estudantes e trabalhadores da Zona Sul. “Andei muito no 66 para ir à UNP. Os moradores desses bairros estão há anos esperando o retorno dessas rotas que são fundamentais”, afirmou.

A vereadora Samanda Alves (PT) alertou para apontamentos técnicos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) na versão anterior da minuta do edital. Segundo ela, o TCE questionou a concessão de 20 anos e a ausência de exigência de veículos com combustíveis alternativos. “A nova minuta já ajustou a duração para 15 anos e incorporou exigências de frota elétrica e a gás”, explicou. Samanda também destacou que a Prefeitura inicia nesta quarta-feira (16) os testes com um ônibus elétrico e que a Potigás está em tratativas para a introdução de veículos a gás natural.

*Com informações do Agora RN



Nova licitação do transporte público de Natal deve prever retorno de linhas extintas na pandemia

Ícone de crédito Foto: Reprodução/ STTU

A nova licitação do sistema de transporte público de Natal, prevista para ser lançada até setembro deste ano, deve incluir o retorno de diversas linhas que foram extintas durante a pandemia da Covid-19. A informação foi discutida por vereadores da capital potiguar durante sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (15), com destaque para a necessidade de atender demandas históricas das comunidades afetadas.

O presidente da Comissão de Transporte da Casa, vereador Leo Souza (Republicanos), afirmou que o edital em elaboração pela Prefeitura já contempla, por exemplo, o retorno da linha 44 (Satélite-Alecrim), uma das mais solicitadas pela população. “O edital prevê o 33A indo até o Village de Prata e o retorno de outras linhas. É importante que os vereadores façam os encaminhamentos com as solicitações dos bairros que representam”, disse.

Leo também reforçou que, atualmente, não há mecanismos legais que obriguem as empresas a reativarem linhas desativadas. “As linhas foram reduzidas durante a pandemia e não voltaram. O que podemos fazer agora é garantir a volta delas dentro da nova licitação”, explicou. A comissão também abriu um canal de comunicação para que a população envie sugestões e reclamações sobre o sistema.

O vereador Preto Aquino (Podemos) foi enfático ao dizer que só aprovará projetos relacionados ao transporte com a inclusão da volta das linhas 44 e 36 (Cidade Nova). “Faço parte da base do governo, mas tenho esse compromisso com minha comunidade. Já deixo claro meu voto: não voto sem deixar uma emenda pedindo a volta dessas linhas”, afirmou. Ele lembrou que seu projeto de lei que proibia a retirada de linhas sem aprovação da Câmara foi derrubado após contestação do Seturn, sindicato das empresas de ônibus.

A vereadora Camila Araújo (União Brasil) cobrou da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) o retorno da linha 25 (Bairro Nordeste–Hospital das Clínicas) e também a reinstalação de abrigos de parada de ônibus na rua Boa Vista. “A população já está bastante prejudicada com a fusão da linha 13 com a 25, que passou a demorar até 1h30 para circular. E até hoje os abrigos retirados não foram recolocados”, denunciou.

Já o vereador Pedro Henrique (PP) defendeu o retorno das linhas 48 (Nova Descoberta–UFRN) e 66 (Parque das Dunas), citando sua importância para estudantes e trabalhadores da Zona Sul. “Andei muito no 66 para ir à UNP. Os moradores desses bairros estão há anos esperando o retorno dessas rotas que são fundamentais”, afirmou.

A vereadora Samanda Alves (PT) alertou para apontamentos técnicos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) na versão anterior da minuta do edital. Segundo ela, o TCE questionou a concessão de 20 anos e a ausência de exigência de veículos com combustíveis alternativos. “A nova minuta já ajustou a duração para 15 anos e incorporou exigências de frota elétrica e a gás”, explicou. Samanda também destacou que a Prefeitura inicia nesta quarta-feira (16) os testes com um ônibus elétrico e que a Potigás está em tratativas para a introdução de veículos a gás natural.

*Com informações do Agora RN


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