Um dos momentos mais emblemáticos da Segunda Guerra Mundial e, certamente, da tradição militar brasileira, foi a tomada de Monte Castelo em 21 de fevereiro de 1945, quando, após três meses de intensas batalhas contra as forças alemãs, os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) derrotaram os nazistas e ocuparam o morro, dando início a uma sequência de vitórias das forças brasileiras.
Como forma de celebração a essa memória, o Exército promove costumeiramente formaturas alusivas a essa conquista. Ontem (21) não foi diferente. No 16º Batalhão de Infantaria Motorizada (Barão de Itapiru), houve um componente especial: a presença do 2º Tenente João Carlos de Lima, um veterano centenário que fez parte dos mais de 25 mil heróis que integraram a FEB no referido conflito.
O Tenente Carlos, que nasceu em Lajes Pintadas, foi um dos 358 potiguares que integraram a FEB e, mesmo com seus 102 anos, sempre que pode faz questão de aparecer em momentos de cerimônia cívica. Foi assim também em 7 de setembro do ano passado. Agora, quando se iniciam as comemorações dos 80 anos da Tomada de Monte Castelo, recebeu homenagens da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. Longa vida aos heróis da Força Expedicionária Brasileira!