Mais de R$ 15 milhões foram destinados em emendas parlamentares pelo Orçamento Geral da União para 39 municípios do Rio Grande do Norte. O intuito é a compra de vans com acessibilidade que deverão atender a população na área da assistência social e os recursos foram mobilizados por emendas da senadora Zenaide Maia (PSB).
Do montante previsto no orçamento, cerca de R$ 8,9 milhões já foi pago pelo Governo Federal. A senadora, que é médica, gosta de frisar que sempre terá um olhar especial para a assistência social. “As vans adaptadas são mais um compromisso do nosso mandato com a inclusão e a acessibilidade da população”, disse, e fez questão de reafirmar sua defesa da saúde pública, ao afirmar que “precisamos garantir meios de acesso das pessoas às políticas públicas, aos médicos, aos serviços públicos gratuitos”.
Nenhuma cidade do Potengi foi contemplada até o momento
22 cidades já receberam recursos para o momento, em geral contemplando a região metropolitana de Natal, do oeste potiguar e cidades litorâneas. A região do Potengi e do Trairi, até o momento, não recebeu tanta atenção dessa medida, que é parte do Programa de Desenvolvimento Social do Ministério do Desenvolvimento Social.
As cidades contempladas foram as seguintes: Acari, Angicos, Assú, Brejinho, Canguaretama, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Goianinha, Itaú, Jaçanã, Lucrécia, Luis Gomes, Maxaranguape, Mossoró, Parnamirim, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Vicente, Tibau, Tibau do Sul e Upanema. Os municípios, em geral, deverão adquirir os veículos via licitação própria, embora, em alguns casos, o próprio Executivo Federal poderá fazer a compra.