Durante cerimônia de lançamento de um novo modelo de crédito imobiliário subsidiado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma brincadeira com o deputado Guilherme Boulos que gerou risos na plateia. Ao discorrer sobre as deficiências históricas das políticas habitacionais no Brasil, Lula mencionou o período marcado por invasões a conjuntos habitacionais construídos pelo extinto Banco Nacional da Habitação.
O presidente dirigiu-se então ao deputado, que se encontrava na plateia, questionando com humor se Boulos “era do tempo de invadir condomínios habitacionais”. A observação foi recebida com risos pelos presentes, incluindo autoridades que acompanhavam o evento.
Lula prosseguiu em seu discurso afirmando que o país havia se tornado “uma república de invasões de condomínio” devido à ausência de um sistema adequado para atender às necessidades habitacionais da população. Ele ressaltou que diariamente ocorriam invasões e enfrentamentos com a polícia, situação que atribuiu à falta de políticas públicas eficazes para garantir moradia digna.
Guilherme Boulos, que é uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, tem sua atuação frequentemente associada por adversários políticos a invasões de propriedade. O deputado, integrante da base governista no Congresso, é cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela articulação com movimentos sociais. Sua possível indicação enfrenta resistências dentro do PSOL e do PT, além do desafio de realocar o atual ministro Márcio Macêdo.
Deixe um comentário