A pesquisa divulgada ontem, 22, do instituto Agorasei, em parceria com o site da jornalista Anna Ruth Dantas, revela um cenário eleitoral confortável ao ex-prefeito e ex-secretário estadual, Jaime Calado (PSD).
Vendo Jaime liderar, na estimulada, com mais do dobro de suas intenções de votos, o prefeito Eraldo Paiva (PT) enfrenta outro ponto crítico, seu índice de rejeição é o dobro de Calado.
Quem anda por São Gonçalo do Amarante sabe que a atmosfera política é extremamente hostil ao petista, que tem encampado um jogo duro de baixaria contra Jaime e sua esposa, senadora Zenaide Maia (PSD), e a deputada estadual Terezinha Maia (PL), esposa do ex-prefeito Paulo Emídio, falecido em maio de 2022, em pleno exercício de seu 2º mandato.
Ao longo desses quase 2 anos à frente da administração municipal, Eraldo só conseguiu acumular uma dura antipatia a sua figura, que é de difícil arrefecimento. O índice de rejeição do alcaide é duma rocha cristalina.
Até mesmo os mais eufóricos apoiadores de Paiva sabem que o prefeito caminha para a não renovação de seu mandato. Nas esferas da administração, não é incomum encontrar comissionados que admitem a derrota de seu chefe, bem como alguns que chegam a confessar que votarão em Jaime.
Paira um clima pesado sob a gestão petista, que persegue e monitora comissionados e servidores efetivos.
Prefeito bem avaliado em suas duas passagens no Executivo municipal (2009-2017), Jaime Calado já teria condições políticas para ter um bom resultado eleitoral, com Eraldo trabalhando fartamente contra si próprio, a eleição de Calado já é basicamente virtual.