A nota oficial que o diretório do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Ceará-Mirim lançou essa semana, afirmando que não apoiará a pré-candidatura do indicado do prefeito Júlio César (PSD), Antônio Henrique, é mais uma demonstração de que o alcaide trabalha diretamente para implodir a federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).
Júlio tem procurado as instâncias do PT estadual para atrair a Brasil da Esperança para sua órbita. Na base municipal, a federação não quer saber de papo com o prefeito. O factoide criado pelo Palácio Antunes, sede da municipalidade, de que o PCdoB apoiaria Antônio Henrique, é o mais puro suco das investidas de Júlio em explodir a Brasil da Esperança.
O plano é desestabilizar internamente, fazendo com que a ordem venha de cima para baixo, do plano estadual para o municipal, levando a federação a apoiar Antônio.
Resta saber o propósito do Palácio Antunes com isso, já que a federação no palanque julista só estaria na nomenclatura jurídica da coligação, com a maioria de seus militantes apoiando a oposição. A sanha de ter PT, PCdoB e PV na tribuna governista só teria uma função: desorganizar os partidos fazendo com que não elejam um vereador sequer. Resta saber se a turma do andar de cima das legendas irá topar asfixiar suas próprias agremiações.