• Bancada de Pacelli barra PL de prestação de contas

    O vereador Allysson Lindálrio (PSD), de São Paulo do Potengi, protocolou em novembro passado Projeto de Lei (PL) de Transparência Pública da Operação Carro Pipa. Na justificativa do Projeto o vereador argumentou que a transparência no serviço público de abastecimento de carro pipa, visa o uso eficiente dos recursos públicos, combate à corrupção, controle social, credibilidade e confiança e participação popular.

    “Diante das constantes reclamações sobre a eficiência na prestação deste serviço, sendo constatado a não cobertura de dezenas famílias que necessitam do fornecimento de água potável através de carro pipa, em especial, os moradores da zona rural”, declara o vereador sobre a solicitação do Projeto.

    No entanto, a Comissão de Justiça, Finanças e Redação (CJFR) da Câmara Municipal, deu voto desfavorável à aprovação. No parecer a CJFR redigiu que no mérito a matéria seria de caráter dúbio, visto que as informações que trata o PL encontram-se facilmente acessíveis no portal de transparência do município.

    Na apreciação da matéria no plenário, a bancada do prefeito Pacelli Souto (MDB) votou pela derrubada do Projeto. Pacelli, contumaz em negar acesso à informação em sua gestão, deixa os potengienses sem saber por que inúmeras pessoas não são contempladas com a política pública de abastecimento de carro pipa. Quais motivos escusos estariam por trás de impedir prestação de contas para esclarecimento do por que parte da população tem direito à água negado?


  • Santa Maria: Dr. Raniery lidera pesquisa O Potengi/Exacta seguido de Nilson Urbano

    A pesquisa O Potengi/Exacta também trouxe números sobre as eleições do ano que vem em Santa Maria. O atual prefeito Dr. Raniery lidera a corrida, sendo o preferido de dois a cada cinco santa-marienses. Mas a pesquisa indica uma disputa equilibrada, com Nilson Urbano vindo logo atrás, tendo apoio de quase 1/3 do eleitorado. Veja os números:

    Dr. Raniery – 41,2%
    Nilson Urbano – 29,4%
    Outros candidatos – 4%
    Não sabe/Não respondeu – 25,4%

    A pesquisa O Potengi/Exacta ouviu 500 eleitores da cidade, em todas as regiões urbanas e rurais, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiança de 95%.


  • Santa Maria: Dr. Raniery é aprovado por 49% da população, segundo pesquisa O Potengi/Exacta

    A pesquisa O Potengi/Exacta trouxe dados relativos ao sentimento popular a respeito da administração de Dr. Raniery após três anos de gestão à frente da Prefeitura de Santa Maria.

    Para a pergunta Como você avalia a administração do prefeito Dr. Raniery?, os resultados foram os seguintes:

    Ótima – 21,4%
    Boa – 28,4%
    Regular – 23,8%
    Negativa – 19,0%
    Não sei avaliar – 7,4%

    Considerando os números acima, o resultado, para o prefeito, pode ser considerado positivo, obtendo aprovação de praticamente metade do eleitorado. Em números absolutos, 245 indicaram que aprovam a gestão. Veja como ficou a avaliação da administração na forma de gráfico. :

    A pesquisa O Potengi/Exacta ouviu 500 eleitores da cidade, em todas as regiões urbanas e rurais, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiança de 95%.


  • Miguel Cabral na política de Santa Maria? Confira o que o eleitorado pensa sobre isso

    A pesquisa O Potengi/Exacta também procurou saber dos eleitores de Santa Maria o que eles acham da entrada de Miguel Cabral na disputa política da cidade. Cabral hoje é prefeito de São Pedro e está encerrando seu segundo mandato e não poderá disputar a reeleição em seu município. Dada sua popularidade em toda a região, vem sendo cogitado a entrar na política de outros municípios, a exemplo de São Paulo do Potengi e Santa Maria.

    Confira os dados trazendo a visão da população de Santa Maria sobre se seria positivo ou negativo a vinda de Miguel Cabral para a cidade:

    Positivo – 23%
    Negativo – 24%
    Não sabe/não respondeu – 38,4%

    Apesar dos números, Miguel Cabral diz que seu foco é concluir o mandato

    Os números equilibrados demonstram que haveria espaço para a entrada de Cabral na disputa, mas é bom lembrar que isso, até o momento, não passa de especulação: a redação de O Potengi entrou em contato com o próprio Miguel Cabral para questionar sua posição e ele agradeceu a lembrança do povo de Santa Maria, mas afirmou que não tem pretensões de se candidatar em outra cidade no momento e sua intenção é concluir seu mandato em São Pedro.

    A pesquisa O Potengi/Exacta ouviu 500 eleitores da cidade, em todas as regiões urbanas e rurais, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiança de 95%.


  • Dr. Airton enfrenta mais um pedido de impeachment

    Na pauta desta terça-feira (12/12) da sessão ordinária da Câmara Municipal de Tangará, há um novo, e terceiro, pedido de admissibilidade de impeachment contra o prefeito Dr. Airton. O novo pedido está fundamentado nos atrasos dos repasses dos funcionários ativos para o Instituto Próprio de Previdência Social (Tangará PREV), configurando crime de apropriação indébita. O novo pedido estava em análise pelo jurídico da Câmara, tendo recebido parecer favorável, foi pautado para apreciação pelo plenário legislativo.

    Os outros requerimentos de impeachment se referem a cometimento de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, pelo prefeito acumular três vencimentos, o de militar, de médico e de prefeito, ultrapassando o limite constitucional do teto do funcionalismo. O outro requerimento é baseado na ausência de Dr. Airton por mais de 15 dias da cidade e da administração pública, tendo repassado para sua filha, Elane Bezerra, secretária de Administração, Finanças e Tributação, a responsabilidade de comandar o Executivo.

    Em pronunciamento em suas plataformas sociais, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Viana, alega que decidiu colocar os três pedidos em votação por estar sendo responsabilizada e cobrada pelos desmandos da gestão de Dr. Airton. “Agora o povo vai saber de quem realmente é a culpa”, afirma a vereadora.

    A apreciação da admissibilidade dos três requerimentos irá ocorrer hoje a noite, às 18h30, com transmissão pelos canais oficiais da Casa Legislativa.


  • Jorginho articula pela permanência de Dr. Airton

    A Câmara Municipal de Tangará colocou na pauta desta terça-feira (12/12) os dois pedidos de admissibilidade do impeachment do prefeito Dr. Airton Bezerra. Os pedidos constavam na pauta da sessão ordinária da última terça-feira (05/12), contudo, não foram votados, a expectativa é que sejam analisados na sessão de hoje a noite.

    A administração de Dr. Airton é altamente impopular, segundo pesquisa PERFIL/TANGARÁ, realizada em abril, o alcaide é rejeitado por 8 em cada 10 tangarenses. Com tamanha rejeição, seria de se esperar que os pedidos prosperassem com facilidade na Câmara. No entanto, a possibilidade é que o plenário legislativo rejeite a admissibilidade, e Dr. Airton continue, em teoria, como prefeito, já que na prática, é sua filha, Elane Bezerra, secretária de Administração, Finanças e Tributação, quem comanda o Executivo.

    A trama contra a derrubada do impeachment tem as digitais do ex-prefeito Jorge Bezerra, o Jorginho, já que a continuação de Dr. Airton no Executivo lhe é benéfica. A fórmula é simples: com a manutenção do alcaide na Prefeitura, o hecatombe administrativo prossegue, beneficiando Jorginho, que contaria com um recall eleitoral para voltar à chefia municipal. A pesquisa PERFIL/TANGARÁ mostra o ex-prefeito como franco favorito para vencer o pleito de 2024.

    Pela articulação de Jorginho, os vereadores Wilson Fonseca, Antônio Custódio, Paulo Paduca, Ricardo Vicente, Cezinha Barbosa e Nilson Lima se oporão a admissibilidade, formando maioria para barrar o impeachment. A votação está marcada para ocorrer às 18h30 e será transmitida ao vivo pelos canais do legislativo tangarense. A possível permanência de Dr. Airton testará a quantas anda a liderança de Jorginho.


  • PL filia mais de 300 lideranças e confirma a força de Rogério Marinho na região

    As movimentações eleitorais têm crescido nas cidades do Potengi. Dessa vez, um grande agito mobilizou São Tomé, que assistiu nesse fim de semana a um grande evento de filiação partidária em meio às comemorações da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. O Partido Liberal, presidido no Rio Grande do Norte pelo senador Rogério Marinho, reuniu centenas de membros, representando nada menos que 16 cidades da região.

    Durante o evento foram criados dois núcleos do PL em vários municípios: o PL Jovem e o PL mulher. Além disso, foram assinadas mais de 300 fichas de filiação, entre prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, vice-prefeitos, pré-candidatos a prefeito e vereador e outras lideranças políticas, além de cidadãos da região.

    O prefeito de São Tomé, Babá Pereira, celebrou o sucesso do ato de filiação, ao qual considerou grandioso. “São lideranças que chegam para somar e fazer do PL o maior partido também do RN, na defesa da família, do patriotismo e da vida, que são os princípios que norteiam nossos cidadãos”. É bom lembrar que Babá é também ex-presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn).

    Além de Babá, anfitrião do evento, estiveram presentes no evento diversos prefeitos, como Luciano de Lajes Pintadas; Fabiano de Barcelona; Tiquinho de Ruy Barbosa; Novinho de Cerro Corá; Miguel Cabral de São Pedro; Clécio de Bom Jesus; Pedro Sales de Várzea, Carlinhos de Jardim de Angicos, Ivanildinho de Santa Cruz; Keka de São Bento do Trairi, Daniel Marinho de Nísia Floresta; e Fernandinho de Acari, todos do PL. Alguns desses, como Miguel Cabral, Keka e Pedro Sales se filiaram ao PL no próprio evento. Também prestigiaram o ato os deputados estaduais Tomba Faria e Dr. Kerginaldo.

    Rogério aproveitou o momento para sinalizar o futuro

    Rogério Marinho aproveitou o momento para falar para o partido e também para a sociedade, demarcando sua oposição ao governo do estado e já sinalizando o futuro: “O PL está se preparando para oferecer ao cidadão potiguar muito mais do que nomes, serão projetos, propostas e ideias para melhorar a vida da população, sempre com foco na geração de emprego e renda para o nosso povo”, disse.

    O senador também aproveitou para criticar o projeto enviado pelo governo à Assembleia Legislativa do RN com o objetivo de aumentar a alíquota do ICMS de forma definitiva: “A população vem sendo penalizada por carga extorsiva de impostos, e que infelizmente se refletem em serviço de péssima qualidade do Estado. E não precisa ir longe para comprovar isso, basta andar nas estradas, ir aos hospitais regionais, perguntar as mães e pais como está a qualidade da educação dos seus filhos. Perguntar ao cidadão se eles estão seguros na sua casa ou no trabalho. A sensação de insegurança é comum sob a inércia, incompetência e incapacidade do Governo”.


  • Chagas lidera pesquisa O Potengi/Exacta para Prefeitura de Bom Jesus com 34,5% das intenções de voto

    A pesquisa O Potengi/Exacta perguntou aos eleitores de Bom Jesus em quem eles pretendem votar para a prefeitura municipal em 2024. Os números da pesquisa mostram a liderança do atual vice-prefeito da cidade, Francisco das Chagas do Nascimento (PSDB), conhecido apenas como Chagas.

    Chagas obteve 34,5% das declarações de intenção de voto, enquanto a segunda colocada, Débora de Júnior, aparece com 9,5%. Tecnicamente empatados em segundo lugar, ainda vêm outros quatro possíveis candidatos: Dr. Jasso, com 8,8%; Nilson Autopeças, 7,5%; Douglas, 6,8%; e Profº Zezé, 5,6%.

    Os números totais são os seguintes:

    Chagas: 34,5%
    Débora de Júnior: 9,5%
    Dr. Jasso: 8,8%
    Nilson Autopeças: 7,5%
    Douglas: 6,8%
    Profº Zezé: 5,6%
    Não soube/Nenhum: 29,3%

    A pesquisa O Potengi/Exacta ouviu 600 eleitores da cidade, em todas as regiões urbanas e rurais, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiança de 95%.


  • Pedido de João Cabral assegura recurso para à Saúde de São Paulo do Potengi

    O vereador de São Paulo do Potengi, João Cabral (PT), anunciou por meio de suas redes sociais, que o deputado federal Fernando Mineiro (PT) conseguiu articular a liberação de R$ 287.000,00 para custeio da atenção primária à saúde local. A portaria do Ministério da Saúde é de 06 de dezembro, e o recurso será liberado ainda este ano.

    São R$ 185.500,00 para atender à demanda das equipes multiprofissionais da modalidade complementar (carga horária de 200 horas semanais e 5 a 9 equipes vinculadas), e R$ 101.500,00 para suprir os profissionais da modalidade estratégica (carga horária de 100 horas semanais e 1 a 4 equipes vinculadas).

    A articulação de Mineiro se deve a um pedido de Cabral, referente a uma proposta da Secretaria Municipal de Saúde cadastrada no Ministério da Saúde. “ A nossa cidade agradece o deputado pela parceria”, afirma o vereador.    


  • Rafael Melo e Leonardo são os mais citados para vereador em Bom Jesus; confira todos os nomes que aparecem na nova pesquisa O Potengi/Exacta

    Ambos com 5,8% das intenções de voto, Rafael Melo e Leonardo são os mais lembrados pelos eleitores de Bom Jesus para a disputa pelas nove cadeiras no legislativo municipal, que ocorrerá em 6 de outubro de 2024.

    Mais da metade dos eleitores, 54,3%, declarou ainda não saber em quem votar para vereador ano que vem.

    Confira abaixo a relação completa dos possíveis candidatos que foram citados.

    RAFAEL MELO: 5,8%
    LEONARDO: 5,8%
    LIDINALDO: 5,3%
    PROFª ZEZÉ: 4,1%
    ADAILTON: 4,1%
    JOSEFA: 4,1%
    JOSAEL: 2,5%
    NETINHO: 2,5%
    GEILZA: 2,5%
    NILTON DE BODE: 2,0%
    JONAS: 1,6%
    ROSIVALDO: 1,6%
    JOÃO PEDRO: 0,8%
    NALDINHO: 0,8%
    DOUGLAS: 0,8%
    JOZY: 0,8%
    NÃO SABE AINDA: 54,3%

    A pesquisa O Potengi/Exacta ouviu 600 eleitores da cidade, em todas as regiões urbanas e rurais, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiança de 95%.





Jesus de Ritinha de Miúdo