• Formatura dos Doutores do ABC anima noite de São Pedro e marca novo ciclo para essas crianças

    Esse domingo (17) foi um dia especial para as crianças de São Pedro, em especial as que concluíram a primeira fase da vida escolar. Isso porque a prefeitura promoveu a Formatura de Doutores do ABC, com presença de pais, autoridades e público em geral.

    O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e marca uma nova fase na vida desses formandos, que agora entrarão no 1º ano do Ensino Fundamental.


  • Augusto Alves é o novo prefeito de Tangará

    Augusto Alves, mais conhecido como Augusto Gija, tomou posse na ontem de ontem (15/12), na Câmara Municipal, e é o novo prefeito de Tangará. Pela tarde, o juiz da Comarca do município, Daniel Augusto Freire, emitiu decisão de interdição provisória do prefeito Dr. Airton, afastando-o do cargo. O afastamento é válido até o próximo dia 26, quando uma perícia definitiva irá atestar se Airton possui condições de saúde mental para responder pelos seus próprios atos.

    O processo é movido por um dos filhos de Dr. Airton, Magdiel Bezerra, que afirma que o pai passa por graves debilidades mentais, tendo sido afastado do convívio familiar por sua irmã, Elane Bezerra, secretária municipal. É de conhecimento geral que Elane é, na prática, quem comanda o Executivo tangarense. Em seu despacho o juiz argumentou que Airton não compareceu nas perícias marcadas, levantando suspeitas sobre seu estado de sanidade mental.

    A curadoria de Dr. Airton ficará a cargo de Elane, que não poderá proibir seus irmãos de terem contato com o pai, tendo que prestar contas financeiras e dos bens imóveis do pai, enquanto tiver de posse da curadoria provisória.

    O vice-prefeito assumiu quase que de imediato o comando do Executivo, prometendo cumprir seu papel constitucional até que a Justiça decida em definitivo pelo destino de Airton. Augusto pediu pacificação política pelo momento delicado que enfrenta Tangará, enfatizando que a conciliação deve ser a tônica para conduzir os rumos da cidade.

    Augusto tem parentesco com os ex-alcaides Giovannu César, o Gija, e com Alcimar Germano, o Alcimar de Gija. É irmão do primeiro, e tio do segundo, que é filho de Giovannu. Uma permanência em definitivo de Augusto no cargo pode mexer com o cenário político do município, visto que os desmandos de Elane favoreciam o ex-alcaide Jorginho, que por ora, é o favorito para vencer a disputa majoritária do próximo ano.


  • Centro de Referência Oncológica de São Paulo do Potengi está em funcionamento

    Nem tudo, durante essa semana, foram más notícias para o governo do estado. No dia 11, foi finalmente inaugurado o Centro de Referência Oncológica (CRO) de São Paulo do Potengi, que deverá atender as demandas de mais de 20 municípios com variados serviços especializados. O investimento, proveniente do Projeto Governo Cidadão, direcionou R$ 1.075 milhão para o CRO, que está equipado com tecnologia de ponta, incluindo um mamógrafo digital, RX digital, ultrassom digital, bisturi eletrônico, colposcópio, e outros equipamentos essenciais.

    O secretário de infraestrutura, Gustavo Coêlho, comemorou a inauguração: “A ampliação da rede de atenção à saúde foi um dos grandes pilares do projeto. Entregar um equipamento como CRO é de grande importante na busca do diagnóstico precoce e por consequência um tratamento rápido e eficaz”, disse. A meta do governo é ampliar o acesso a serviços regionalizados, priorizando mulheres de 25 a 69 anos, com o objetivo de reduzir a incidência e mortalidade relacionadas a esses cânceres.

    A parceria com a gestão municipal também foi crucial, pois a Prefeitura de São Paulo do Potengi forneceu contrapartida para a implementação do CRO ao destinar espaço físico e investimentos para obras e adequações. Além disso, o Executivo do município assumiu o custeio de serviços e recursos humanos, integrando o CRO à Rede de Atenção Oncológica para atender a população local e regional. “Para promover saúde, é preciso ter um arsenal de tecnologia. E hoje São Paulo do Potengi tem, com a chegada do Centro de Referência Oncológica”, destacou o prefeito Eugênio Parcelli, manifestando plena satisfação.

    O CRO vem em boa hora. O câncer de colo de útero, segundo mais frequente entre as mulheres no Brasil, representa 15% dos tumores malignos femininos, tornando vital o papel do CRO na região, e os números de mortalidade por câncer de mama no RN também já vinham apontando a necessidade de intervenções. Façamos bom uso desse novo equipamento!


  • URGENTE: prefeito de Tangará, Dr. Airton, é afastado do cargo pela Justiça

    Saiu na tarde desta sexta-feira, 15, a decisão da Comarca de Justiça de Tangará que cassa o mandato do prefeito de Tangará, Dr. Airton. A setença se baseia no pedido de interdição do prefeito por motivos de saúde, que foi impetrado por familiares do gestor.

    A decisão da Justiça ocorre na mesma semana em que o prefeito obteve uma polêmica vitória na Câmara de Vereadores, por ocasião da votação de um três de pedidos de impeachment que tramitam na Casa.

    O afastamento tem validade até o próximo dia 26, período em que deverá ser realizada perícia médica afim de verificar se Dr. Airton possui condições de exercer o cargo.

    Quem assume a prefeitura de Tangará é o atual vice-prefeito e pré-candidato ao Executivo, Augusto Alves.

    Polícia e muita confusão: a votação do impeachment em Tangará

    A Câmara Municipal de Tangará derrotou na última terça-feira um dos três pedidos de impeachment do prefeito Dr. Airton que tramitam na Casa.

    Após uma sessão tumultuada na semana anterior, com ameaças e até sabotagem do fornecimento de energia do prédio, a sessão do dia 12 contou com policiamento reforçado e ocorreu sob clima de grande tensão.

    O pedido acabou derrotado em plenário, graças à aliança entre vereadores da base do prefeito e vereadores ligados ao candidato derrotado na última eleição, Jorginho.

    O terceiro pedido de impedimento apresentado, e o mais grave, tem como fundamento os atrasos nos repasses dos funcionários ativos para o Instituto Próprio de Previdência Social (Tangará PREV), configurando alegado crime de apropriação indébita.

    Este último processo ainda aguarda ser votado pela Câmara.

    O novo pedido passou por análise do jurídico da Câmara e recebeu parecer favorável, sendo pautado para apreciação pelo plenário legislativo.

    O processo rejeitado pelos vereadores fundamenta-se no cometimento de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, alegando que o prefeito acumula três vencimentos, referentes às funções de militar, médico e prefeito, ultrapassando o limite constitucional do teto do funcionalismo.

    Há ainda um segundo pedido de impeachemnt aguardando ser votado. Este baseia-se na ausência de Dr. Airton por mais de 15 dias da cidade e da administração pública, transferindo a responsabilidade de comandar o Executivo para sua filha, Elane Bezerra, secretária de Administração, Finanças e Tributação.

    Antiga aliada decidiu pautar impeachment

    Em pronunciamento em suas plataformas sociais, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Viana, alega ter decidido submeter os três pedidos à votação devido à cobrança e responsabilização que enfrenta pelos alegados desmandos na gestão de Dr. Airton. “Agora o povo vai saber de quem realmente é a culpa”, afirma a vereadora.

    A apreciação da admissibilidade dos dos outros requerimentos aguarda agendamento.


  • São Pedro oferece gratuitamente curso teórico e prático de fotografia

    Uma novidade interessante pode favorecer os amantes e aspirantes a fotógrafos de São Pedro. Trata-se do Curso de Fotografia – Noções Teóricas e Práticas da Fotografia Digital, que será oferecido pela Prefeitura e será gratuito.

    O curso é gratuito e aberto a todos os interessados a partir de 15 anos. O objetivo é ensinar o ofício da fotografia, sendo mais uma possibilidade de ampliação da renda familiar, além de aprimorar o uso da foto para quem já utiliza a técnica no âmbito profissional. Entre os tópicos a serem estudados, estão o ISO, foco, enquadramento e leitura do ambiente, entre outros. Os instrutores serão o fotógrafo Evaldo Gomes e o videomaker Luiz Guilherme.


  • Catilinárias de Elane Bezerra ficarão “elas por elas”?

    A noite do dia último dia 5 foi agitada em Tangará. A pequena cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, estava à espera do julgamento de impeachment contra o prefeito Dr. Airton. Contudo, a votação acabou não ocorrendo na Câmara Municipal. A emoção ficou por conta da filha de Airton, e prefeita na prática, Elane Bezerra, que do lado de fora do Legislativo, com microfone em mãos, reunindo sua claque, anunciou que “agora vocês vão conhecer a verdade… agora vai ter bomba.”

    Ao ter palavra negada no plenário da Câmara, a secretária discursou à céu aberto, informando que “agora vou jogar no ventilador”. Entre tantas acusações, Elane destacou “lá atrás, na campanha ainda, eles fizeram (o vice e os vereadores) os planos de entrar na Prefeitura de Tangará através de Dr. Airton. E achavam que quando chegassem lá eles iam mandar e desmandar. E quando eles viram que não era bem assim, então eles começaram a se revoltar e a perseguir.”

    A secretária acusou o vice-prefeito, Augusto César, de querer aparelhar à Prefeitura com emprego fantasma, e empregar, a amante, sem conhecimento da esposa à época. Deletou que seu pai foi acuado na casa da ex-vereadora Miriam Paiva, para entregar à Prefeitura para Magdiel Bezerra, filho de Dr. Airton. Incriminou a mãe do vereador Breno, Marlene, de empregar comissionados à seu bel-prazer sem consentimento do prefeito, que em seguida os demitiu. “Por isso a revolta desse outro aí (Breno)”, exprimiu Elane.

    Revelou que Dr. Airton não aparece em público porquê foi ameaçado de morte. Acusou Augusto e Magdiel de estarem em conluio para tomarem a cadeira de Dr. Airton. “Que espécie de ser humano é esse?”, indaga Elane sobre seu irmão. Ainda incriminou o irmão “de roubar o próprio pai”, quantia “muito mais de 125 mil, que a gente tem os extratos para provar.”

    Sem cerimônia, tachou que o processo de interdição do pai, movido por Magdiel, “é irregular, ilegal”. Afirmou que o juiz da Comarca de Tangará, Daniel Augusto Freire, só deu seguimento a ação “porquê a gente não deu o terreno que ele queria. Que ele queria a gente comprasse de uma pessoa dele, que ele queria se beneficiar.”

    A dama de ferro, como é conhecida Elane, vociferou “tudo que tô dizendo aqui eu não tô dizendo sem provas não, eu tenho provas de tudo.” Resta saber se os acusados pela secretária irão acioná-la na Justiça para que ela prove tudo que afirmou, ou se ficará “por isso mesmo”, “elas por elas”, como se diz no ditame popular.

    Segue o link do vídeo bombástico da dama de ferro, a repercussão é no canal de Hadaylton Freire: https://www.youtube.com/watch?v=UXdg6TmzZio&t=14s


  • A fratura do PSDB de Barcelona

    Legenda que fez a maior bancada na eleição municipal passada, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), de Barcelona, está fraturado. Três vereadores, Israel Mafra, Cristina de Natelmo e Marcos Barreto apoiam o prefeito Fabiano de Vavá, enquanto Cacau e Léo Peppa estão no bloco oposicionista.

    A tendência é que os flancos partidários sigam rumos diferentes para o pleito de 2024. “Minha relação com os vereadores é amistosa e cordial, mas infelizmente cada um segue seus próprios projetos pessoais ao invés de se pensar no coletivo”, declara o vereador Israel.

    O PSDB na eleição de 2020 foi às ruas com a candidatura à reeleição de Neto Mafra, que foi superado por Fabiano de Vavá (PSD). Neto tem acordo fechado para ser o vice do grupo do ex-prefeito Zamith, que está inelegível, e deve escolher algum familiar para ser o cabeça de chapa.

    “O PSDB não terá candidato à prefeito”, anuncia Israel, que pondera que a postura de Neto fez com que os edis da legenda abrissem divergência partidária, “Neto Mafra não é o candidato da oposição e já declarou apoio a um candidato apoiado pelo ex-prefeito Zamith, os vereadores do PSDB não concordam com esse posicionamento.”


  • Fátima Bezerra se deu por contente com derrota do ICMS?

    O governo de Fátima Bezerra (PT) decidiu assistir à ruína dum Projeto de Lei (PL) de suma importância para o erário, a manutenção da alíquota modal de 20% do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

    Na governadoria já se tinha ciência da dificuldade de aprovação da matéria, mas pouco o governo agiu para reverter o placar. A própria governadora quase nada costurou com os deputados para aprovação do PL. O Palácio de Lagoa Nova, sede da administração estadual, parece que queria mesmo assistir o abatimento da matéria no plenário da Assembleia Legislativa.

    Fátima foi reeleita com a preferência de 6 em cada dez potiguares. Sua popularidade nas urnas foi à ruína logo no início do ano, com a onda de violência que assolou o estado. Diversas pesquisas constatam que a reprovação da governadora de lá para cá permanece intacta, o que afeta os planos do petismo para a eleição de 2024, que espera que Fátima faça decolar candidaturas do partido em importantes colégios eleitorais.

    A administração estadual, por meio do secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, reiterou que um rebaixamento modal do ICMS para 18% causaria uma perda de aproximadamente 700 milhões de reais em 2024, prejudicando o RN na divisão dos recursos federais durante o período de transição da Reforma Tributária.

    Mesmo diante de tanto alarde, Fátima parece ter preferido bancar a derrota, em que uma mínima articulação política decente, teria evitado o fracasso na votação dos 20% do ICMS. Do jeito que está, a mandatária aparenta se dá por contente em manter possíveis derrocadas. Se continuar nessa pegada, a petista periga repetir o insucesso dos últimos governos no estado. Dá para entender tal autofagia política que emerge no Palácio de Lagoa Nova?


  • Israel Mafra fala sobre rumos para à eleição de 2024

    “Nosso grupo político vem conversando com os mais variados setores da sociedade civil organizada, para montar uma segunda nominata de vereadores, contemplando vários segmentos”, a declaração é do vereador de Barcelona, Israel Mafra (PSDB), segundo mais votado para à Câmara Municipal na eleição de 2020, com 371 sufrágios, 9,18% dos votos.

    A fala de Mafra se refere aos pré-candidatos à vereança que estarão apoiando à reeleição do prefeito Fabiano Lopes, o Fabiano de Vavá (PSD). São 20 os pré-candidatos da base do prefeito, e para contemplar essa dezena de nomes, a estratégia é montar duas nominatas competitivas à Câmara Municipal.

    Novo integrante do bloco governista, Mafra afirma que irá às ruas pedir votos pela reeleição de Fabiano. “A gestão de Fabiano é boa. Os dois primeiros anos foram de muitas conquistas, na ocasião em que o município fora agraciado com obras de infraestrutura e pavimentação”, classifica o edil.

    Contudo, ressalta que dificuldades orçamentárias prejudicaram o início do segundo ciclo da gestão, “neste último ano existiram dificuldades devido à mudança do governo federal, em que o novo governo diminuiu o repasse a todos os municípios, e consequentemente, em Barcelona, não poderia ter sido diferente.”


  • Dr. Airton se livra de impeachment

    A Câmara Municipal de Tangará não aprovou os três requerimentos de impeachment contra o prefeito Dr. Airton. A atuação do ex-prefeito Jorginho para barrar a admissibilidade surtiu efeito. Elane Bezerra, filha de Airton e secretária municipal, continuará comandando à Prefeitura, já que é ela quem dá às ordens no Executivo.

    Na votação em plenário, o bloco sob a liderança de Jorginho, vereadores Wilson Fonseca, Antônio Custódio, Paulo Paduca, Ricardo Vicente, Cezinha Barbosa e Nilson Lima votaram contrários nos três requerimentos. A exceção foi Nilson, que se absteve nos impeachment referentes à cometimento de improbidade administrativa e crime de responsabilidade (requerimento de impeachment no 002), e no pedido sobre ausência de Dr. Airton por mais de 15 dias da cidade e da administração pública (requerimento de impeachment no 001).

    Nilson ainda chegou a votar favorável no impeachment que tratava dos atrasos dos repasses dos funcionários ativos para o Instituto Próprio de Previdência Social (Tangará PREV) (requerimento de impeachment no 003), que imputaria crime de apropriação indébita à gestão de Airton.

    Na apreciação em plenário, Nilson falou pelo grupo de Jorginho, e acusou o bloco do ex-prefeito Alcimar de Gija de ser mentor pelos requerimentos no 001 e no002. O vereador afirmou que motivos politiqueiros estariam por trás dos pedidos, já que os impetrantes das ações são pessoas ligadas à Gija.

    À surpresa na votação ficou por conta do voto do vereador Sargento Elias. Se comentava que o edil seria voto quase certo pela admissibilidade, no entanto, uma reunião entre ele e Elane Bezerra selou um acordo para votação em contrário, posição firmada em plenário.

    Elane Bezerra seguirá com seus desmandos, punindo o povo tangarense, que sofre as consequências nocivas do total desmantelo que tomou de conta da administração pública. O ex-alcaide Jorginho mostrou sua força no Poder Legislativo. Ele tem a maioria dos edis sob sua liderança e continuará a interferir nos rumos da cidade, sendo a Câmara Municipal sua espécie de poder paralelo político.





Jesus de Ritinha de Miúdo