Jesus de Ritinha de Miúdo

  • Escola Maurício Fernandes é a primeira das cinco unidades em construção a ser inaugurada em São Gonçalo

    Com a declaração de que “a escola é uma fábrica de sonhos”, o prefeito Jaime Calado, ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, inaugurou a nova Escola Vereador Maurício Fernandes de Oliveira, no conjunto Regomoleiro III, na tarde desta quinta-feira (18).

    A obra foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar federal da senadora Zenaide Maia, no valor de R$ 2,5 milhões, além de R$ 721.718,76 de contrapartida do município.

    A unidade possui 957,12 m² de área construída em um terreno de 4.543,11 m². A estrutura conta com nove salas de aula, todas climatizadas, além de espaços destinados ao atendimento dos estudantes.

    Moradora do conjunto Regomoleiro há 17 anos, a dona de casa Regina Coelho afirmou que a entrega representa a realização de um sonho. “O nosso sentimento é de gratidão por esse importante benefício que o prefeito Jaime Calado nos entregou”, declarou.

    Filho de Maurício Fernandes de Oliveira,
    Maurício Júnior relembrou que a entrega ocorre no ano que marca o centenário de nascimento do seu pai, o homenageado, e destacou a relação construída entre seu pai e o prefeito Jaime Calado. “Meu pai foi um dos primeiros amigos de Jaime quando ele chegou a São Gonçalo. É um sentimento de gratidão que a família Fernandes tem neste dia. Estou muito alegre, assim como toda a comunidade, em receber um equipamento como esse, que vai construir sonhos para as crianças”, afirmou.

    A senadora e primeira-dama Zenaide Maia ressaltou a homenagem durante a cerimônia. “Esse homem merece ter seu nome eternizado em uma escola digna como essa. Eu não tenho dúvida de que, no ano do centenário, como foi falado, isso era muito importante”, declarou.

    Durante o discurso, o prefeito Jaime Calado também relembrou a amizade com o ex-vereador. “Eu vinha a São Gonçalo e ia direto para a casa dele. Ele recebia todo mundo com aquela simplicidade, e a esposa dele era uma pessoa extraordinária. Foi um casal que tive a honra de ter como amigo”, afirmou.

    O descerramento da placa e da fita simbólica foi realizado pelo prefeito Jaime Calado, pela senadora Zenaide Maia, pelo secretário municipal de Educação Micael Moreira e por familiares do homenageado.

    Participaram da cerimônia vereadores municipais, entre eles a autora da indicação da obra, Rayure Protásio, além de Nonato Queiroz, Anderson Morcego, Valda Siqueira, Nazareno Tavares, Delma Silva, Ulisses Costa e Léo Medeiros. Também estiveram presentes a deputada estadual Terezinha Maia e demais autoridades.


  • Fácil, extremamente fácil. Pra você, né?!

    Olá, queridos! Como vão?

    Quanto tempo, não? Sei que andei sumida daqui dessa coluna. A correria do dia a dia tem me mantido longe de muita coisa. Isso faz parte daquela fase da vida em que se não estamos ocupados, estamos cansados, sabe? Ela vai ali dos 18 até mais ou menos para o resto da vida. Chama ser adulto. Tenho certeza que me entendem.

    E isso tudo complica ainda mais quando nos encontramos em uma situação incômoda, para dizer o mínimo, que não conseguimos resolver. Parece que tudo vai girando e torno disso, que as coisas normais da vida vão surgindo só para piorar ainda mais a situação.

    Se estamos tristes, aparecem mais coisas tristes. Se estamos doentes, tudo vira doença. Se estamos com problema de grana, inúmeros gastos brotam das cinzas. Se precisamos tomar uma decisão difícil, toda hora aparece mais um motivo para aumentar a dúvida.

    Eu sei que semelhante atrai semelhante e que quanto mais focarmos em algo, mais vamos atraí-lo. Sei bem disso. Mas, isso explica parte da situação como nos exemplos que citei. Pensar e focar em algo pode, sim, potencializar isso em nossas vidas. Mas, não é só isso que faz as coisas serem como são.

    O pensamento, a palavra, têm força. Mas não são nada sem a atitude coerente. Não adianta pensar em coisas boas e não agir. A tristeza não vai embora assim. Da mesma forma, não adianta pensar em saúde e não cuidar de si, ou ter pensamentos prósperos sem agir de forma a conseguir prosperidade. Não adianta sanar todas as dúvidas, sem tomar uma decisão e agir de acordo.

    E é aí que chega o ponto que quero conversar com vocês hoje. Decidir. Tomar uma decisão. Escolher. Saber o que fazer. Agir de acordo com o que se quer. São palavras fáceis de pronunciar, de escrever, de entender. Não tanto de executar.

    Menos ainda quando estamos em meio a uma situação complicada e sequer enxergamos os caminhos, que dirá conseguir escolher entre eles. Quando estamos imersos em algum problema e ele parece tão grande, tão maior que a gente.

    Nessas horas, aqueles que nos cercam têm zilhões de conselhos. Sabem exatamente o que devemos fazer, para onde devemos ir. Para eles, sempre parece muito fácil sair da situação em que nós estamos.

    E quando falam com a boca cheia de certeza e querendo nos ajudar, porque acredito, sim, que os que nos amam realmente querem nos ajudar, nos dão a solução, sempre acompanhada de um “é só fazer isso”. Só?

    (Vamos ser sinceros, nós também fazemos isso quando somos nós a dar o conselho. Não sejamos hipócritas. Mas hoje, quero tratar do ponto de vista de quem está do lado de cá do aconselhamento, ok.)

    É fácil para eles dizer um “é só fazer isso” porque eles não têm que lidar com o peso da decisão. Não são eles os emocionalmente envolvidos naquele assunto. Não são eles que vão arcar com as consequências da escolha do caminho elegido nem com a dúvida e o “e se” do caminho preterido.

    Mas será? Será que a questão é eles não terem que lidar com o peso ou nós que estamos pesados demais? Sejamos sinceros, todos já passamos por isso, quando estamos no olho do furacão, é muito fácil se deixar levar pela força do vento. Olhar o problema nos olhos e mensurar seu exato tamanho não é, na maioria das vezes, nossa primeira atitude.

    Costumamos nos deixar levar pelo peso da situação. O peso, a emoção que a situação desencadeia, o medo de escolher errado, isso tudo não nos permite ver nada além do problema. É como se estivéssemos em alto mar, sem saber como nos salvar, sem enxergamos tábua de salvação alguma e, além disso, nos recusássemos a soltar aquela velha mochila com nossos pertences, medos, dúvidas e angústias, presa às costas.

    O peso dessa mochila nos faz quase submergir, só conseguindo respirar porque viramos o rosto para cima. Mas, e se soltássemos a mochila? Será que não conseguiríamos manter a cabeça inteira para fora d’água e, enfim, conseguir enxergar algo em que nos agarrar?

    Não sei dizer ao certo. Quando eu estiver em alto mar com uma mochila nas costas, eu conto para vocês como foi. (Espero que esse dia nunca chegue, aliás!) Eu mesma nunca estive nessa situação específica, mas já estive em outras em que essa analogia se encaixa. E sei que vocês também. E o interessante disso é que por mais que a gente olhe para trás e veja que saímos de todas essas situações antes, e ainda mais fortes e sábios, que fique claro, essa nova em que estamos, não a conhecemos. E não sabemos como sair dela.

    Fiquei pensando nisso e me veio a ideia de que, talvez, a vida seja um labirinto. Um labirinto do qual quando a gente sai, descobre que ele estava dentro de outro labirinto. Tipo no filme do DiCaprio, que mostrava as pessoas tendo sonhos dentro de sonhos, dentro de outros sonhos.

    (O filme chama ‘A Origem’. ‘Inception’, no título original. Recomendo, é excelente).

    Enfim, a questão é que independente do emaranhado de labirintos nos quais tenhamos de viver, cada um deles, cada situação nova, devem ser explorados a aprendidos por nós. E temos de aprender a sair de todos. Até porque a vida se anda é para frente, não é? Quando a gente deixa de seguir é porque a Receita deu baixa no CPF. Não temos opção. Temos que seguir.

    Só que tem hora que simplesmente não sabemos como. Tem hora que de tudo que tentamos, dentro dos caminhos que conseguimos enxergar, parece não ser o suficiente para nos tirar daquela situação. E ainda temos que lidar com todas as vozes, que querem nos ajudar, dizendo “é só fazer isso”.

    Aposto que vocês sentem raiva quando alguém fala como é fácil. Que olham para a pessoa com um olhar que carrega uma mistura de dúvida, sobre como fazer aquele fácil, e vontade de mandar a pessoa catar coquinhos.

    (Já dissemos aqui que somos todos educados, então vamos cuidar para onde mandamos as pessoas, ok!)

    Aposto que sentem isso também quando leem, em meus textos, os meus conselhos, as minhas sugestões do que fazer. Eu sei. Eu sinto o mesmo quando é comigo.

    (Já estabelecemos, também, que não somos hipócritas.)

    Só que hoje, para mudar um pouquinho, eu não tenho respostas. Só perguntas.

    Sei que cada pessoa tem sua bagagem de vida, suas ferramentas diferentes para lidar com o mundo. Não dá para todos fazerem igual. Por mais que alguém nos aconselhe, ou que nós aconselhemos o outro, cada um só consegue fazer aquilo que é possível dentro de suas próprias limitações e conhecimentos.

    Sei que já sabem disso. Que saber disso não nos ajuda em nada a saber como sair da nova situação em que estamos. Mas o que ajuda? Se os conselhos dos que me amam não são a resposta para sair de onde estamos, simplesmente porque somos nós e não eles, (por óbvio!), como então que fazemos para tomar a decisão que precisamos?

    Não é fácil ver todos ao nosso redor indo em frente e nós, congelados, sem conseguir tomar uma decisão. E nem é por falta de coragem ou de vontade. Não mesmo! É por falta de conseguir enxergar um caminho que seja. Aí começamos a nos questionar um monte de coisas.

    Sou “pior” por não conseguir resolver isso? Sou um fracasso? Mas, e o que eu já fiz que outros não fizeram? E o que eu faço que outros não fazem? Isso não me faz “melhor” que eles! Qual caminho devo seguir? O que eu quero? Por onde começar a buscar? Como resolver isso? De-onde-viemos-para-onde-vamos-quem-veio-primeiro-o-ovo-ou-a-galinha-o-que-é-mais-forte-um-hadouken-ou-um-soco-do-super-homem?

    Por mais caóticas que sejam, por mais sem sentido que pareçam, por mais que nos façam sentir ainda mais perdidos, as perguntas são a nossa resposta. Eu sei que disse que hoje não tinha respostas, só perguntas. Mas é que, para o propósito do texto de hoje, elas são a mesma coisa.

    Nunca acharemos resposta alguma se não soubermos fazer as perguntas certas. E como sabemos qual a pergunta certa? Perguntando. Tentativa e erro, queridos. Olhando para dentro e perguntando a nós mesmos tudo e mais um pouco. E, quando cansarmos, mais um pouco ainda.

    (Nessa hora, consigo ouvir daqui os comentários daqueles que dividiram uma sala de aula comigo, em algum momento, e tinham abuso da minha mania de perguntar mais que criança na fase dos “porquês”. E, como sempre, ignoro todos eles, porque perguntar é tão natural, para mim, como respirar e nós jamais devemos pedir licença ou nos desculpar por ser quem somos. #fikadika)

    A solução que buscamos, para tudo, nunca está fora. Sempre esteve dentro. Quando em alto mar, se largarmos a mochila pesada, olhar em volta com atenção e enfim, boiar, o que aumenta nossas chances de nos salvar. Alguém já conseguiu boiar prestando atenção na areia? Nas conchas? Nos peixes? Não. A gente consegue boiar prestando atenção em nós mesmos, em como nosso corpo se comporta no ambiente em que está. Mantendo a calma, respirando.

    Eu ainda não achei as respostas que preciso para sair da situação que me incomoda hoje. Mas, com certeza, vou continuar buscando as perguntas. E espero que encontrem as de vocês também, queridos!

    Até a próxima!


  • Carlos Eduardo apoia Allyson e mira vaga na Assembleia

    O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves confirmou apoio ao projeto de Allyson Bezerra para o Governo do Rio Grande do Norte e anunciou que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026. A movimentação foi divulgada pela Tribuna do Norte e ocorreu com a presença do deputado estadual Kleber Rodrigues.

    Carlos Eduardo deve concorrer pelo União Brasil, partido que também abriga Allyson. A entrada do ex-prefeito na disputa proporcional amplia o peso da pré-campanha do prefeito de Mossoró em Natal, maior colégio eleitoral do estado, e reforça a tentativa do grupo de organizar uma nominata competitiva para deputado estadual.

    O gesto também recoloca Carlos Eduardo em uma disputa legislativa depois de sucessivas campanhas majoritárias. Ele foi vice-prefeito de Natal na chapa de Wilma de Faria em 2000, assumiu a prefeitura em 2002 e governou a capital em quatro mandatos, entre 2002 e 2008 e novamente entre 2013 e 2018.

    Segundo a Tribuna do Norte, a expectativa da Federação União Progressista é eleger sete deputados estaduais. Nesse cenário, a pré-candidatura de Carlos Eduardo funciona como aposta de densidade eleitoral em Natal e como sinal de aproximação formal com o bloco que sustenta a pré-candidatura de Allyson ao governo.

    Allyson já havia confirmado sua intenção de disputar o Governo do RN no encontro RN do Futuro, em Natal. Desde então, tem buscado ampliar apoios partidários e territoriais para consolidar uma alternativa ao grupo governista nas eleições de 2026.


  • Sesc inicia campanha de vacinação contra influenza em Natal e Mossoró; além disso, governo finalmente cria ação voltada ao cuidado a dependentes de jogos e apostas; em Brasília, STF segue agindo como moderador da internet brasileira. Confira essas e mais desta quinta

    O Sesc RN inicia hoje, em Natal, Mossoró e Caicó, uma mobilização de vacinação contra a influenza. É uma medida de utilidade pública essencial para o calendário de saúde neste período de festejos juninos. Vacinar-se é um ato de racionalidade em meio à efervescência festiva. Um lembrete de que, antes de cair no forró, é prudente estar em dia com a ciência.

    Governo o estado entende o preço alto das bets e dlança a rede Apost RAPS contra o vício em apostas

    O Governo do RN lança hoje a rede “Apost RAPS”, focada no cuidado a dependentes de jogos e apostas. O projeto piloto começa a estruturar o atendimento psicossocial em um momento de explosão dessa modalidade de risco. O Estado, enfim, admite que o “fácil” do jogo online tem um preço altíssimo. É a tentativa de estancar uma hemorragia social que a tecnologia tornou onipresente.

    Big Techs sob novas regras, com o início do prazo de 60 dias estabelecido pelo Supremo para adaptação

    O STF deu início ontem ao prazo de 60 dias para adaptação das plataformas. Hoje, o debate sobre regulação de conteúdo ganha força nos escritórios jurídicos e nas empresas de tecnologia. O Supremo assumiu o papel de moderador global da internet brasileira. A questão é saber se a lei vai punir o erro ou criar uma censura algorítmica velada.

    Eduardo Bolsonaro deve entrar com recurso e sua condenação promete mais espetacularização jurídica

    Após a condenação pelo STF, a defesa deve movimentar hoje novas estratégias, enquanto a promessa de envolver autoridades americanas gera repercussões políticas. O Direito transformado em espetáculo político. A condenação serve de munição eleitoral para ambos os lados, num Brasil onde o tribunal é apenas o prelúdio da campanha.

    TSE promove assinatura de termo de compromisso para “uso ético” da IA nas eleições (inocência?)

    O termo assinado ontem para o uso ético da IA nas eleições de 2026 começa a pautar hoje as discussões de partidos e órgãos fiscalizadores. O desafio é conter o “deepfake” antes que ele molde o voto. Tentar segurar a desinformação com um “Termo de Compromisso” é como tentar esvaziar o oceano com um balde. A tecnologia avança na velocidade da luz, e o TSE corre de charrete.

    Questão do desembargador segue pendente

    Após o adiamento da escolha de Henrique Baltazar pelo TJRN, a categoria e os interessados debatem hoje o trâmite processual que gerou o impasse. A política do Judiciário segue como centro das atenções nos bastidores. O Judiciário potiguar tem suas próprias engrenagens, que parecem rodar em um tempo próprio, imune à urgência que o contribuinte tanto espera. O processo disciplinar como travão é o clássico xadrez institucional.


  • Prefeito Jaime Calado inaugura novo Centro de Especialidades Odontológicas em Regomoleiro

    São Gonçalo do Amarante deu mais um passo importante no fortalecimento da atenção à saúde bucal. Na tarde desta quarta-feira (17), o prefeito Jaime Calado, ao lado da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, inaugurou o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro de Regomoleiro.

    O equipamento conta com uma área construída de 315,45 metros quadrados e recebeu investimento total de R$ 664.417,17, sendo R$ 449.704,00 viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal João Maia e R$ 214.713,17 de contrapartida do município. O deputado federal Sargento Gonçalves também destinou cerca de R$ 700 mil para a saúde do município, sendo parte desses recursos utilizada na aquisição de equipamentos para o CEO.

    O espaço foi estruturado com recepção e área de espera, arquivo, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, administração, consultório para pacientes com necessidades especiais, consultórios de diagnóstico oral, periodontia e cirurgia oral, sala de observação pós-cirúrgica, raio-x, sala de endodontia, sala de prótese, laboratório de prótese, além de áreas de esterilização, expurgo, depósitos e apoio.

    Morador da comunidade, Jurandir Gomes destacou que a entrega do novo CEO representa um avanço para toda a população. “Ao inaugurar este novo centro, o prefeito Jaime Calado demonstra cuidado não somente com Regomoleiro, mas com toda São Gonçalo”, afirmou.

    Durante a solenidade, a senadora Zenaide Maia destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de atendimento da saúde bucal no município. “Os trabalhadores vão atuar aqui para cuidar do sorriso do nosso povo, com mais estrutura. Parabenizo o prefeito Jaime Calado, porque quando se tem um bom gestor, as coisas funcionam”, declarou.

    O prefeito Jaime Calado afirmou que o Centro de Especialidades Odontológicas passa a ser uma referência no atendimento especializado em saúde bucal e relembrou ações realizadas na área em gestões anteriores. “Criamos o programa Sorria São Gonçalo. Passamos a entregar 100 próteses por mês, colocamos dentista em todas as unidades básicas, providenciamos equipamentos e fizemos a licitação de próteses. Enquanto eu for prefeito, não vai faltar prótese para o nosso povo. Mas o CEO é um equipamento para o cuidado do sorriso das pessoas e que no futuro elas não precisem usar próteses”, afirmou.

    O momento mais aguardado foi o descerramento da placa de inauguração e o rompimento da fita simbólica, realizados pelo prefeito Jaime Calado e pela primeira-dama, ao lado do secretário de Saúde, Júnior Rego, e das demais autoridades presentes.

    Também participaram do momento vereadores municipais, entre eles Valda Siqueira e Márcia Soares, as duas parlamentares que realizaram a indicação da construção do CEO, Nonato Queiroz, Raimundo Mendes, Delma Silva, Léo Medeiros, Aninha Siqueira, Nino Arcanjo, Sargento Gerson, Ulisses Costa, Rayure Protásio e Thiago Soares, além da deputada estadual Terezinha Maia.


  • Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e SEBRAE-RN firmam parceria para impulsionar desenvolvimento rural

    A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e o SEBRAE-RN firmaram parceria para desenvolver no município o Programa Territorial de Desenvolvimento do Agro, uma estratégia voltada à valorização das potencialidades econômicas do campo e ao fortalecimento da agroindústria e do turismo rural no município.

    A execução do programa está prevista para os próximos três anos, e busca estimular o crescimento sustentável das atividades produtivas locais, ampliando oportunidades de negócios, geração de renda e inclusão produtiva para agricultores e empreendedores rurais.

    O programa será desenvolvido por meio da integração entre poder público, produtores, agroindústrias, instituições parceiras e comunidades locais. A proposta contempla ações de fortalecimento das cadeias produtivas, apoio à agregação de valor dos produtos regionais, incentivo à regularização da produção e ampliação do acesso a mercados consumidores.

    A estratégia está baseada em três eixos principais: desenvolvimento das cadeias produtivas, fortalecimento da agroindústria e promoção do turismo rural de base comunitária. Entre as ações previstas estão o mapeamento das vocações econômicas do território, a organização dos produtores e a criação de roteiros turísticos associados à cultura e às atividades rurais da região.

    Para o prefeito Jaime Calado, a parceria representa um passo importante para ampliar a competitividade de segmentos já consolidados no município, como a carcinicultura, a aquicultura familiar e a bovinocultura. Segundo ele, “o apoio técnico do Sebrae contribuirá para fortalecer os pequenos produtores e ampliar os resultados econômicos do setor”.

    De acordo com a gestora do programa ELI Agro do Sebrae-RN, Maria Luísa Fontes, São Gonçalo do Amarante foi escolhido por reunir fatores estratégicos, como localização privilegiada, infraestrutura logística, presença de agroindústrias e potencial para o turismo rural. A expectativa é promover um desenvolvimento integrado, capaz de beneficiar toda a comunidade.

    O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destaca que a proposta busca conectar diferentes segmentos da economia, aproximando o campo da indústria, do comércio e do turismo. A expectativa é consolidar novos mercados, fortalecer produtos com identidade territorial e transformar o município em referência em desenvolvimento rural sustentável.

    Com informações do SEBRAE- RN


  • Detento foge do Complexo Penal Mário Negócio, em Mossoró, durante trabalho na área externa

    Um detento fugiu no fim da tarde desta terça-feira (16) enquanto realizava uma atividade de trabalho na área externa do Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, na região Oeste do estado.

    De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), o homem foi identificado como Paulo Sérgio Araújo da Silva. Ele estava autorizado a participar de atividades laborais e executava um serviço de soldagem sob supervisão policial quando deixou o local.

    As circunstâncias da fuga ainda não foram esclarecidas. A Seap informou que abrirá procedimentos administrativos para apurar como o preso conseguiu escapar durante a atividade supervisionada.

    Assim que a ausência do detento foi constatada, as forças de segurança foram acionadas e iniciaram buscas na região com o objetivo de localizá-lo e efetuar sua recaptura. Segundo a administração penitenciária, o foragido não possui vínculo com facções criminosas.

    Até a última atualização das informações divulgadas pelas autoridades, Paulo Sérgio Araújo da Silva ainda não havia sido encontrado.

    O caso segue sendo investigado pela Secretaria da Administração Penitenciária, enquanto as buscas continuam na tentativa de recapturar o detento.


  • Servidores da saúde paralisam hoje; passarelas de Natal estão a ponto de causar graves acidentes; pescado potiguar em risco após tarifas. Confira essas e mais desta quarta clicando aqui

    Servidores da saúde do estado deflagram hoje uma paralisação de 24 horas por reivindicações da categoria. O movimento deve afetar o fluxo de atendimento em diversas unidades. É a crônica de uma crise anunciada. O sistema de saúde potiguar, que já opera no limite, ganha hoje uma nota de rodapé no seu histórico de precariedade, enquanto o paciente, como sempre, é o último a ser consultado.

    Passarelas em Natal na mira do MPF, que estipulou prazo de 15 dias para que órgãos apresentem soluções

    O Ministério Público Federal estipulou prazo de 15 dias para que DNIT e Prefeitura apresentem soluções para a manutenção das passarelas na capital. O órgão cita risco iminente à segurança. O Estado espera um desabamento para agir? A burocracia trata a infraestrutura como um detalhe estético, até que a gravidade — e o Ministério Público — cobram o preço do descaso.

    O aumento das tarifas em 37,5% pelos Estados Unidos faz o RN lembrar que é uma formiga atravessando um jogo de gigantes

    O aumento das tarifas americanas (até 37,5%) ameaça o sal e o pescado potiguar. O setor produtivo do estado inicia hoje articulações para tentar mitigar o impacto comercial. O mercado é um jogo de gigantes, e o RN descobre, da pior forma, que a nossa produção é uma formiga tentando atravessar o caminho de um elefante. O “tarifaço” é o nome técnico para o prejuízo local.

    Eduardo Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo e promete acionar Trump

    Após a condenação da Primeira Turma do STF (4 anos e 2 meses), o ex-deputado promete acionar Donald Trump. O caso gera um embate institucional de alto calibre. Comentário: Quando o Direito vira um campo de guerra partidária, o resultado é isso: condenações transformadas em peças de marketing para o exterior. O STF julga, o réu esperneia, e o circo segue seu curso.

    Governo Federal esquece prioridade e retira a urgência do projeto de redução da escala 6×1

    O governo retirou a urgência do projeto que visava reduzir a jornada de trabalho. A medida, que era bandeira eleitoral, esfriou na esteira da pressão econômica. Entre a promessa populista de campanha e o pragmatismo do mercado, a escala 6×1 venceu por nocaute. O trabalhador, mais uma vez, descobre que a “urgência” governamental tem prazo de validade eleitoral.

    Acordo preliminar entre EUA e Irã é comemorado por líderes do G7

    Líderes reunidos na França celebram o acordo preliminar como um “avanço” da liderança de Trump. A geopolítica global tenta encontrar um novo eixo após meses de tensões. O G7 louva a “liderança” de Trump como quem elogia um domador de leões que acabou de evitar que fosse devorado. O mundo aplaude o acordo, torcendo para que a trégua dure mais que um tweet.

    Em pleno período de festividades e férias, Hemonorte está com estoque baixo de sangue

    Em pleno período de festas juninas e férias, o estoque de sangue está abaixo do ideal. A instituição intensifica hoje sua campanha de apelo por doações. Comentário: A solidariedade entra em recesso quando a festa começa. É curioso notar como o povo potiguar é generoso para tudo, menos para o que não pode ser exibido em vídeo de rede social.


  • E a guerra? “O principal enviado do Irã afirma que o acordo de paz com os EUA depende da retirada de Israel do Líbano”.

    Leia sobre esse tema em The Guardian


  • Bebê morto foi sepultado pela família errada após troca de corpos ocorrida na Maternidade Almeida Castro; famílias devem entrar com ação judicial

    Leia sobre isso no G1 RN.





Jesus de Ritinha de Miúdo





[addtoany]