Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após registrar uma falsa comunicação de roubo de veículo, com o objetivo de evitar multas e outras penalidades de trânsito. A prisão aconteceu na tarde desta quinta-feira (20), em São Gonçalo do Amarante, após a PRF descobrir que o suposto roubo de um Chevrolet Onix, registrado no início de fevereiro, não havia ocorrido.
Segundo informações da PRF, o homem havia fugido de uma blitz realizada pela corporação na BR-101, zona norte de Natal, no dia 3 de fevereiro. Após escapar da fiscalização, ele dirigiu o carro até a comunidade Beira Rio, abandonou o veículo e fugiu a pé. Na época, os agentes não conseguiram localizar o motorista.
No entanto, o homem registrou um boletim de ocorrência informando que seu carro havia sido roubado no bairro Tirol, no mesmo dia da fuga. A polícia, entretanto, começou a suspeitar da veracidade da história quando, ao abordar o veículo em São Gonçalo do Amarante, percebeu uma discrepância no horário registrado no boletim de ocorrência.
De acordo com a PRF, o horário indicado pelo suspeito para o suposto roubo era muito próximo ao horário em que ele havia fugido da blitz, o que tornava impossível que os assaltantes tivessem atravessado a cidade em tão pouco tempo. Confrontado com a evidência, o homem confessou ter feito a falsa comunicação de roubo, afirmando que sua intenção era evitar as penalidades de trânsito.
O suspeito foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil, onde deverá responder por falsa comunicação de crime, conforme o artigo 340 do Código Penal. Esse crime prevê pena de detenção de um a seis meses ou multa para quem provocar a ação de autoridade, comunicando um crime que não ocorreu.