
Presidente é aprovado por 43,6% da população da capital potiguar; rejeição também é de 43%, aponta Instituto Media
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem avaliação dividida entre os eleitores de Natal, segundo pesquisa exclusiva realizada para o jornal O Potengi pelo instituto Media Inteligência em Pesquisa. O levantamento foi realizado presencialmente nos dias 4 e 5 de dezembro de 2025, com 1.000 entrevistados, e apresenta margem de erro de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
De acordo com os dados, 43,6% dos natalenses aprovam a administração de Lula, enquanto 43% desaprovam. Outros 13,4% não souberam ou preferiram não opinar.
Na avaliação detalhada do desempenho do governo federal, os entrevistados responderam à pergunta estimulada sobre como classificam a gestão do presidente. A soma das menções a “ótimo” (17,3%) e “bom” (23,6%) resulta em 40,9% de avaliação positiva. Já 18% classificaram o governo como “regular”, e 25,5% consideraram a administração “ruim” (11,6%) ou “péssima” (14%). Os que não souberam ou não responderam somam 11,6%.
Avaliação por perfil
A pesquisa traz ainda recortes por sexo, idade, renda e escolaridade. A aprovação ao governo Lula é maior entre pessoas com ensino fundamental (60%), jovens de 16 a 24 anos (48%), e eleitores com renda de até 2 salários mínimos (60%). A desaprovação cresce entre pessoas com ensino superior (47%) e renda acima de 5 salários (60%).
Regionalmente, a maior taxa de aprovação foi registrada na Zona Norte de Natal, com 47,6%, e a maior rejeição na Zona Sul, com 48,5% dos entrevistados declarando desaprovação.
Metodologia
O levantamento do Instituto Media foi realizado com base em amostragem estratificada por região, sexo, faixa etária, nível de instrução e renda, utilizando dados do IBGE e TSE. As entrevistas ocorreram presencialmente em pontos de fluxo nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Natal.





Deixe um comentário