A estreia do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris foi marcada por uma grande conquista. Nesta quinta-feira, 29, o nadador mineiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, garantiu a primeira medalha de ouro para o país na competição. O atleta venceu os 100 metros nado costas da classe S2, destinada a atletas com grande comprometimento físico e motor, com o tempo de 1min53s67.
A vitória de Gabrielzinho, de 22 anos, é a quarta medalha paralímpica de sua carreira. Ele já havia conquistado dois ouros e uma prata na mesma prova durante os Jogos de Tóquio. O nadador, atual campeão mundial nos 100 metros costas, dominou a prova em Paris, terminando quase oito segundos à frente do russo Vladimir Danilenko, que competiu sob bandeira neutra. O terceiro lugar ficou com o chileno Alberto Abarza Diaz.
Nascido em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, Gabrielzinho ainda tem mais quatro provas pela frente nos Jogos de Paris: os 50 metros costas e 200 metros livre na classe S2, além dos 50 metros livre e 150 metros medley na classe S3, que inclui atletas com um grau de comprometimento menor.
Além de seu desempenho impressionante nas piscinas, Gabrielzinho também foi um dos destaques da cerimônia de abertura dos Jogos, na última quarta-feira, 28 de agosto, quando foi escolhido para ser o porta-bandeira do Brasil.
Gabrielzinho nasceu com focomelia, uma condição congênita que impede a formação normal dos braços e pernas, e iniciou sua trajetória no esporte em Juiz de Fora. Sua atuação continua a inspirar e consolidar seu papel como uma das principais figuras do esporte paralímpico brasileiro.