A drenagem da bacia de Santa Tereza, em Parnamirim, está prestes a alcançar uma importante etapa final. A obra, que tem um custo de quase R$ 9 milhões e cobre uma área equivalente a 113 campos de futebol, deve ser concluída ainda em 2024 pela Prefeitura de Parnamirim. Este projeto visa erradicar os alagamentos crônicos que têm afetado o bairro por quase três décadas.
De acordo com a Prefeitura, a maior parte da infraestrutura já está implantada. Isso inclui as adutoras, bocas de lobo e tubulações essenciais, além da lagoa de captação, que é o coração do sistema de drenagem. No entanto, ainda restam algumas etapas para a conclusão total do projeto.
Atualmente, uma das frentes de trabalho está focada na instalação das placas nas paredes e nas descidas dos ramais (dissipadores). Esses serviços dependem das condições climáticas, já que a chuva pode interferir no andamento dos trabalhos. Simultaneamente, outra equipe está empenhada na instalação das tubulações nas ruas adjacentes, que direcionarão a água da chuva para a lagoa de captação. A obra na Rua Canadá já foi finalizada, e agora o trabalho avança para a Rua Oscar Ramalho de Farias. As instalações da casa de bomba também foram concluídas, faltando apenas a ligação da Companhia de Energia Elétrica para o funcionamento pleno do sistema.
Para os residentes da área, a conclusão do sistema de drenagem representa uma transformação significativa em suas vidas. Há anos, os moradores do final da Rua Clóvis Cavalcante (Rua Bela Vista) enfrentam dificuldades para transitar pela área devido a uma antiga tubulação exposta e ao calçamento parcialmente destruído pelas chuvas. A nova obra irá readequar a tubulação existente e implementar uma nova pavimentação, restaurando o trânsito de veículos e pedestres de forma segura e promovendo uma verdadeira reintegração da rua à malha viária da cidade.