Nossa matéria chega à parte 3! A série foi elaborada com base no vídeo que circula nas nas redes sociais, onde as parlamentares Natália Bonavides e Brisa Brachi, ambas do PT, vão até uma escola municipal de Natal, onde denunciam a falta de planejamento da gestão municipal.
O vídeo mostra a visita que a deputada federal Natália e a vereadora de Natal, Brisa, fizeram à Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, no bairro de Cidade Nova. Uma das denúncias das parlamentares foi sobre a falta de um local adequado para os alunos realizarem práticas esportivas.
A deputada Natália, que cita no vídeo que faz parte da comissão de educação da Câmara Federal, está de parabéns por sua atuação fiscalizadora, ao cobrar o que é direito dos estudantes. Aplausos para Natália.
Nosso anseio agora é para que a deputada prossiga com seu papel fiscalizador em outras instituições de ensino da capital. Nossa redação em escolas estaduais da capital e encontrou situações lamentáveis.
Na Estadual em Tempo Integral Winston Churchill, a quadra é chamada carinhosamente de banho de sol por alunos e professores. Ela fica no meio do pátio da escola e não conta com qualquer cobertura, assim, as aulas de educação física precisam ser feitas ao sol e em absoluto silêncio, para não atrapalhar as aulas.
Na Dulce Wanderlei, a área de esportes para os alunos não é uma quadra e sim um quadrado, também ao sol. A estrutura metálica que cobria a quadra foi danificada pela maresia e acabou sendo demolida pela gestão estadual de educação, que deixou todo o entulho já enferrujado no pátio da própria escola.
Já na Ana Júlia Mousinho, a quadra fica também ao sol, mas um projeto de ginásio de esportes foi iniciado em 2010, restando hoje, somente as ruínas.
Por parte da deputada, não houve visita, protesto ou menção à situação lamentável dos alunos, que não contam com um local apropriado para a prática de esportes. Vaias para Natália.