Um grave acidente ocorrido neste domingo (22) no Rio Tocantins, envolvendo o desabamento de um trecho da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, deixou um cenário de tragédia e preocupação ambiental. Entre os veículos que caíram na água, estava um caminhão-tanque carregado com ácido sulfúrico, cuja carga começou a vazar no rio.
Até o momento, O acidente resultou na morte de uma jovem de 25 anos e de um homem de 42 anos. Além disso, oito pessoas permanecem desaparecidas, incluindo duas crianças, duas mulheres e quatro homens. As buscas foram temporariamente suspensas, devido ao ácido.
“Considerando os riscos associados ao manuseio e à proximidade com esses materiais, a suspensão das buscas foi determinada até que equipes especializadas cheguem ao local”, diz a nota.
Acidente
A tragédia ocorreu na ponte que conecta Estreito, no Maranhão, a Aguiarnópolis, no Tocantins, uma importante ligação entre os dois estados. O colapso envolveu três caminhões, dois automóveis e duas motocicletas, que despencaram no rio. Um homem, que estava em um dos carros, conseguiu ser resgatado e está internado sem risco de vida, mas sua esposa e uma criança que também estavam no veículo seguem desaparecidas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o desabamento ocorreu devido à falha no vão central da ponte, com 533 metros de extensão.
O caminhão-tanque que transportava ácido sulfúrico tornou o acidente ainda mais crítico. Parte do produto químico está vazando no rio, e as autoridades trabalham para monitorar o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que priorizam a segurança das equipes de resgate. A carga de outro caminhão envolvido no acidente ainda está sendo confirmada.
O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), afirmou que será decretado estado de emergência para reparar a ponte.