A Saga da BR-304







Desde o desabamento da ponte sobre o Rio Ponta da Serra no final de março, devido às fortes chuvas, a BR-304 tem enfrentado uma série de desafios que afetaram significativamente a mobilidade e a economia do Rio Grande do Norte. A interrupção do trecho da rodovia que conecta Natal a Mossoró causou transtornos e incertezas entre os usuários.

Incredulidade e expectativas

Inicialmente, o governo estadual, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), anunciou a construção de um desvio para restabelecer o tráfego na região. 

A governadora Fátima Bezerra e o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, prometeram a entrega do desvio para o dia 10 de maio. No entanto, as chuvas contínuas adiaram este prazo, gerando uma mistura de expectativa e incredulidade entre a população​ 

Enquanto aguardavam a conclusão do desvio oficial, muitos motoristas recorreram a um desvio privado, onde pagavam entre R$ 10 a R$ 30 para a travessia. Este desvio improvisado, uma estrada de terra, tornava-se quase intransitável durante as chuvas, resultando em longos tempos de espera e dificuldades para os usuários. Mas, nos dias de sol ou chuva, o desvio causava lentidão por ser de mão única, obrigando pessoas a passarem longas horas em filas, com alternância de mão.

Novos prazos e paralisações

Após vários adiamentos, um novo prazo para a entrega do desvio foi anunciado: 15 de maio. Dia 14 nossa redação foi até o local ver o andamento das obras e presenciamos o sufoco de quem precisa trafegar pela 304.

Leia aqui

Dia 15, o desvio não estava concluído e a entrega foi novamente adiada.

Desvio privado e conflitos

Além dos desafios climáticos, o desvio privado, que ajudava a desafogar o tráfego, foi fechado devido a uma disputa entre os proprietários das terras onde o desvio foi construído. 

Este fechamento causou um grande congestionamento, com aproximadamente 200 veículos parados, aguardando a reabertura do desvio .

Na tarde de 20 de maio, finalmente, o DNIT liberou parcialmente o desvio provisório em sistema de pare e siga. Este desvio, com 500 metros de extensão e 10,5 metros de largura, foi construído com pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), para dar mais segurança na passagem de veículos pesados. A conclusão total do desvio, que depende do asfaltamento de um trecho de menos de 100 metros, está prevista para o fim desta semana.

A BR 304

A BR-304 é uma importante rodovia federal no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Ela é essencial para a infraestrutura de transporte na região, conectando várias cidades e desempenhando um papel crucial no escoamento de produtos e na mobilidade das pessoas. 

Ela tem uma extensão total de aproximadamente 415 km, começando na cidade de Natal, se estende até a Mossoró, passando por importantes municípios como Parnamirim, Macaíba, Assu e Itajá.

A rodovia faz parte de um eixo rodoviário que liga o RN ao Ceará, onde se conecta com a BR-116, uma das principais rodovias do Brasil que liga o Nordeste ao Sudeste do país.


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Incredulidade e expectativas

Inicialmente, o governo estadual, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), anunciou a construção de um desvio para restabelecer o tráfego na região. 

A governadora Fátima Bezerra e o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, prometeram a entrega do desvio para o dia 10 de maio. No entanto, as chuvas contínuas adiaram este prazo, gerando uma mistura de expectativa e incredulidade entre a população​ 

Enquanto aguardavam a conclusão do desvio oficial, muitos motoristas recorreram a um desvio privado, onde pagavam entre R$ 10 a R$ 30 para a travessia. Este desvio improvisado, uma estrada de terra, tornava-se quase intransitável durante as chuvas, resultando em longos tempos de espera e dificuldades para os usuários. Mas, nos dias de sol ou chuva, o desvio causava lentidão por ser de mão única, obrigando pessoas a passarem longas horas em filas, com alternância de mão.

Novos prazos e paralisações

Após vários adiamentos, um novo prazo para a entrega do desvio foi anunciado: 15 de maio. Dia 14 nossa redação foi até o local ver o andamento das obras e presenciamos o sufoco de quem precisa trafegar pela 304.

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Dia 15, o desvio não estava concluído e a entrega foi novamente adiada.

Desvio privado e conflitos

Além dos desafios climáticos, o desvio privado, que ajudava a desafogar o tráfego, foi fechado devido a uma disputa entre os proprietários das terras onde o desvio foi construído. 

Este fechamento causou um grande congestionamento, com aproximadamente 200 veículos parados, aguardando a reabertura do desvio .

Na tarde de 20 de maio, finalmente, o DNIT liberou parcialmente o desvio provisório em sistema de pare e siga. Este desvio, com 500 metros de extensão e 10,5 metros de largura, foi construído com pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), para dar mais segurança na passagem de veículos pesados. A conclusão total do desvio, que depende do asfaltamento de um trecho de menos de 100 metros, está prevista para o fim desta semana.

A BR 304

A BR-304 é uma importante rodovia federal no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Ela é essencial para a infraestrutura de transporte na região, conectando várias cidades e desempenhando um papel crucial no escoamento de produtos e na mobilidade das pessoas. 

Ela tem uma extensão total de aproximadamente 415 km, começando na cidade de Natal, se estende até a Mossoró, passando por importantes municípios como Parnamirim, Macaíba, Assu e Itajá.

A rodovia faz parte de um eixo rodoviário que liga o RN ao Ceará, onde se conecta com a BR-116, uma das principais rodovias do Brasil que liga o Nordeste ao Sudeste do país.




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