RN possui 2º maior número de startups do Nordeste

O cenário empreendedor do Rio Grande do Norte tem testemunhado uma transformação significativa nos últimos anos, com o ecossistema de startups emergindo como um poderoso motor de crescimento econômico. Segundo dados recentes do mapeamento realizado pela unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, o estado experimentou um crescimento exponencial no número de startups, impulsionado por uma série de fatores que favorecem a inovação e o empreendedorismo.

Ao longo dos anos, o Sebrae-RN conduziu três mapeamentos, em 2008, 2020 e 2023, revelando um crescimento notável de 200% no número de startups. Em 2020, as startups já representavam 35,9% das empresas inovadoras, e esse número saltou para impressionantes 53,2% em 2023. Essa ascensão demonstra o avanço de projetos inovadores, especialmente nas regiões do interior do estado.

“O mapeamento é contínuo e, nesse ponto, já conseguimos traçar um perfil expressivo do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. As informações coletadas são fundamentais para que os diversos atores envolvidos, incluindo o Sebrae, possam planejar com maior precisão suas estratégias voltadas para o desenvolvimento regional”, comentou David Góes, gerente da unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN.

As startups potiguares têm ampliado sua atuação, abrangendo uma variedade de setores, desde tecnologia da informação até agronegócio, saúde, educação e turismo. Um exemplo notável é a Cotafarma, primeira startup de Carnaúba dos Dantas, que oferece uma plataforma online para cotação de produtos farmacêuticos. Fundada durante o edital Startup Nordeste I em 2022, a Cotafarma expandiu rapidamente sua presença para cinco estados brasileiros: Paraíba, Bahia, Ceará, Pernambuco e Goiás.

O Startup Reports Brasil 2023, elaborado pelo Sebrae, destaca que o Rio Grande do Norte possui 742 startups mapeadas, ocupando o segundo lugar no Nordeste, ficando atrás apenas de Pernambuco, com 759 startups. Além disso, o estado se destaca na relação entre despesa pública e número de startups, com uma média de 22,3 startups para cada 10 milhões de reais investidos em ciência e tecnologia.

0 0 Avaliações
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votados
Inline Feedbacks
Ver Todos