A cantora Preta Gil, vítima de câncer, faleceu aos 50 anos no último domingo (20), em Nova York, onde realizava um tratamento experimental contra a doença diagnosticada em 2023. A família divulgou, na noite desta terça-feira (22), que o velório da artista será aberto ao público e acontecerá na próxima sexta-feira (25), das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a família informou que ainda não há previsão para a repatriação do corpo da cantora, devido a trâmites burocráticos. “Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens”, escreveu Flora Gil, madrasta de Preta e esposa de Gilberto Gil.
A cerimônia aberta marcará uma celebração da vida, arte e legado da artista, conforme divulgado em imagem oficial da família: “Velório de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, sexta-feira, 25 de julho, das 9h às 13h: cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Celebraremos sua vida, arte e legado”.
Circuito de Blocos de Carnaval no Rio de Janeiro recebe nome da cantora
Nesta terça-feira (22), foi publicado decreto assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que institui o “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil”, no centro da cidade. O decreto ressalta a importância da cantora na retomada do carnaval de rua no centro do Rio e reconhece o Bloco da Preta, fundado em 2009, como uma das expressões culturais mais relevantes do carnaval carioca, reunindo milhões de pessoas.
O trajeto do Circuito Preta Gil terá concentração na Rua 1º de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor, seguindo até a Avenida Presidente Antônio Carlos, na altura da Rua Araújo Porto Alegre.
Preta Gil deixa um legado importante para a música brasileira e para a cultura popular, sendo lembrada por sua voz, carisma e engajamento social.
Deixe um comentário