O Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi palco para a apresentação da quinta edição de História da cidade do Natal e a publicação inédita de Ruas da cidade do Natal, duas obras de Luís da Câmara Cascudo, fundamentais para entender a vida na capital potiguar. O lançamento, promovido pela Editora Universitária (EDUFRN), em parceria com o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, ocorreu na tarde desta quinta-feira, 15, e foi prestigiado por familiares e admiradores do escritor, autoridades e pela comunidade universitária.
Daliana Cascudo, diretora do Ludovicus e neta de Câmara Cascudo, agradeceu a parceria com a UFRN e destacou o interesse e a paixão do ilustre avô por Natal. Para ela, as obras escritas há mais de 70 anos se complementam e constituem uma importante fonte de pesquisa histórica. “São duas declarações de amor à cidade do Natal. Em uma época em que a gente tanto luta pela preservação histórica da nossa cidade, essas obras adquirem um valor maior ainda”, concluiu.

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, parabenizou a família Cascudo pela preservação do patrimônio intelectual e comemorou a oportunidade da Universidade presentear o Brasil com a riqueza do trabalho do folclorista potiguar. “Eu tive a honra de ver pessoalmente os manuscritos originais das nove obras inéditas de Câmara Cascudo, encontradas recentemente em sua biblioteca particular. Um tesouro de imenso valor para a história do nosso estado. Espero que esse momento se repita no futuro, com a publicação de outras obras inéditas e que a sociedade utilize as informações como fontes para novos estudos da nossa cidade”, afirmou.
Entre as autoridades presentes ao evento, estavam o ex-reitor da UFRN, Diógenes da Cunha Lima; a diretora da EDUFRN, Maria das Graças Rodrigues; o vice-diretor da EDUFRN, Helton Rubiano de Macedo; e o professor Raimundo Arrais (autor da introdução e do posfácio dos livros).
Sobre Cascudo
O natalense Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) é um dos maiores nomes da cultura brasileira. Com mais de 230 livros, opúsculos e ensaios publicados e uma evidente especialização na etnografia, deixou uma contribuição duradoura para os estudos sobre a história, o folclore e a memória do país. Foi Professor e Diretor do Colégio Atheneu, Professor da Escola Normal e do Instituto de Música, Consultor Jurídico do Estado, Professor da Cadeira de Direito Internacional Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É fundador da Academia Norte Riograndense de Letras e um dos idealizadores, junto com o Professor Onofre Lopes, da UFRN.
Realizou várias viagens de estudo e pesquisa pelo Brasil e no exterior, consagrando-se como historiador, folclorista, antropólogo, etnógrafo, sociólogo, ensaísta, tradutor-comentador, memorialista e cronista de renome internacional. Nunca deixou de viver em Natal, foi fiel a sua terra e a sua gente, pesquisando e escrevendo sobre o que acreditava e o que achava relevante, com especial atenção ao Nordeste, ao Rio Grande do Norte e à cidade do Natal.
Deixe um comentário